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Mensagem por Carol Seg Fev 13, 2012 12:06 pm

Em tempos de RPG voltando ao seu auge.

Em tempos de uma nova edição do D&D, o mais lendário de todos os RPG's, sendo lançado.

Você ainda não sabe oque quer dizer essa sigla?

Pois é, seus problemas acabaram! Porque eu tentarei, na medida do possível, fazer um breve resumo sobre oque se trata, e quais foram as mudanças que essa famigerada teoria trouxe para o entretenimento dos jogos, e acreditem em mim, não só dos jogos de Role Play.

[...]

OQUE DIACHO É G.N.S. ?

G.N.S. é a abreviatura das palavras:

Gamismo.

Narrativismo.

Simulacionismo.


Esses termos foram criados para serem usados como referência para os padrões mais fundamentais dentro do estilo dos jogos. E esses padrões são:

GAMISMO:

Basicamente a mecânica pura e simples.

Em termos de video game, apenas apertar botões para se concluir um objetivo muito simples.

Em termos de RPG, apenas rolar os dados e conferir as coisas no sistema.

Transformando essas descrições em exemplos mais fáceis de se entender, um Gamismo puro e simples nos V.G. (vou abreviar Video Game para ficar mais fácil) seria o jogo Tétrix. Não há nada além do objetivo de se marcar pontos encaixando as peças, apenas apertando botões, e nada mais.

Já no RPG, um Gamismo puro e exacerbado é o D&D, precisamente o D&D 4.0, onde grande parte da diversão, em alguns casos ela toda, está nas rolagem de dado, na superação dos desafios analisando oque existe de possibilidade na planilha.

NARRATIVISMO:

Já aqui, temos o foco na história, onde o mais importante, é a história contada.

Em termos de video game, Final Fantasy é um exemplo clássico. Mecânica super simples, o jogo praticamente não apresenta dificuldades manuais, mal se aperta 2 botões diferentes em um controle, e a grande graça da coisa toda está na história impressionante contada.

Alguns jogos de VG mais modernos incluem, inclusive, multiplos finais, só para deixar a brincadeira mais divertida.

Já quando a bola é jogada para o lado do RPG, temos o sistema Storyteller marcando presença. Sistema pessimamente equilibrado, cuja principal regra é a regra que diz que não há regras (hun?) e tudo gira em torno de contar uma história bacana. (Olha bem pro nome do sistema, nem precisa ser tão inteligente)

Resumindo, pouco importam oque acontece, desde que isso faça sentido para a história como um todo.

Na prática, é triste sair do jogo, ou até mesmo ter o seu personagem tão querido morrendo, mas para a história, isso pode (e provavelmente é) fantástico, e contribui para a diversão de todo mundo.

SIMULACIONISMO

Aqui a minha parte favorita, sem dúvida.

O importante dessa vez não é jogar, não.

Não é importante contar uma história, isso é consequência.

O importante aqui é, viver uma experiência.

Falando de video games, não sei dar nenhum exemplo simplesmente simulacionista, mas posso dizer que, a industria tem evoluido para ele o máximo que pode.

A começar pela tecnologia trazida para Nintendo para o console Wii. Sabe essa interatividade que lhe faz acreditar que está realmente executando aquilo, como na vida real? Pois é, isso é simulacionismo puro e simples.

Pra que apertar botões num controle para fingir que está dançando? Se você pode imitar os movimentos da dança igualmente na sua casa!

Para que apertar botões para lutar? Se você pode executar os movimentos de luta de verdade? E ainda por cima... sem se machucar, que tal?

Essa é a grande sacada!

Jogos que não podem usufruir dessa interatividade exacerbada, fazem oque podem para emular a realidade, tudo pela imersão.

São gráficos cada vez mais impecáveis, efeitos sonoros cada vez mais realistas, até a física, gravidade e outros fenômenos naturais, acabam por existir.

Resumindo, tudo para teletransportar, através da imaginação, o jogador para aquele universo.

E o RPG, como isso funciona?

Como isso funciona? Você ainda tem dúvidas de como isso funciona?

É justamente no RPG que isso mais funciona!

Nos imaginamos na situação, conseguimos sentir o vendo batendo no rosto. O medo de ser atacado de surpresa. A ansiedade que nos toma ante o início de uma batalha. Até mesmo paixão por pessoas que na verdade não passam de personagens.

Vivemos uma vida inteira, num lugar que não existe, a não ser na nossa imaginação.

Conhecemos e criamos laços afetivos com personagens.

E por ai vai...

[...]

MAS E AGORA? EM QUE ISSO MUDA A MINHA VIDA?

Conhecendo bem essas 3 fragmentações básicas em termos de estilo de jogo, conseguimos compreender muita coisa, ou melhor, praticamente tudo!

?OQUE FAZER COM OS JOGADORES PROBLEMÁTICOS?

Sabe aquele jogador problema? Aquele que só causa na mesa? Então... ele na verdade, pode ser um gamista numa mesa narrativista, já pensaram nisso?

Não é assim que um jogador querendo porrada (D&D) se comporta numa mesa de história profunda e tocante(vampiro)?

Pois é...

?PORQUE ALGUNS JOGOS DÃO TANTO MEDO, E OUTROS APENAS FICAM IDIOTAS?

Porque o Silent Hill do PS1 me da medo até hoje? E muitos outros jogos tenebrosos não me dão nem arrepios por menos que sejam?

Simples, a experiência proporcionada pelo clássico SH é muito mais intensa... olha a teoria do S ai.

?PORQUE PARA ALGUNS O D&D4.0 É RPG, E PARA OUTROS NÃO?

Novamente, porque o D&D4.0 é muito gamista, é muita rolagem de dado e pouca história (não estou julgando o estilo de jogar de ninguém, calma lá gente, conheço mesas de vampiro a porrada, a destruição, o apocalipse, o Armagedom, mas acho que só joguei a mascara uma vez... e olhe lá.), e querendo ou não, para muitos jogadores, RPG é contar uma história e ponto final, se não há história, ou se ela é deixada de lado, então... não é RPG.

[...]

Agora, em que essa teoria tem influenciado ultimamente?

Galera... estamos prestes a ver o lançamento da 5º edição do jogo de RPG mais antigo de todos, Dungeons and Dragons. E tudo porque? A famigerada G.N.S. chegou aos ouvidos (ou olhos) dos responsáveis por esses jogos.

É exatamente isso oque eles prometem.

Manter um sistema verossímil e equilibrado para quem quiser rolar dados.

Ao mesmo tempo um sistema flexível para aqueles que presam as regras de ouro, e que acham que a história é o mais importante.

E com certeza, um sistema que aceite aqueles que querem ao máximo viver novas experiências.

[...]

Agora que vocês estão mais familiarizados com as siglas que tem dominado as discussões sobre o Role Play Game mundo a fora, oque vocês acham disso tudo? Bom? Ruim? Legal? Revolucionário? Pura balela?

E ai?
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Mensagem por MilkShakespare Sáb maio 12, 2012 10:36 am

Olh eu posso resumir a sua interpretação, embora já o tenha feito no meu tópico..

Gamismo= imaginação... as pessoas que a têm em pouca conta optam pelos jogos virtuais, por não conceberem as imagengen que..

... oNarrativismo=Estilśtica produzem em uma pessoa com boa imaginação

Simulacionismo=Arte Retórica Causa fortes impressões.

O jogo Silent Hill (que diga-se de passagem, eu sou especialista) AINDA assusta-nos pelo tema da Paranormalidade... Pense bem, um cenario todo iluminado e limpinho causaria o mesmo pavor de uma cidade abandonada, envolta em uma neblina densa.... você sozinho nela... criaturas bizarras pelas ruas, saídas do mais medonho pesadelo... Você ali, sem saber se o que vê é ou não real, pois a todo momento, em uma esquina qualquer, vê sua filha te chamando e fugindo de você...

Tudo isso te absorve por completo e te leva àquele lugar.... O Desconhecido, O Novo, causa esse medo típico desse jogo. Mas é mais pelo tema que ele é horripilante... Bem diferente de Resident Evil, por exemplo

Alucinações, Paranóia, Histeria, Traumas psicológicos acampanham o jogador por todo o tempo, e te deixa esperto com qualquer barulho na sua casa... Você, como que adquire tudo isso no jogo....

Entendi o que é esse tal G.N.S ?
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Mensagem por MilkShakespare Sáb maio 12, 2012 10:39 am

Mas o que mais mata mesmo em SH, se captar a trama e..

Duvidas, Duvidas, Incertezas.....
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Mensagem por Carol Sáb maio 12, 2012 11:35 am

Sim vc entendeu!

O mais importante agora, é conseguir classificar os jogos num contexto geral, e saber utilizar essa ferramenta para produzir os próprios.

Estudar a GNS não para por ai, vc com ela consegue inclusive agradar mais aos seus jogadores, a apartir do momento que vc ferifica qual tipo de jogo eles preferem mais.

Em alguma vez que você estava narrando/jogando, vc se deparou com um jogador problemático, que só tocava o caos na partida, ou queria matar todo mundo, ou contrariava a história, quer dizer, fica ali enchendo o saco?

Já se deparou com gente assim?

Na grande maioria massacrante das vezes, os jogadores problema, ou como nós gostamos de chamar os FDPlayers são apenas pessoas mal interpretadas. Na verdade, se vc convida alguém pra jogar um RPG e ela espera uma mesa de ação e vc coloca só suspense, ela se estressa e fica querendo impor ação o tempo todo. Ou até mesmo se alguém foi jogar pela história e se deparar com um D&D bem rudimentar, ela também se estressa e fica saindo fora do foco.

Enfim...

Aproveitando isso, somando a outro tópico que fiz aqui sobre "mecânicas complexas" da pra fazer umas mesas de RPG muito doidas. A galera gosta ^^
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Mensagem por MilkShakespare Sáb maio 12, 2012 1:39 pm

É por isso que eu tinha comigo, biscoitos, lápis de colorir e um novelo de lã...
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Mensagem por petrafrey Sáb maio 12, 2012 3:44 pm

Bem, eu sei lá.. Não vou dizer sobre mim, porque eu mestro, então me auto-avaliar talvez fosse meio presunçoso da minha parte, mas eu sempre tento ao máximo criar um ambiente para os três.

Bom, na minha opinião, se não houverem OS TRÊS de G.N.S., não é um RPG decente...

Quando comecei a jogar RPG, com D&D 3.5, eu tive a impressão que não importava muito o que o seu personagem era ou quais a história e motivações dele, desde que ele pudesse matar um monstro.

Essa mesa logo desandou e começamos a jogar Vampiro: IdT, onde não importava a história, motivação ou habilidades dos personagens, eles sempre fariam o que os NPCs mandavam para que tudo ocoresse conforme planejado. Os que se desviavam desse caminho eram capturados e trazidos de volta ou se tornavam inúteis e esquecdidos na crônica.
E isso tendia para os dois lados: se fosse necessário salientar a guerra, só os mais fortes conseguiam fazer alguma coisa (minha personagem, fracote, era ignorada), mas, se houvesse algo mais important, as regras eram ignoradas para as coisas funcionarem (e foi assim que minha capadócia com força 2 MATOU 10 gangréis com um bastão).

Foi mais tendo em mente esses dois extremos que eu resolvi tentar algo melhor na hora de mestrar. Sempre tentei envolver os jogadores bem na história para que eles não fossem obrigados a fazer algo que fosse contra o personagem e, ao mesmo, tempo, introduzir a mecânica para que tudo fosse equilibrado pela aleatoriedade (se um orc me disser que quer desesperadamente curar um aliado, eu não vou dizer "NÃO, você não pode", vou dar uma chance para a tentiva).

Eu fico feliz e percebo que está funcionando quando os personagens discordam ou desconfiam de um NPC, criam meios alternativos de resolver as coisas, pensam em caminhos diferentes, criam técnicas de entrosamento das habilidades das classes e tal...
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Mensagem por Carol Dom maio 13, 2012 1:23 pm

É exatamente isso Petrafrey!

Bom, na minha opinião, se não houverem OS TRÊS de G.N.S., não é um RPG decente...

Precisamente isso. Essas 3 fragmentações servem pra qualquer jogo, até cardgame e tabuleiro. Mas oque torna o RPG tão especial, é justamente a capacidade que ele tem de conciliar os três ao mesmo tempo.

Mesmo conseguindo isso, existe a possibilidade de vc forcar em um especificamente.

O D&D 4.0 passa essa impressão para mim, talvez sejam a mistura de todas as pessoas que narraram e sempre jogaram comigo, mas ele tem se demonstrador tão gamista, que ele tem ofuscado todo o meu simulacionismo, eu não consigo me divertir passeando pela cidade pra coletar informações, ou coisas do gênero, fica todo mundo desesperado pra entrar numa dungeon e matar bichos Sad


Quando comecei a jogar RPG, com D&D 3.5, eu tive a impressão que não importava muito o que o seu personagem era ou quais a história e motivações dele, desde que ele pudesse matar um monstro.

Eu não cheguei a ter essa impressão com o 3.0, mas ta ai a questão, é tudo mesmo uma questão de narrador e jogadores que estão com vc.

E é justamente nesse ponto que eu gosto de argumentar. Se vc convida uma galera pra jogar RPG e eles esperam um D&D de bater/matar/pilhar/destruir e ganham um D&D a lá Game of Thrones, cheio de intriga palaciana, e aqui ou ali uma batalha. A probabilidade dos jogadores ficarem entediados é muito grande.

Mas também podemos abrir a mente para novas experiências. Como seria um RPG focado apenas no simulacionismo?
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Mensagem por druidadp Seg maio 14, 2012 9:28 am

Só um adendo ao assunto.

Quando começamos a jogar RPG, nos primórdios do Vídeo Game ainda... por volta de 1995 a gente sempre dizia.

"No futuro, vamos vestir uma roupa que irá simular o peso das espadas, as perícias. Enquanto ficamos sobre uma esteira que rolaria para todos os lados (simulando a caminhada/corrida) e óculos de realidade vistual que contruiria o cenário a nossa volta. Ligados via internet, todos jogariam RPG de forma virtual."

Com o avança das tecnologias como Wii e kinect não estamos muito longe disso....

Vejam como virou moda os jogos de "RPG" de mundo aberto, onde você pode fazer várias ações que moldam seu personagem e permite finais infinitos.... é o primeiro passo para o G.N.S nos vídeo-games......
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Mensagem por MilkShakespare Seg maio 14, 2012 10:01 am



Vejam como virou moda os jogos de "RPG" de mundo aberto, onde você pode fazer várias ações que moldam seu personagem e permite finais infinitos.... é o primeiro passo para o G.N.S nos vídeo-games......

Isso não nos deixa em xeque, nós que jogamos RPG's de mesa? É claro que a interação não ficará comprometida, pelo contrário, jogos em rede estimulam-na; a imaginação sim, pois poderemos ver os outros jogadores, e como eles estão caracterizados.

O todo em um RPG eletrônico compreende todas as necessidades e aspirações do jogo de mesa. Mas, para nós, e somente para nós, restará um pingo de nostalgia ao pensarmos em um mundo real virtualizado, A Lá Matrix?
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Mensagem por MilkShakespare Ter maio 15, 2012 11:58 am

Bem galera, Simulacionismo não é ?

Ok, Let's Go to Work ! ( Mote do Wolverine )

Aos aficcionados por parâmetros:

Ora, no RPG CODA há tipos específicos de rodadas\ ações :
Simples, Resistidas, Prolongadas.

Simples : Ações condicionadas? Ataque\Defesa ( defesa é um reflexo condicionado instintivo); estas ações são medidas pela velocidade de reação, ou iniciativa.

Nos campeonatos de Lumberjacks, ou cortadores de lenha, vocês os virão cortar um toco de madeira em segundos, porque eles fazem uso de....

Técnicas : "Conjunto de processos de uma arte ou ciência", de acordo com meu dicionário...

Que se referem ao tempo de aprendizado

Nesse tempo, guerreiros ( tomemo-los como exemplo) dedicam-se a entender o comportamento de seus adversários, o que nos leva ao...

...Conhecimento. Em se ratando de CODA, ele se dá pela perícia Saber, que fornece informações sobre Raças, Geografia, Históri... enfim conhecimetos gerais

Para o nosso combatente realizarei uma simulação.
Combate com Armas: Espada[espada longa]+6(valor total)
Este guerreiro estudou ( conhecimento hipotético) sobre combatentes sulistas, suas armas, perfil racial, constitutivo... enfim sabe como eles são em geral :
Saber: Raça(Homens[sulistas])+6. Beleza.

Este Guerreiro treinou táticas de combate individual e em unidade. Ele é um especialista:
Poliorcética: Disciplina Militar +6. Com isso ele não se intimida facilmente se a unidade se desagregar, mantém a posição mesmo em situações tensas, a frieza de um soldado de elite.
Supomos este guerreiro enfrantando um sulista, contra o qual ele é superior. Sua esperiência ditará o resultado do combate antes mesmo dele iniciá-lo. Como ?

Ele enfranta uma infantaria leve- homens armados com lança e pouca ou nehuma proteção, intimidados, cansados...

Sulista : Combate com Armas +4, cansados(-3)Fadiga, temem seu adversário (-1)...
X
Guerreiro: CA+6(+2 especialidade)=+8(+)Saber: Raça(homens[sulistas])+6(+2 especialidade)=+8, Poliorcética(Disciplina Militar[combate singular e de unidade])+6(+2 especialidade(s))=+8.
Sulista: 4-3-1=0 X Guerreiro 8+8+8=24
Isto só não mata o adversário imediatamente- pois é um sucesso extraordinário- mas confere ao jogador mais algumas ações extras sobre os adversários..
O guerreiro penetra ns fileiras inimigas e devasta tudo em seu redor.
Inspirados pelo feito do companheiro o aliados o seguem pela brecha. Intimidados, os Sulistas fogem apavorados. A unidade inimiga é dispersada e perseguida.

Assim amigos, o tal de Simulacionismo, a meu ver, nada mais é do que a combinação de perícias relacionadas a ação a ser iniciada. Calcula-se tudo o que llha concerne.

No caso acima, a unidade inimiga como um todo tem um valor de moral. Se não me engano, aquele guerreiro sozinho ultrapassou este valor. Decerto que ele Devasta os inimigos sem que eles possam reagir. Nisso entram em fuga, vulnerando todo o contingente.Além do mais quem entre eles será o tolo a atacar um guerreiro tao habilidoso?

A soma das perícias confere ao jogo a sensação de verossimilidade de um, sei lá, um filme por exemplo.
A isto acrescente uma bela descrição de como o guerreiro aterroriza os adversários e o jogo tera Sua emoção !
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Mensagem por Carol Ter maio 15, 2012 4:40 pm

druidadp escreveu:Só um adendo ao assunto.

Quando começamos a jogar RPG, nos primórdios do Vídeo Game ainda... por volta de 1995 a gente sempre dizia.

"No futuro, vamos vestir uma roupa que irá simular o peso das espadas, as perícias. Enquanto ficamos sobre uma esteira que rolaria para todos os lados (simulando a caminhada/corrida) e óculos de realidade vistual que contruiria o cenário a nossa volta. Ligados via internet, todos jogariam RPG de forma virtual."

Com o avança das tecnologias como Wii e kinect não estamos muito longe disso....

Vejam como virou moda os jogos de "RPG" de mundo aberto, onde você pode fazer várias ações que moldam seu personagem e permite finais infinitos.... é o primeiro passo para o G.N.S nos vídeo-games......

Exatamente Druida, lembra oque eu comentei no início do tópico, isso é oque nós chamamos de simulacionismo. Os jogos On-line são um pouco assim também.

Digamos que a industria dos games está muito mais avançada nesses quesitos que qualquer industria de qualquer outro tipo de jogo. E é ai que mora a magia do RPG, que é capaz de ir muito mais além do que os jogos computadorizados.

Por mais que se criem muitos finais, não há infinitos finais, NÃO HÁ!
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Mensagem por Carol Ter maio 15, 2012 5:01 pm

Agora sobre oque o MilkShakspare falou...

Bem, na verdade... Simulacionismo não é isso não. Oque vc colocou foi apenas Gamismo.

Entende? Simulacionismo é viver uma experiência, vc apenas citou um monte de regras mecânicas para dar verossimilhança, ser realista ou não, é outra coisa completamente diferente do que está em questão.

Já leu o tópico que eu fiz aqui no fórum sobre "mecânicas complexas", nesse tópico eu narro uma cena que exemplifica perfeitamente bem oque é esse simulacionismo.

Existem coisas que não são possíveis de se executar na vida real, mas que funcionam perfeitamente bem no mundo das ideias, é uma questão plenamente metafísica. Porén, não é porque vc não é capaz de colocar lógica num sistema, realizar uma programação num computador, que vc não consiga viver essa experiência ali na sua cabeça.

ALém disso, outro fator importantíssimo, é que, apesar de narrar a mesma cena, cada pessoa/indivíduo, vai viver uma experiência completamente única! Somente dele! Oque diferencia ainda mais o RPG dos jogos, filmes e afins. Já que essas mídias fornecem apenas aquela experiência específica.

Enfim...
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Mensagem por Zoltran Qua maio 16, 2012 10:52 am

depois de ler tudo me deu ate nó na cabeça..ehehehe... legal demais ..... tudo muito complexo, e pra mim se resume em apenas jogar RPG!
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Mensagem por MilkShakespare Qua maio 16, 2012 11:31 am

Carol escreveu:Agora sobre oque o MilkShakspare falou...

Bem, na verdade... Simulacionismo não é isso não. Oque vc colocou foi apenas Gamismo.

Entende? Simulacionismo é viver uma experiência, vc apenas citou um monte de regras mecânicas para dar verossimilhança, ser realista ou não, é outra coisa completamente diferente do que está em questão

Bem. eu penso assim então.

" Em eras onde apenas a imaginação alcança, os homens dialogavam sobre coisas da vida. Hoje, temos palavras para descrever fenômenos de toda ordem. Todo um conceito se resume a apenas algumas sílabas agrupadas, que podem ser subentendidas, a fim de dar mostras de profundidade nos assuntos discutidos; ,mas àquela época, época de mitos e lendas, onde as formas abstratas da voz corporificavam-se em felicidade e sabedoria, contava-se estorias. Estórias que narravam toda a utopia dos sentimentos, das ambivalências, das emoções... tempos em que para se dizer a palavra Humildade, foi necessário Hércules se submeter a tarefa nada indigna de limpar o mais imundo estábulo do mundo. Hoje, perdeu-se o encanto das palvras, abafa-se o som maravilhoso que dá vida e sentido ao nosso coidiano e a nossos pensamentos."

Isso é Simulacionismo, Carol ?
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Mensagem por MilkShakespare Qua maio 16, 2012 1:54 pm

"No futuro, vamos vestir uma roupa que irá simular o peso das espadas, as perícias. Enquanto ficamos sobre uma esteira que rolaria para todos os lados (simulando a caminhada/corrida) e óculos de realidade vistual que contruiria o cenário a nossa volta. Ligados via internet, todos jogariam RPG de forma virtual."

Esta é uma visão bastante batida de um futuro que está logo adiante.
Mas no futuro do futuro, eu me vejo em uma câmara antigravitacional, com projetores holográficos a formar cenários... Neles eu poderei flutuar, voar, ou dormir de ponta-cabeça girando em 360 graus...
Haveria, sei lá, um dispositivo eletromagnético incapaz de interferir no sistema e manter o eixo latidudinal/longitudinal, estabilizando-me e a criar a sensação de gravidade. Este mesmo sistema poderia simular o aumento da pressão atmosférica, da pressão no fundo do mar....
Além disto, haveria uma conexão com todos os usuários não como a internet, mas algo (ainda por enquanto) além da minha compreensão...
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Mensagem por druidadp Qua maio 16, 2012 3:02 pm

MilkShakespare escreveu:
"No futuro, vamos vestir uma roupa que irá simular o peso das espadas, as perícias. Enquanto ficamos sobre uma esteira que rolaria para todos os lados (simulando a caminhada/corrida) e óculos de realidade vistual que contruiria o cenário a nossa volta. Ligados via internet, todos jogariam RPG de forma virtual."

Esta é uma visão bastante batida de um futuro que está logo adiante.
Mas no futuro do futuro, eu me vejo em uma câmara antigravitacional, com projetores holográficos a formar cenários... Neles eu poderei flutuar, voar, ou dormir de ponta-cabeça girando em 360 graus...
Haveria, sei lá, um dispositivo eletromagnético incapaz de interferir no sistema e manter o eixo latidudinal/longitudinal, estabilizando-me e a criar a sensação de gravidade. Este mesmo sistema poderia simular o aumento da pressão atmosférica, da pressão no fundo do mar....
Além disto, haveria uma conexão com todos os usuários não como a internet, mas algo (ainda por enquanto) além da minha compreensão...

Cara, isso me lembra Matrix.... e Matrix é bem parecida com Skynet... será esse o futuro que iremos construir para nós mesmos? (mas enfim, esse assunto foge do tópico da Carol)
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Mensagem por Carol Qui maio 17, 2012 3:56 am

Mais ou menos Druida.

Esse assunto não chega a fugir do tópico.

Oque está em questão é essa divisão, e no momento a galera está questionando o conceito de simulacionismo.

Bem, não existe nada melhor do que metáforas para explicar isso.

A historinha que narrei do objeto impossível é perfeita para ilustrar a situação.

E nos exemplos práticos utilizando video games, simulacionistas são aqueles tipo Wii e Kinect, simples assim.

Um jogo plenamente simulacionista, é um que ouvi falar chamado "The house", um jogo em flash de horror. O jogo é tosco, do gênero "point 'n' click" ou como alguns preferem chamar "click 'n' go", e ele é assustador com toda a sua simplicidade. Ou seja, os criadores focaram muito mais na experiência do "sentir medo" do que na mecânica ou até mesmo na história, que diga-se de passagem eu nem entendi...

Portanto, discutir como seriam coisas no futuro, não foge do tópico já que aparentemente o futuro foca no simulacionismo. Ou pelo menos nossos desejos mais profundos sim.

Veja só... so agora estamos trabalhando com hologramas e coisas do gênero, olha o tempo que isso demoro, e olha a quanto tempo sonhamos com isso?

Quem gosta de Cyber Punk sabe oque to falando.
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Mensagem por druidadp Qui maio 17, 2012 10:02 am

Carol escreveu:Veja só... so agora estamos trabalhando com hologramas e coisas do gênero, olha o tempo que isso demoro, e olha a quanto tempo sonhamos com isso?

Quem gosta de Cyber Punk sabe oque to falando.

Carol, sabe o que percebe quando revejo filmes antigos de Ficção Científca ou leio livros... que eles já são passado, grande parte das coisas ali vislumbradas já existem nos dias atuais e até melhores...

E a ficção científica não tem conseguido acompanhar tanto a evolução tecnológica dos últimos tempos...

Será por isso que estamos vendo um retrocesso nos filmes e filmes, focados mais na fantasia?
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Mensagem por MilkShakespare Qui maio 17, 2012 12:17 pm

Ah! mas não sei não hein galera... Olha, tem o jogo Doom 3 por exemplo, que foi o precursor de muitos games legais, tipo o clássico plágio: Halo... E olha que Doom 3 é ainda genial... Tipo, a história do Soul Cube faz todo o Sentido.
Logo que você derrota o Guardian Boss, antes de enfrentar o CyberDemon, você recebe o artefato... Ouçam o que ele diz, quando você, dentro das ruínas: Use me, master, to defeat the Demon.! no final, ao derrotar o Grandalhão, ele cai no fogo e vira outro bixo. \\\\\\\
Aquele artefato Drena o sangue dos bichos, faz um tipo de filtragem, para repor Life temporário no seu Char...
Galera, eu vi neste jogo uma curiosidade : Você faz uso de um PDA. Dentro da base da UAC eles trabalham com um sistema de distribuição de mensagens que faz uso do Bluetooth Explorer. Este software permite a outos baixar mensagens uploadadas em toda a rede, com tríplice gerenciamento de acesso, que converge dados em sistemas de informação múltiplos.
Estes três tipos de acesso são : Restrito, Privado e Livre.
O acesso Restrito só permite o acesso de PDA's previamente cadastrados, de colonos de hierarquia superior; o privado permite acesso a técnicos e engenheiros enquanto o livre são informações destinada a todos os habitantes da colônia.
Além do mais a tecnologia do Jogo é muito avançada... Doom 3 foi lançado em 2004 eu acho. Eu o ainda jogo.
Aquela arma, a BFG, é uma arma de desfragmentação biomolecular, uma arma desintegradora, que literalmente desagrega toda a cadeis de DNA de qualquer coisa viva. E a arma de plasma então.... células de hidrogênio já existem hoje, basta superaquecê-las e criar um tipo de feixe unidirecional.... Cara, da pra viajar longe..
Eu acho que a ficcção científica, hoje em dia, necessita de... NÓS.
Imaginem cada coisa que podemos criar com o que já foi feito...?
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Mensagem por Carol Qui maio 17, 2012 2:19 pm

druidadp escreveu:
Carol escreveu:Veja só... so agora estamos trabalhando com hologramas e coisas do gênero, olha o tempo que isso demoro, e olha a quanto tempo sonhamos com isso?

Quem gosta de Cyber Punk sabe oque to falando.

Carol, sabe o que percebe quando revejo filmes antigos de Ficção Científca ou leio livros... que eles já são passado, grande parte das coisas ali vislumbradas já existem nos dias atuais e até melhores...

E a ficção científica não tem conseguido acompanhar tanto a evolução tecnológica dos últimos tempos...

Será por isso que estamos vendo um retrocesso nos filmes e filmes, focados mais na fantasia?

Se bem que...

Um dia jogando Cyber Punk, eu comprei na minha ficha uma câmera no lugar de um dos meus olhos, e se liga... O limite de gravação era de apenas alguns minutos... E sabe porque? Porque a fita era gravada em VHS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, e no caso, o meu corpo tinha um compartimento para eu guardar a minha fita kkkkkkkk.

Enfim...

Até a mesa/tela do Minority Report já temos, apenas não vemos sendo comercializada, mas ela já existe! E ela é Wi Fi com Smartphones, massa né?

Agora voltando ao oque vc disse Druida.

Bem, tenho duas considerações a dizer sobre isso.

1º FANTASIA VS FICÇÃO CIENTÍFICA:

Um dia, voltando de um Sushi Bar com minha melhor amiga Débora, a gente estava discutindo porque Nerds gostam tanto de ficção cientifica.

E eis que chegamos a seguinte conclusão.

Como normalmente nerds, não possuem um lado espiritual muito grande, eles não dão muita bola pra essas coisas místicas, de magia, e coisas do gênero fora de livros. Mas as pessoas gostam e precisam de um pouco de magia em suas vidas, a gente gosta, e gosta muito. Sendo assim, a possibilidade de fantasiar coisas incríveis no futuro, nos da a desculpa de que isso pode ser tecnologia que ainda não criamos, então os nerds voltam a sonhar com suas magias mais satisfeitos com essa ilusão de que elas podem ser reais e explicadas pela lógica.

Essa é a única divisão que eu consigo fazer entre a fantasia e a ficção científica. Essa foi a única forma que eu achei que separasse Star Trek de Starwars.

2º MUITA FANTASIA DOS DIAS DE HOJE?

Acho que não.

Talvez nos livros, nos cinemas? Caramba, olha o tanto de filme de fantasia da década de 80??? É uma coisa absurda! Eu já assistir muitos e ainda percebo que faltam muitos para serem assistidos. (Isso se consegui-los, S.O.P.A. está complicando a vida de todos ultimamente)

Não acho que exista mais fantasia hoje do que já existiu, acho que ela continua pau a pau. Mesmo com esse choque de realidade e esse avanço sobrenatural da tecnologia, nós vamos continuar sempre e sempre precisando de fantasia nas nossas vidas.

Cada um gosta da fantasia a sua maneira. Mas ela nos faz mais feliz, mais esperançosos, ela traz "magia" para as nossas vidas e da cor ao mundo que é cinza! (É cinza mesmo, depois que eu fiz o curso de ilustração científica, descobri que o mundo é cinza T.T, true story)

Então seja na forma de fantasia explícita, ou na forma de ficção científica, faremos fantasia.

[...]

Mas falando em tecnologia, já que eu curto esse assunto.

Já vi gente tão horrorizada, ou deslumbrada como vocês preferirem, com a nossa capacidade de evoluir a ciência, que há quem acredite que na verdade existem alienígenas nos ajudando...

bullshit, eu curso ciências biológicas numa universidade, eu trabalho como pesquisadora, estagiária, mas trabalho, e eu vejo muito bem como esse processo acontece. E inclusive, era pra ser mais rápido ainda, se o governo pagasse melhor seus pesquisadores. (Greve nas universidades está ai pra provar que os caras estão desesperados...)

Inclusive, eu acho que nossa tecnologia é muito mais avançada do que nós a vemos, veja por exemplo os celulares, eles são de ultima geração todo o ano, se fomos comparar as empresas, eles mudam a cada mês.

Aquilo que é moderno, já é obsoleto, pelo menos no calendário das empresas, pois é... o capitalismo da tecnologia é selvagem.

E nem compensa colocar no mercado as megas tecnologias, pois ninguém estaria disposto a pagar por elas. Ou estaria, mas isso não é interessante por agora.

OFF: bem, discutir tecnologia explicitamente, bem isso foge do tópico kkkkk, vou criar um tópico só pra isso? ou vc cria Druida? Ai a gente pode ficar comentando a vontade sobre isso.

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Mensagem por druidadp Qui maio 17, 2012 11:51 pm

Olha a ficção científica virando realidade:

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http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/cegos-britanicos-recuperam-visao-apos-implante-de-chips.html

E vou mais longe... não muito longe no futuro, teremos gente querendo substituir orgão naturais por sintéticos, por serem mais Cool!
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Mensagem por Carol Sex maio 18, 2012 1:04 am

Putz...isso definitivamente é o Cyber Punk virando realidade.
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Mensagem por MilkShakespare Sex maio 18, 2012 10:28 am

Carol escreveu:Veja só... so agora estamos trabalhando com hologramas e coisas do gênero, olha o tempo que isso demoro, e olha a quanto tempo sonhamos com isso?

a primeira experiência com hologramas divulgada ao público civil foi em 1991, pela revista Superinteressante

E como todos bem sabemos, as tecnologias disponíveis ao publico civil foram primeiro empregadas em uso militar. E não é à toa que os aplicativos móveis, popularmente conhecidos como modelos celulares, têm, atualmente, intrahardwares de localização e rastreamento, típica necessidade logística paranóide do Exército. E vou além : Haverá dias em que será OBRIGATÓRIO a todos os cidadãos terem algum implante localizador. Ora se não é o Apocalipse bíblico tomando forma. E você escreveu carol que religiosos não têm espírito científico, e cientistas não são espiritualistas...
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Mensagem por MilkShakespare Sex maio 18, 2012 10:31 am

E CRIEM logo um tópico para discutirmos esse assunto... eu to irriquieto aqui querendo falar, mas sem ser inconveniente, dizendo coisas dissolutas do tema....
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Mensagem por druidadp Sex maio 18, 2012 11:25 am

MilkShakespare escreveu:E CRIEM logo um tópico para discutirmos esse assunto... eu to irriquieto aqui querendo falar, mas sem ser inconveniente, dizendo coisas dissolutas do tema....

Criei um tópico, meio que rápido, mas está criado.... agora vamos divagar: https://rpgbrasil.umforum.net/t2170-cyberpunk-virando-realidade#36565
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Mensagem por Fenmarel Seg maio 21, 2012 1:40 am

Então, nessa questão do que é G.N.S., acredito que as experiências que vivemos enquanto jogamos RPG são as mais complexas de se explicar e justamente por isso muitos nos taxam de loucos... Todos são capazes de ver um filme ou jogar um jogo de VG, mas poucos são capazes de perceber a grandiosidade de uma peça de teatro ou da experiência de ler um livro. Diferentemente dos primeiros, eles nos conferem experiências sensoriais únicas, diferentes para cada indivíduo, exatamente como é a proposta do simulacionismo.

Mas sou obrigado, no entanto, a declarar que a melhor experiência que se pode ter é a de perceber que as informações foram totalmente compreendidas em uma narrativa, o que ocorre justamente quando vemos que todos entenderam as coisas da forma mais semelhante possível. O melhor exemplo disso vem do livro O Senhor dos Anéis, onde Tolkien detalha seu mundo com tamanha riqueza de informação que diversos artistas vieram a retratar as mais diversas passagens de uma forma impressionantemente semelhante!

Dessa forma, um bom simulacionismo há de ser aquele onde uma cena se passa inteiramente na mente dos participantes, embora detalhada de uma forma que todos sejam capazes de vivenciá-la com igual intensidade e sejam posteriormente capazes de descrevê-la sem dúvidas sobre os eventos decorridos, demonstrando a clareza da narração e a precisão dos resultados/eventos.
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Mensagem por Carol Seg maio 21, 2012 1:52 am

EXATAMENTE!

Fenmarel, apesar da experiência ser única para cada um, ainda assim, eles se encontram no mesmo universo, e imaginando as mesmas coisas, cada um a sua maneira, mas ainda assim, as mesmas coisas.

E sim, muita gente acha jogador de RPG louco, mas é uma experiência única. No tópico das mecânicas complexas, eu também cheguei a falar sobre isso. Na época que estavamos brincando com aquilo, ainda não tínhamos estudado a GNS, e hoje reconhecemos que aquilo era simulacionismo, minha vertente favorita do RPG que é oque deixa ele mais mágico e único.

Mas nem por isso, deixo de gostar de contar histórias, e de jogar um jogo com estratégias e coisas do gênero.

Oque me motiva a continuar jogando RPG em vez de apenas ligar o PC e instalar um jogo novo, é justamente a experiência que envolve simultaneamente coisas que ninguém nunca pensou serem capazes de permanecerem juntas.

É realmente algo único.
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Mensagem por draculino Seg maio 18, 2015 3:23 am

Carol escreveu:Em tempos de RPG voltando ao seu auge.

Em tempos de uma nova edição do D&D, o mais lendário de todos os RPG's, sendo lançado.

Você ainda não sabe oque quer dizer essa sigla?

Pois é, seus problemas acabaram! Porque eu tentarei, na medida do possível, fazer um breve resumo sobre oque se trata, e quais foram as mudanças que essa famigerada teoria trouxe para o entretenimento dos jogos, e acreditem em mim, não só dos jogos de Role Play.

[...]

OQUE DIACHO É G.N.S. ?

G.N.S. é a abreviatura das palavras:

Gamismo.

Narrativismo.

Simulacionismo.


Esses termos foram criados para serem usados como referência para os padrões mais fundamentais dentro do estilo dos jogos. E esses padrões são:

GAMISMO:

Basicamente a mecânica pura e simples.

Em termos de video game, apenas apertar botões para se concluir um objetivo muito simples.

Em termos de RPG, apenas rolar os dados e conferir as coisas no sistema.
(....)


NARRATIVISMO:

Já aqui, temos o foco na história, onde o mais importante, é a história contada.

Em termos de video game, Final Fantasy é um exemplo clássico. Mecânica super simples, o jogo praticamente não apresenta dificuldades manuais, mal se aperta 2 botões diferentes em um controle, e a grande graça da coisa toda está na história impressionante contada.
(...)



SIMULACIONISMO

Aqui a minha parte favorita, sem dúvida.

O importante dessa vez não é jogar, não.

Não é importante contar uma história, isso é consequência.

O importante aqui é, viver uma experiência.

(...)


É justamente no RPG que isso mais funciona!

Nos imaginamos na situação, conseguimos sentir o vendo batendo no rosto. O medo de ser atacado de surpresa. A ansiedade que nos toma ante o início de uma batalha. Até mesmo paixão por pessoas que na verdade não passam de personagens.

Vivemos uma vida inteira, num lugar que não existe, a não ser na nossa imaginação.

Conhecemos e criamos laços afetivos com personagens.

E por ai vai...

[...]

MAS E AGORA? EM QUE ISSO MUDA A MINHA VIDA?

Conhecendo bem essas 3 fragmentações básicas em termos de estilo de jogo, conseguimos compreender muita coisa, ou melhor, praticamente tudo!

?OQUE FAZER COM OS JOGADORES PROBLEMÁTICOS?

Sabe aquele jogador problema? Aquele que só causa na mesa? Então... ele na verdade, pode ser um gamista numa mesa narrativista, já pensaram nisso?

Não é assim que um jogador querendo porrada (D&D) se comporta numa mesa de história profunda e tocante(vampiro)?

Pois é...

?PORQUE ALGUNS JOGOS DÃO TANTO MEDO, E OUTROS APENAS FICAM IDIOTAS?

Porque o Silent Hill do PS1 me da medo até hoje? E muitos outros jogos tenebrosos não me dão nem arrepios por menos que sejam?

Simples, a experiência proporcionada pelo clássico SH é muito mais intensa... olha a teoria do S ai.

?PORQUE PARA ALGUNS O D&D4.0 É RPG, E PARA OUTROS NÃO?

Novamente, porque o D&D4.0 é muito gamista, é muita rolagem de dado e pouca história (não estou julgando o estilo de jogar de ninguém, calma lá gente, conheço mesas de vampiro a porrada, a destruição, o apocalipse, o Armagedom, mas acho que só joguei a mascara uma vez... e olhe lá.), e querendo ou não, para muitos jogadores, RPG é contar uma história e ponto final, se não há história, ou se ela é deixada de lado, então... não é RPG.

[...]

Agora, em que essa teoria tem influenciado ultimamente?

Galera... estamos prestes a ver o lançamento da 5º edição do jogo de RPG mais antigo de todos, Dungeons and Dragons. E tudo porque? A famigerada G.N.S. chegou aos ouvidos (ou olhos) dos responsáveis por esses jogos.

É exatamente isso oque eles prometem.

Manter um sistema verossímil e equilibrado para quem quiser rolar dados.

Ao mesmo tempo um sistema flexível para aqueles que presam as regras de ouro, e que acham que a história é o mais importante.

E com certeza, um sistema que aceite aqueles que querem ao máximo viver novas experiências.

[...]

Agora que vocês estão mais familiarizados com as siglas que tem dominado as discussões sobre o Role Play Game mundo a fora, oque vocês acham disso tudo? Bom? Ruim? Legal? Revolucionário? Pura balela?

E ai?


Acho que agora Draculino está começando a desaprender!!!!

Ad G (Jogabilidade ou if you like Gamismo):

O que significa transformar o mundo? Draculino gostou jogar de transformar o mundo!!!! ( O que mudar? Prá que mudar ? Como mudar? Por que mudar? )



Ad N ( Narrativismo or if you like Storyteller)

Draculino lembrou de seu amigo Esopo que pela maneira de narrar o mundo passou de escravo a homem livre. A diversão que transforma isto Draculino gostou de Narrar. (Mais dramática do que Esopo foi minha ex-atual-e-futura-esposa Sherazade, toda noite Draculino pensava em matá-la, mas ela sempre vinha com uma Narrativa das 1001 noites de amor).

Ad S (Simulação ou Simulation)

Draculino foi sem noção a este tópico. Cientista da Nasa ( National Administration of Space and Aeronautics) pensou que sistemas fossem simulados, para serem jogados e ensaiar a transformação. Mas ficou com diarréia cerebral quando penso hamleteanamente: o que existe é gente humana ou não?

Sinceramente grato, Draculino foi!!!!!
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G.N.S. E ai, você sabe oque é isso? Empty RE: E aí tu sabes o que GNS?

Mensagem por draculino Qua Jun 27, 2018 9:43 pm

Draculino não sabe, mas vai tentar descobrir,
Na teoria dos jogos temos aqueles de soma-zero (zero-sum).
Um exemplo é o jogo cooperativo, narrativo e que é necessário
ensaiar (simular) algo com propósitos didáticos.
A simulação holográfica (ensaio) aparece no Holodeck de Star trek



I`ii be back

1 - O que é jogabilidade ou gamismo?
Para o teatro a jogabilidade nasce das colisões ético, esteico´filosófico-carnavalesca.

2 - O que é narrativismo
Tendo em vista as colisões citadas acima tem disputa, porque os seres humanos
qurem ver prevalecer nelas seus interesses.

3 - Simulacionismo
Em teatro é o ensaio, que pode ser o ensaio de fixação do sim e do não, porquê um participante (ou jogador)
quer ou não quer algo. Ou então no improviso, dando vazão à espontaneidade.


Última edição por draculino em Qua Jun 27, 2018 10:41 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acrescimos)
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G.N.S. E ai, você sabe oque é isso? Empty RE: E aí tu sabes o que GNS? Uma tentativa de crítica

Mensagem por draculino Qui Jun 28, 2018 7:35 am

Draculino pensou q a gamebilidade (jogabilidae), isto é, o interesse dos jogadores pode ser despertado pelo exame dos conflitos sociais por trás do mundo medieval (as disputas sociais se apresentam como disputas da teologia, isto é, sobre os dogmas e idiossincrasias da religião e o mundo moderno: materialista e fundamentado na economia de mercado). Este conflito teve uma longa gestação. Mesmo na Idade Média. O jogo eletrônico Assassin´s Creed começa com os Cavaleiros TEmplários e seus conflitos com o Papa, os Mouros, e comerciantes (materialismo expresso nos interesses econômicos)



Draculino tem certeza que este tema pode ser explorado.

P.S. Aqui segue uma resenha do Pêndulo de Foucault de Umberto Eco


Última edição por draculino em Qui Jun 28, 2018 8:02 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acrescimo da Resenha do Pêndulo do Foucault)
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