RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.

Participe do fórum, é rápido e fácil

RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
RPGBrasil.Org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Anijiö - Elfos Alados
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeTer Set 21, 2021 9:33 pm por draculino

» ANÕES DA SUPERFICIE
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeQui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp

» Armadura de Combate - Golias z36
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeQui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeSeg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp

» Sou novo no Fórum
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp

» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp

» MESAS DE JOGOS
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp

» PODCAST
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp

» JOGOS INDIE
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeDom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp

» Criaturas Planares
Oque acham do movimento literário atual? I_icon_minitimeSex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar

Esqueci-me da senha

Visitas
Flag Counter

Oque acham do movimento literário atual?

+4
petrafrey
Carol
Laila
Zoltran
8 participantes

Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por Carol Ter Fev 21, 2012 8:29 am

Lá estava eu no twitter, quando a Laila twittou revoltada que havia lido uma coisa bizarra.

Uma pessoa que dizia, entre muitas coisas, que era melhor nem ler, se fosse para ler oque ela considera lixo literário.

De qualquer forma, vou postar aqui oque foi escrito, e o endereço de onde esse texto foi publicado.

Bora?

http://www.literal.com.br/artigos/nao-sou-de-outra-geracao-nem-senil-sou-realista-1

NÃO SOU DE OUTRA GERAÇÃO, NEM SENIL! SOU REALISTA...

Pipocam e repipocam Blogs literários na Internet. Parece uma epidemia sacrossanta! Todavia a maioria é escrita – e mal escrita! – por jovens nascidos entre final dos anos 80 e início dos 90. Anos marcados por uma literatura frugal e inconsistente! Talvez, por isso mesmo, esses jovens resenhistas só escrevam sobre Chic Lit e ficções sem pé, nem cabeça – quase todas baseadas em desenhos animados de duvidoso gosto artístico como Caverna do Dragão (desenho violento e marcado por uma moralidade dúbia), Cavaleiros do Zodíaco ( uma compilação de mitos gregos realizada – não tenho a menor dúvida! – por um copista embriagado, que mistura personagens, fatos mitológicos, mitologias, enfim, uma salada grotesca) e outros de terrível memória. Aforismos a parte, alguns desses resenhistas têm o desplante de invocar nomes consagrados da ficção científica e da literatura fantástica para respaldar seu interesse medonho por ditos autores modernos que escrevem o lixo do lixo das mencionadas áreas literárias. Fico pensando, santo Onofre, onde a literatura, a boa e verdadeira literatura, irá parar se essa malta de escritores medíocres continuar a ser difundida pela internet por esses jovens incautos que acreditam que se educam ou se distraem lendo-os?
Às vezes, diante desse caos mundial, fico seriamente tentada a concordar com o modelo de status quo e a ideologia estabelecida pelo romance Fahrenheit 451, escrito por Ray Bradbury, que considerava toda obra literária como um perigo eminente para o bem-estar de uma sociedade!
Sim! Sou levada a esse extremo...
Afinal, que mensagens, que conhecimentos, que moral, que lição de vida essas asneiras “antalógicas” podem fazer a mente de jovens sem estrutura familiar como os de hoje? Sinceramente, a meu ver, seria preferível que não lessem mais a ler tais impropérios disseminados por esses ditos Blogs literários. Posso estar com 64 anos, mas ainda tenho cérebro para discernir o joio do trigo! E não me venham afirmar, utilizando-se do psicologismo barato, que estamos tratando de uma outra geração com outro interesse! Tratamos sim com uma geração sem escola, sem família presente, sem ideologia, sem rumo na vida e na arte. Lidamos sim, com uma geração infantilizada e incapaz de, na maioria dos casos, com raríssimas exceções, tomar decisões corretas e ser feliz. E nada vai adiantar esse meu desabafo aqui, porque sei que a maioria não terá conhecimento suficiente para entender o meu protesto.
Mas para aqueles que têm maturidade, peço humildemente, que tenham a paciência de ler o que eu li em alguns Blogs cujas ligações transcrevo aqui e digam-me depois se estou sendo reacionária .

1. http://www.viagemliteraria.com.br
2. http://www.subtitulo.com.br
3. http://www.lodirnegrini.com/
4. http://www.literalmentefalando.com.br

Onde estão, na cabeça dessas crianças os clássicos? Onde estão os bons autores da atualidade brasileiros (que em artigo anterior já disse que são poucos) ou estrangeiros?

Algo precisa ser feito por nós, pelos ministérios da Cultura e da Educação antes que a “antalogia” se estabeleça e se dissemine como um pus virulento entre os nossos jovens imaturos.

É galera...sabe oque eu achei disso?

Vou lhes dar minha opinião por partes, pois fica mais fácil de compreender.

1º OQUE EU ENTENDI DO TEXTO:

"NÃO SOU DE OUTRA GERAÇÃO, NEM SENIL! SOU REALISTA..."

" Posso estar com 64 anos..."

Essa mulher, ou melhor, senhora que me desculpe, mas se ela não nasceu na década de 80's ou 90's, ela definitivamente, não é da minha geração, caso ela não tenha percebido.

E nada vai adiantar esse meu desabafo aqui, porque sei que a maioria não terá conhecimento suficiente para entender o meu protesto.

Hun, acho que a pergunta que nós podemos nos fazer é: "porque diacho você fez então uma publicação tão polêmica, se sabia que a grande maioria não concordaria, e não teria conhecimento suficiente para entender o protesto?"

Mas para aqueles que têm maturidade, peço humildemente, que tenham a paciência de ler o que eu li em alguns Blogs cujas ligações transcrevo aqui e digam-me depois se estou sendo reacionária .

Maturidade? Ou idade? Bem... não é porque uma pessoa é mais velha, que ela é necessariamente mais madura, mesmo porque, convivo com muitos, mas muitos adultos infantis por ai.

Entretanto, a autora da publicação sugeriu que a gente veja e tenha paciência de ler os links que ela postou, então, antes de quebrar o pau mais uma vez, melhor lê-los não?

Blog Viagem Literária

Muito bem feito, com layout simples porem eficiente, não é bem escrito, mas também não é ruim. É apenas amador, quem sabe, semi-profissional. Tem domínio próprio, oque indica ser algo com investimento.

Não vi nada demais.

Blog Subitítulo


Melhor que o anterior, muito bem organizado, cheio de conteúdo, esse pessoal realmente posta bem, leva seu blog a sério, e como sempre, também tem domínio próprio.

Até agora, também nada demais.

Porém, com escrita pior do que a do anterior. Pelo menos a resenha que li, foi feita por uma pessoa inexperiente. Nada que a prática não melhore.

Blog Lodir Negrini

Simples, porém eficiente. Sem nada demais.

O dono do blog é um garoto bem jovem, que trabalha para o blog que citei anteriormente a esse, o Subtítulo.

A resenha que li, achei excelente, muito bem escrita. O garoto tem talento, nada que a prática não o torne um excelente escritor.

Blog Literalmente Falando

O Google não conseguiu acha-lo, deu problema, faz parte...

[...]

De qualquer forma, a autora da postagem disse:
Onde estão, na cabeça dessas crianças os clássicos? Onde estão os bons autores da atualidade brasileiros (que em artigo anterior já disse que são poucos) ou estrangeiros?

Só na primeira resenha do Lodir Negrine já li referência a Erico Veríssimo... não posso afirmar que a autora do post não leu o suficiente, infelizmente.

[...]

Agora, minha opinião sobre o texto como um todo, agora que eu já dei início a parte que não podia passar batida.

por jovens nascidos entre final dos anos 80 e início dos 90. Anos marcados por uma literatura frugal e inconsistente!

Uma vez, perguntaram para um importante político Chinês (nem sei se era o próprio Mao Tse Tung) oque ele achava da revolução francesa, e ele disse que, não tinha como ter uma opinião formada sobre esse assunto, já que, em termos de história, era uma contecimento tão recente.

A moral da história é, que a história da China é tão antiga e complexa, que em comparação aos registros históricos deles, oque aconteceu a 300 anos atrás, ainda pode ser considerado ontem.

E oque isso tem haver com oque essa senhora disse? TUDO!

O universo da literatura, onde literatura é a escrita como forma de arte, sempre foi dividido em períodos ou movimentos, assim como na pintura e escultura.

Hoje, é muito fácil separar os movimentos literários de antigamente, utilizando nossos conhecimentos de história isso é tudo muito fácil, muito simples.

Oque garante que, essa literatura que para ela é tão "frugal e inconsistente" não seja, na verdade, um movimento literário, e nós não estejamos em meio a uma transição gigantesca da literatura mundial?

Pensem nisso!

Talvez, por isso mesmo, esses jovens resenhistas só escrevam sobre Chic Lit e ficções sem pé, nem cabeça – quase todas baseadas em desenhos animados de duvidoso gosto artístico como Caverna do Dragão (desenho violento e marcado por uma moralidade dúbia), Cavaleiros do Zodíaco ( uma compilação de mitos gregos realizada – não tenho a menor dúvida! – por um copista embriagado, que mistura personagens, fatos mitológicos, mitologias, enfim, uma salada grotesca) e outros de terrível memória.

Aqui pra mim a ofensa foi gratuita.

Imagino que vocês, assim como eu (apesar de que já parei com isso) de tempos em tempos, lembre da infância ou adolescência e se pegue pensando ou até mesmo falando: "Nossa, na minha época era muito melhor!"

Pois é, infelizmente, na nossa época não era melhor coisa alguma, era apenas, diferente.

Temos essa mania de achar que tudo oque nos fez feliz irá tornar outras pessoas felizes também, mas não é verdade.

Oque essa mulher fez, foi apenas comentar com muito preconceito que oque nos fez feliz, não a faz feliz, e não nos deveria fazer feliz. E ninguém, absolutamente, ninguém, tem qualquer autoridade pra dizer oque alguém deve ou não achar legal ou divertido.

...quase todas baseadas em desenhos animados de duvidoso gosto artístico como Caverna do Dragão...

Qualquer um com um mínimo de conhecimento, sabe que Caverna do Dragão (Dungeons n Dragons no original em inglês) é na verdade uma história baseada em um RPG. E se essa pessoa pesquisar mais um pouquinho, ela vai descobrir que o RPG, principalmente o D&D, teve suas origens em um particular livro de literatura da década de 50, o famigerado O Senhor dos Anéis.

Portanto, não são baseados nunca em desenhos animados, e sim em sua fonte original, os livros de Tolkien e até mesmo Lewis, já que os fãs desse desenho conhecem muito bem esses dois escritores.

"...Cavaleiros do Zodíaco ( uma compilação de mitos gregos realizada – não tenho a menor dúvida! – por um copista embriagado, que mistura personagens, fatos mitológicos, mitologias, enfim, uma salada grotesca)..."

Outra ofensa gratuita, chamar Masami Kurumada de "copista embriagado".

Não existe nada que nos impeça de fazer uma re-leitura de qualquer coisa que a gente goste. Nem muito menos, algo que nos impeça de criar um universo fictício paralelo ao real que se apropria de coisas em comum mostradas de maneira completamente diferente.

Cavaleiros do Zodíaco está longe de ser algo bom de fato, mas tirar sarro do criador é muito pra mim.

" Aforismos a parte, alguns desses resenhistas têm o desplante de invocar nomes consagrados da ficção científica e da literatura fantástica para respaldar seu interesse medonho por ditos autores modernos que escrevem o lixo do lixo das mencionadas áreas literárias."

Eu bem estava interessada em ler os livros dos "grandes" autores nacionais e internacionais de qualidade da atualidade, pena que a senhor não cintou nenhum, uma pena...

Fico pensando, santo Onofre, onde a literatura, a boa e verdadeira literatura, irá parar se essa malta de escritores medíocres continuar a ser difundida pela internet por esses jovens incautos que acreditam que se educam ou se distraem lendo-os?

Me educar? Não... ts.

Mas me entreter? CLARO!!! Lógico que eu me divirto lendo, e passo meu tempo em um momento muito feliz agradável. Sim, eu acredito que estou fazendo isso com todas as minhas forças, lendo por puro e simples prazer.

Ah, e eu quase me esqueci, não é só difundido pela internet, é por todas as mídias.

Às vezes, diante desse caos mundial, fico seriamente tentada a concordar com o modelo de status quo e a ideologia estabelecida pelo romance Fahrenheit 451, escrito por Ray Bradbury, que considerava toda obra literária como um perigo eminente para o bem-estar de uma sociedade!

As ultimas pessoas a levantar a bandeira dessa ideologia queimaram mulheres vivas, torturaram inocentes até a morte, detiveram todo o dinheiro possível para viver no luxo (para não dizer luxúria) enquanto o resto da população trabalhava feito cavalo e ainda passava fome, desgraça e morria de doenças terríveis.

Se é que vocês entenderam oque eu quis dizer? Wink

Afinal, que mensagens, que conhecimentos, que moral, que lição de vida essas asneiras “antalógicas” podem fazer a mente de jovens sem estrutura familiar como os de hoje?

O Senhor dos Anéis me ensinou... Que todo mundo tem um papel na história, que nós não temos o direito de interferir no destino de ninguém, e que nada podemos fazer quando aqueles que merecem morrer estão vivos, e aqueles que mereciam viver estão mortos. Existem muitas outras, mas ficar escrevendo sobre elas aqui, é bobagem.

Nárnia me ensinou mais lições de moral ainda! Me ensinou fundamentos sobre família, sobre dizer a verdade, sobre amor aos irmãos, sobre acreditar nos seus sonhos.

Eragon me deu uma grande e enorme lição sobre responsabilidades e maturidade. Sobre quando você cresce e precisa carregar o mundo nas costas para tocar a sua vida.

E mesmo que não tivesse me ensinado nada, qual é o problema disso? Uma história é apenas uma história, ela não necessariamente precisa de uma moral para deixar de ser "o lixo do lixo" e se tornar algo grandioso e memorável.

"...jovens sem estrutura familiar como os de hoje?"

Será?

Os jovens possuem a mesma desestrutura familiar de sempre.

Qualquer um com o estudo adequado percebe que a humanidade pouco ou quase nada mudou durante toda a sua existência, sendo assim, a grande responsável por nos fazer acreditar sobre como as coisas estão ultimamente é unica e exclusivamente, a mídia.

Se a mídia divulga apenas desgraças, acharemos que o mundo é uma desgraça gigante. Mas se a mídia divulgar apenas coisas lindas e fofinhas, acharemos que o mundo é povoado de Jigglipuffs.

Não me admira de forma alguma essa opinião vir de uma pessoa que passou mais da metade da vida em um país que na época estava em uma ditadura.

Se é que vocês entendem oque eu quero dizer. Wink

Sinceramente, a meu ver, seria preferível que não lessem mais a ler tais impropérios disseminados por esses ditos Blogs literários.

E finalmente, a grande frase proferida.

Aquela que me deixou revoltada, que deixou a Laia revoltada, que nos fez pensar: "Why god? Why?"

Quer dizer então, que se for para ler esses "impropérios" é melhor NÃO LER?

Acho que leitura é sempre válido. Na pior das hipóteses, ensina a escrever melhor. Na pior das hipóteses, aumenta o vocabulário. Na pior das hipóteses, da assuntos melhores do que só falar de putaria.

E não me venham afirmar, utilizando-se do psicologismo barato, que estamos tratando de uma outra geração com outro interesse!

Então o meu psicologismo é barato?(Nem sabia que isso era psicologismo)

Então essa geração não tem outro interesse? (Como se todas as gerações anteriores tivessem o mesmo gosto sempre.)

Tratamos sim com uma geração sem escola, sem família presente, sem ideologia, sem rumo na vida e na arte.

As estatísticas mostram... que o número de analfabetos e analfabetos funcionais no Brasil tem diminuído ano após ano. Que o número de estudantes ingressando em universidades também.

A família está tão presente como sempre esteve. E conceitos familiares são muito, como posso dizer, cristãos, para não dizer, religiosos para uma discussão séria, o conhecimento acadêmico deve ser laico.

Sem ideologia? E para que seguir uma ideologia em época de paz? Estamos em guerra por acaso? Passando por uma ditadura? Estamos sendo reprimidos? (Por ela estamos)

Sem rumo na vida? Pera... eu estou estudando, procurando ter uma profissão, rumo eu tenho, nem moro mais na casa dos pais, e olho que tenho apenas 22 anos, pago meu aluguel em dia, minhas contas, minha comida, trabalho, pera lá...

Rumo na arte? Porque todo mundo tem que admirar arte? Porque? Porque é que a minha mãe, uma simples mulher não pode achar bonito apenas aqueles simples quadros vendidos na feira? E mesmo assim... sem rumo na arte? Qualquer pesquisa básica feita no google acha imagens de verdadeiros artistas modernos tão importantes e significativos como os antigos tão exageradamente venerados.

Oque acham do movimento literário atual? Gizfn9

Isso é simplesmente pintado a giz.

Oque acham do movimento literário atual? 243169spazuk-3

Isso é simplesmente feito usando papel queimado por vela, acreditem!

Oque acham do movimento literário atual? 174014151383,xcitefun-rubbery-mutant-1

Isso é uma escultura feita com restos de pneus. Oque a criatividade humana não é capaz?

E tudo isso, porque não existe "arte" entre a nova geração...


Lidamos sim, com uma geração infantilizada e incapaz de, na maioria dos casos, com raríssimas exceções, tomar decisões corretas e ser feliz.

Quando foi que o papo sobre literatura virou uma lição de moral sobre uma sociedade perdida mesmo? Ah, esquece... Eu to vendo que tem uma senhora esfregando na minha cara que eu não sei tomar decisões e não sei ser feliz. E olha que ela nem me conhece hen...

[...]

E após esse post colossal, que eu tive muita paciência de escrever já estava com insônia, deixo o assunto para vocês discutirem.

Oque acham do movimento literário atual?

Mesmo com essa crítica, do meu ponto de vista, mal feita, quem sabe a literatura atual realmente não seja péssima, vai saber...

Oque acham disso?


Carol
Carol
Heroi

Heroi

Feminino
Número de Mensagens : 756
Idade : 34
Localização : Lavras
Humor : Debochado
Desde quando você joga RPG? : 1999
Reputação : 11
Pontos : 5689
Data de inscrição : 18/01/2011

http://www.terradasfabulas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por Zoltran Ter Fev 21, 2012 10:29 am

carol...essa mulher e so mais uma extremista..ela pode ser comparada a um muçulmano suicida ou fanatico de qualquer lugar, uma pessoa que apesar de pensar que tem conhecimento, ou que é mais "sabia" , tem o direito de apredejar os outros e forma gratuíta...
durante meus 21 anos de RPG e literatura, ja vi pessoas piores, na minha opinião pra que quiser começar a ler, vale ate ler o Crepusculo (aff).ehehehehehehehehehehe
Zoltran
Zoltran
Heroi

Heroi

Masculino
Número de Mensagens : 838
Idade : 48
Localização : Zoltrania
Humor : Louco
Desde quando você joga RPG? : 1991
Reputação : 4
Pontos : 6389
Data de inscrição : 23/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por druidadp Ter Fev 21, 2012 10:37 pm

Carol, nem vou perder meu tempo comentando nada que esta "Senhora" escreveu, mesmo porque você já fez isso com grande Maestria, parabéns... ela devia ler isso.

Mas queria comentar uma pequena parte de que escrever e que bate com algumas das minhas teorias (coisa Nerd isso né).

Carol escreveu:E oque isso tem haver com oque essa senhora disse? TUDO!

O universo da literatura, onde literatura é a escrita como forma de arte, sempre foi dividido em períodos ou movimentos, assim como na pintura e escultura.

Hoje, é muito fácil separar os movimentos literários de antigamente, utilizando nossos conhecimentos de história isso é tudo muito fácil, muito simples.

Oque garante que, essa literatura que para ela é tão "frugal e inconsistente" não seja, na verdade, um movimento literário, e nós não estejamos em meio a uma transição gigantesca da literatura mundial?

Certa vez escrevi sobre: RPG um novo movimento literário.... e sabe o que penso, que o RPG e tudo que tem acontecido nos dias atuais será num futuro próximo estudado nas escolas como uma nova revolução na forma de arte, da mesma forma que a semana da arte moderna influênciou uma geração.
Hoje com a internet e pessoas que dedicam seu tempo em escrever e divulgar essa forma de arte formam um novo conceito literário que em breve será reconhecido... não há como negar isso, a não ser que você seja do século passado e tenha uma mente muito fechada e focada em seu próprio passado.... mas enfim..... era apenas isso que queria comentar aqui.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29162
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por Laila Ter Fev 21, 2012 11:05 pm

Enfim tive tempo de ler! HAHAHAH

Enfim, estava eu ontem à noite no twitter, qdo vi outros colegas donos de blogs literários comentando sobre alguma senhora preconceituosa e tratei de descobrir o que tinha acontecido!

E eis q me mandam o link do que a Carol postou ali em cima.

O que posso afirmar?

A referida senhora está errada? Não completamente, da mesma forma que não está completamente certa.

Posso até concordar com ela que mto da literatura atual não vale nem a pena. Tem surgido alguns autores americanos cujos livros estão fazendo um sucesso enorme no Brasil, mas que a meu ver não valem à pena. Literatura sem graça, que, para mim, nem para o entretenimento serviu, quanto mais para o aprendizado.
Mas eu não acho que devemos generalizar o caso.

Não é porque alguns autores estrangeiros são fracos que TODOS eles são. Muito pelo contrário. Têm surgido alguns excelentes autores no exterior, dando um show em criatividade, originalidade. O que tem me surpreendido. E todos eles são atuais.

Toda geração tem suas coisas boas e coisas ruins. O que acontece é que apenas nos recordamos e preservamos o que é bom. Ou alguém aqui acha que no passado não existiram escritores ruins? O que acontece é que ninguém se lembra deles...

No presente é a mesma coisa, temos escritores bons e ruins, mas dos ruins ainda não nos esquecemos porque eles acabaram de aparecer por aí e ainda estão frescos na nossa memória. Mas daqui à alguns anos, vamos selecionar automaticamente o que tivemos de bom nessa geração e nos esquecer que também tivemos os ruins e reiniciar o drama dizendo que a nossa geração tinha coisas melhores do que as outras... é.

O que mais me revoltou nesse caso, foi o julgamento precipitado e sem conhecimento de causa desta senhora. 3 dos blogs ali citados estão entre os maiores blogs de resenhas atuais.

Acompanho de perto o http://www.literalmentefalando.com.br/ e posso garantir que se mtos dos jovens fosse como a dona deste blog (Íris) o mundo seria um lugar muito melhor! hahaha
O que posso afirmar? Ano passado a Íris foi protagonista de uma matéria da Veja sobre os jovens leitores, que tratava justamente do fato de que leitores que começam com livros mais fáceis tendem justamente a evoluir para os clássicos e melhorar seu nível de literatura. Por que a Íris exemplificou a matéria? Justamente por que ela criou um clube do livro no Rio de Janeiro que trata de discutir os clássicos. Eles começaram com Jane Austen se me lembro bem.

Agora me digam? Se justifica o blog desta jovem ter sido citado no texto referido?

O que eu acho é que as pessoas precisam parar de julgar o gosto dos outros. Cada pessoa é diferente e única e deve ter o direito de gostar do que quiser. E isso serve para livros, filmes, cultura, gostos de todo o tipo, até de jogos, como o RPG que eu sei que sofre bastante preconceito por aí!

Acho que tomei as dores da Íris nesse caso! kk
Laila
Laila
Cavaleiro

Cavaleiro

Feminino
Número de Mensagens : 619
Idade : 37
Localização : São Paulo
Humor : Feliz!
Desde quando você joga RPG? : Há uns 5 anos
Reputação : 3
Pontos : 5502
Data de inscrição : 07/01/2011

http://blog-do-livro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por Laila Ter Fev 21, 2012 11:07 pm

Esqueci de dizer!

Um mundo povoado de Jigglipuffs????????????

OWWWTTTT

KKKK
Laila
Laila
Cavaleiro

Cavaleiro

Feminino
Número de Mensagens : 619
Idade : 37
Localização : São Paulo
Humor : Feliz!
Desde quando você joga RPG? : Há uns 5 anos
Reputação : 3
Pontos : 5502
Data de inscrição : 07/01/2011

http://blog-do-livro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por Carol Qua Fev 22, 2012 10:01 am

Primeiramente...Laila...Jigglipuffs são MUITO fofinhos! *.* É o auge da fofura!!! *.*
HAHAHAHAHA

E gente, não leiam tudo oque eu escrevi no início, a menos que estejam de boa com relação ao tempo, porque não tem nada necessário hahahaha

Então Zoltran, oque a mulher colocou, eu usei apenas como pretexto para começar uma discussão, que é "a literatura está perdida?" ou até mesmo "a literatura está decaindo?"

Oque ela disse é apenas um pretexto, pois se trata de uma opinião bem oposta a minha.

E Druida, essa sua teoria, que eu tb tive, muita gente anda tendo por ai, muita gente mesmo, é só questão de tempo para ela ser consolidada.

Veja em história por exemplo, já existem historiadores que consideram a 1º e a 2º guerra mundial a mesma, eles acreditam que elas não são distintas. As visões mudam.

A referida senhora está errada? Não completamente, da mesma forma que não está completamente certa.

Bem, eu não acredito em verdades e mentiras, e sim em pontos de vista. A senhora tem a opinião dela, pode achar a literatura atual um caminho perdido.

Mas que achei mancada ela dizer que massami kurumada é um bêbado, aaaah eu achei.

INTERROMPEMOS AGORA PARA UM MOMENTO EM QUE A CAROL ESTÁ ASSISTINDO O PROGRAMA DA ANA MARIA BRAGA ENQUANTO FAZ ESSE POST

Mano!!! MANO!! O MICHEL TELÓ TRADUZIU A MÚSICA DELE PRO INGLÊS CARA TA RIDÍCULO HAHAHAHAHHA

Desculpa ai galera, mas é que ta zuado demais "oh if i catch u, oh my god, if i catch u"

hahahahahhahaha

JÁ PODEMOS VOLTAR NOVAMENTE PARA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Então Laila, também achei mancada da mulher falar mal desses blogs, pocha, protesta contra o movimento literario atual de boa, mas sem baixar o nível né!

Estou muito, mas muito longe de ser uma entendedora de literatura, mas depois que eu tomei gosto por ler as coisas fraquinhas, fui rapidamente para coisas mais "culturais", eu adorei ler O Príncipe de Maquiavel, adorei ler Vidas Secas de Graciliano Ramos, e minha irmã amou de paixão ler Ensaio Sobre a Cegueira.

Por mais que grande parte da literatura seja bem boba e sirva apenas para distrair, qual é o problema disso? Minha mãe assiste fina estampa todos os dias, eu leio game of thrones, é ou não é? (Muitos fans da série poderiam querer me matar por dizer que GoT é uma novela, mas é! hahaha é!)
Carol
Carol
Heroi

Heroi

Feminino
Número de Mensagens : 756
Idade : 34
Localização : Lavras
Humor : Debochado
Desde quando você joga RPG? : 1999
Reputação : 11
Pontos : 5689
Data de inscrição : 18/01/2011

http://www.terradasfabulas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por petrafrey Sex Mar 02, 2012 9:57 pm

Eu li todo o seu post e (infelizmente) todo o post da senhora preconceituosa.

Eu me entristeço muito com textos tão mal formulados quanto este... Ela pode utilizar-se das mais eruditas palavras e construções, mas no âmago é só um desabafo de opinião própria sem nenhum embasamento em fatos.

Se ela quer articular a própria opinião sobre os gostos atuais, que argumente com a razão, sem insultar ou supor nada. Só o que ela disse sobre o criador dos Cavaleiros do Zodíaco (vou assumir, nunca assisti) já me suprimiu toda e qualquer vontade de ler o resto. Ela só está expondo seus próprios preconceitos. Eu APOSTO que ela nunca leu ou procurou nada do que ela considera "ruim" para verificar de é isso mesmo.
Ela está meramente transmitindo preconceitos prontos passados de boca em boca.

Meu avô certa vez disse "Essa coisa indecente do celular é uma baboseira, bom era o tempo em que se escreviam cartas. A humanidade lia e escrevia mais, não perdia tempo com blábláblá por aí. As cartas eram pra matar a saudade e conversa assim era pessoalmente, olho no olho, contato de verdade." Mas o que era isso? Somente as opiniões de alguém bem mente fechada. Eis que, depois de um tempo, ele cedeu as nossas pressões e aceitou um celular de presente.
Adivinhem quem ele até hoje glorifica por tê-lo ajudado quando ele tropeçou num buraco na calçada (a noite) e quebrou a perna... Sim, o dito cujo.

Não estou dizendo que os argumentos dele são todos injustificados, mas, como nossa prezada senhora, ele nunca tinha pensado de outro ponto de vista para as coisas modernas.
Afinal, ela critica o analfabetismo e AO MESMO TEMPO desencoraja a leitura. Mas de que outra forma uma criança vai se interessar por clássicos se não começando a ler qualquer outra coisa para depois ir à procura de mais?



Vou ser sincera, essas coisas que leio por aí só me deixam nervosa (e não pouco nervosa).
Tanta gente querendo dar lição religiosa, moral, educativa, conservadora, política por aí... E frequentemente com pouca base e muita indignação despropositada. Um dia eu ainda ficarei imune a esse tipo de coisa, juro.
petrafrey
petrafrey
Heroi

Heroi

Feminino
Número de Mensagens : 728
Idade : 31
Localização : São Carlos - SP
Desde quando você joga RPG? : 2009
Reputação : 12
Pontos : 5633
Data de inscrição : 13/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por Carol Seg Mar 05, 2012 10:44 am

hahaha calma Petra, faz parte... eu já esfriei a cabeça, ainda bem.

Discuti recentemente com um amigo, bem da área da humanas (isso faz sim diferença, uma vez "formado" vc é quase que "deformado" na sua área profissional, e como Bióloga bacharel, fica complicado), entendeu oque foi que a senhora na verdade quis dizer.

Achei meio estranho porque ela pareceu ser muito sucinta... mas segundo ele, oque ela quer dizer é que aquilo que chamamo literatura, não é literatura.

Que literatura é apenas a escrita como forma de arte, escrever por escrever, não é "arte" segundo os acadêmicos.

Então, todos os nossos Harry Potter, ou Game of Thrones, ou Códigos Da Vinci, são apenas livros, histórias, porém não, literatura.

E segundo ele, para que hoje seja literatura, é necessário se revolucionar o estilo de escrever, ou melhor, criar um novo estilo de escrita, coisa que ele considera impossível atualmente, visto que (coisa de gente da humanas né...ts ts) tudo já foi estudado e descoberto (onde???? onde???? como???), quase não restam opções.

Enfim, juro que não li essa critica em lugar algum lá no texto, mas até ai, eu entendo. Só que também acho essa uma critica triste. Porque impedir alguém de escrever um livro só porque ela não é uma profissional da "arte"? Meio tenso isso...

E mesmo os acadêmicos, acabam por ficar viciados na sua própria análise literária, se o professor falou que Oscar Wild é o cara, todos os alunos vão achar isso. (Ok ok, ele é...haha)

Por isso digo que, infelizmente, na nossa "formação" somos "deformados". É difícil quebrar a estética justamente por isso.
Carol
Carol
Heroi

Heroi

Feminino
Número de Mensagens : 756
Idade : 34
Localização : Lavras
Humor : Debochado
Desde quando você joga RPG? : 1999
Reputação : 11
Pontos : 5689
Data de inscrição : 18/01/2011

http://www.terradasfabulas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por druidadp Seg Mar 05, 2012 10:53 am

Carol, é o mesmo que julgar alguém que pinta e não é formado em Belas Artes como um mero "jogador de tinta em uma tela."
Infelizmente a humanidade julga através de conceitos que nós mesmos formamos.... por exmeplo: quem dice que Da Vinci era um mestre (tá bom ele era), mas se ele não tivesse sido reconhecido seus quadros nunca seriam usados como base, é o mesmo na literatura.
Quem difini isso é a própria humanidade e criou estes como conceitos bases de arte ou literatura... está errado, NÃO, como também não está errado alguém escrever por exrever.
Os leitores não são críticos literários, não analisam forma e técnicas, analisam sim uma boa história e é isso que importa. Deixem os críticos fazerem as análises deles, nós fazemos a nossa.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29162
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por MilkShakespare Dom Jul 08, 2012 7:09 pm

olhem pessoal, é evidente que essa mulher não teve infância. ou uma infância mágica como a nossa deve ter sido.

ela critica o construtivismo que deu a ela essa capacidade de criticar. ela deve ser uma mulher sexualmente frustrada, orgulhosa e, acima de tudo, desiludida por não haver ainda conquistado a glória das crianças. por não haver recebido nada dos contos de fadas, dos mitos, e, sobretudo, por não entender a criatividade e ter a humildade de reconhecê-la nos outros.

ela critica também o amálgama da sociedade. ela vive em um país amalgama, e se recusa a crer que haja nexo em mesclar diferentes mitos de diferentes povos, a fim de formar um completamente novo, como nosso país o é.

estagnada em, não digo preconceitos, mas em, digamos, pós-concepção lógica-cognociva. ela vê as referidas obras literárias como inúteis ao desenvolvimento educacional, no idealismo dos anos 60, no pragmatismo dos anos 90.

segundoela, todos devemos ter uma educação condizente com a realidade em que se nos prepara o futuro. isso a faz desdenhar toda e qualquer obra intelectual, seja ela qual for.
MilkShakespare
MilkShakespare
Soldado

Soldado

Masculino
Número de Mensagens : 336
Idade : 36
Localização : Aqui mesmo.
Humor : Líquido
Desde quando você joga RPG? : Desde o primeiro dia.
Reputação : 9
Pontos : 4924
Data de inscrição : 01/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por Karen Soarele Seg Jul 30, 2012 12:58 am

Oi, Carol!

Olha, não é a primeira vez que eu leio um post "enfezadinho" com os blogs literários. Isso já não me surpreende mais... Mas, geralmente, as pessoas se contentam em ofender os blogs ruins. Esse post que você comentou foi além, ofendendo a cultura pop contemporânea como um todo.

A minha opinião continua a mesma:
1- As pessoas precisam entender que os clássicos nem sempre foram clássicos, e que a produção cultural atual é importante também;
2- Que gosto é igual a "cutuvelo", cada um lê o que gosta. Aliás, é muito melhor um jovem que só lê chick-lit do que um que não lê nada;
3- Que falar mal de uma pessoa com base em sua idade [nascidos entre final dos anos 80 e início dos 90] é argumento de quem não tem argumentos.
Karen Soarele
Karen Soarele
Camponês

Camponês

Feminino
Número de Mensagens : 6
Idade : 35
Localização : Campo Grande/MS
Desde quando você joga RPG? : A primeira vez que joguei faz uns dez anos, mas nunca joguei com muita periodicidade. Prefiro aventuras fechadas.
Reputação : 0
Pontos : 4320
Data de inscrição : 23/07/2012

http://www.karensoarele.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por MilkShakespare Seg Jul 30, 2012 12:44 pm

Uma frase que sempre me lembra algo neste momento

"Ler sem refletir é o mesmo que comer sem digerir"

Ler qualquer coisa... é perda de tempo. Pura vaidade, não preenche o leitor e o deixa com uma sensação de vazio...

Ler... é um dom cada dia menos praticado e manos ainda ofertado aos humanos.

Ler é interpretar o mundo. Quem lê primeiro precisa... saber quem realmente é.

Ler é uma questão existencial.

Por isso eu não estimulo a leitura, para não formar idiotas potenciais. Idiotizar as pessoas, com falta de opinião.

Ler... tem de ter a ótica do autor, vai muito além do correr os olhos por sobre símbolos.

Cuidado com o que se escreve, cautela com o que se fala, prudencia com o que se lê.
MilkShakespare
MilkShakespare
Soldado

Soldado

Masculino
Número de Mensagens : 336
Idade : 36
Localização : Aqui mesmo.
Humor : Líquido
Desde quando você joga RPG? : Desde o primeiro dia.
Reputação : 9
Pontos : 4924
Data de inscrição : 01/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por Hasgath Seg Jul 30, 2012 2:47 pm

Quanto aos comentarios desta Srta. de 65 anos:

Bom, os comentários desta digníssima senhora, foram para mim, bem revigorantes. Não ria assim a muito tempo. Então em respeito a esta hilariante criatura vou simplesmente ignorar suas palavras.

Quanto ao que importa:

O movimento literário atual, como muitos citaram nos posts anteriores, esta exatamente no momento em que estamos experimentando tudo o que aparece, do bom e do ruim, e exatamente como disse a Laila, todas as gerações passam por esta fase, mas apos algum tempo apenas o que é bom permanece em nossa memória. Meu encontro com a literatura começou perto dos 14 anos, minha mãe era viciada naqueles livros tipo Sabrina , com aqueles contos bem previsíveis e com aquelas capas praticamente idênticas (homem semi nu abraçando uma mulher com um decote gigante), mas no meio dos livros dela encontrei um de Agatha Christie, com o titulo "Poirot investiga", achei atrativo e como minha mãe passava horas lendo achei que devia ser bem divertido. E realmente era, logo em seguida li Jules Verne (Viagem ao centro da terra), o que me levou ao universo da fantasia, e me tornou um leitor voraz. Hoje com 31 anos de idade não consigo dormir sem antes ler algumas paginas, ou seja se não fosse o dito "basico e sem graça" (para ela), eu não teria começado a ler! (ops comecei a dar atenção para a senhora la de cima, desculpem-me). Tenho notado, principalmente depois que passei a frequentar blogs e fórum's literários, um crescente numero de jovens escritores, que utilizando-se da internet e de tais blogs, tem conseguido publicar e mostrar seus trabalhos, que apesar de algumas vezes possuírem, certa dificuldade na elaboração de textos complexos, certamente ganham em criatividade que é algo bem mais importante, pois aprenderão com a pratica, exatamente nos ditos blogs, a escrever melhor através do apoio dado a eles por estes mesmos blogs e seus frequentadores, e assim futuramente teremos textos muito bem redigidos e de grande qualidade e ineditismo.

Quanto a teoria do Druida sobre o RPG como movimento literário, acho muito plausível, pois da mesma forma que tais blogs servem para a pratica da escrita, o RPG serve como um sistema de exercício da criatividade e da construção destas estórias, contos e afins. Serve também para a analise do funcionamento de certas alegorias, para o desenvolvimento de personagens para a trama enfim, é no RPG que a coisa toma forma e cria vida, e é desta imersão que um autor chega a essência de sua estória. E assim consegue desenvolver plenamente sua forma de escrita e seu estilo de criação.
Hasgath
Hasgath
Aventureiro

Aventureiro

Masculino
Número de Mensagens : 102
Idade : 42
Localização : Penha sc brasil
Desde quando você joga RPG? : Desde 08/04/2012
Reputação : 0
Pontos : 4474
Data de inscrição : 30/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por MilkShakespare Seg Jul 30, 2012 7:57 pm

Galera, eu dei uma olhadela por entre esses blogs...

Querem saber?


Estou seguro de que saberemos apreciar histórias e estórias quando acontecer de certa pessoa ssentar-se ao nosso lado; eu nem a conheço, nem faço idéia de quem ela seja... ela inicia seu relato pessoal... eu a ouço e me encanto com seu conto particular.

as histórias mais maravihosas de minha vida foram não as que eu li, mas as que ouvi de tantas pessoas que encontrei em minhas andanças.

Boas, ruins, tristes alegres... eu guardo a maioria e quando as reconto eu a vivo !

Assim aprenderemos a gostar realmente de histórias !
MilkShakespare
MilkShakespare
Soldado

Soldado

Masculino
Número de Mensagens : 336
Idade : 36
Localização : Aqui mesmo.
Humor : Líquido
Desde quando você joga RPG? : Desde o primeiro dia.
Reputação : 9
Pontos : 4924
Data de inscrição : 01/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Oque acham do movimento literário atual? Empty Re: Oque acham do movimento literário atual?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos