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RPG ARTE, OQUE É?

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Carol
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Mensagem por Carol Sáb Jan 29, 2011 8:18 pm

Bom gente, já se passaram 2 semanas desde que eu postei aqui pela primeira vez, então acho que já tivemos um bom tempo até que eu pensasse sobre o tópico seguinte.

O tópico de hoje, como já foi dito no título, é RPG ARTE, OQUE É?

Prentendo explicar da maneira mais simples possivel oque eu acho disso, como os jogadores podem utiliza-lo, e tudo mais.

E pra finalizar quem sabe alguma daquelas histórias como exemplo?

[...]

Como esse também é um artigo destinado a jogadores experiêntes, mas não necessariamente a jogadores bem avançados, é perfeitamente possivel que muitas pessoas, principalmente alguns ativos nesse fórum, já conheçam tudo oque eu vou falar. Mas considero interessante a oportunidade de outros conhecerem também.

[...]

Vou escrever pra vcs aqui agora, uma ligeira adaptação de um artigo que eu escrevi para uma revista uma vez, ele precisa ser adaptado pois é muito antigo, e eu já mudei muito as minhas opiniões por ai.

[...]

Pessoal, uma pergunta pra vocês:

Oque é um texto?

....

Vamos mais além, do que é feito um texto?

...

Algumas pessoas me diriam, de palavras Carol. Mas eu diria de volta, mas isso não necessáriamente forma um texto, ele é feito sim de palavras, mas...palavras como?

Ele é feito de linhas.

Isso mesmo, linhas. Pra quem não sabe, a palavra Texto deriva do latim Têxtil. E olha só que interessante, um têxtil, ou num conceito mais abrangente, um tecido também é feito de linhas.

Mas é só disso?

É simples assim, é só ter um monte de linhas que você tem um tecido?

Lógico que não, um amontoado de linhas não é um tecido, para que ele o seja, essas linhas precisam estar alinhadas, encaixadas umas nas outras formando um padrão. Uma trama.

E da mesma forma que para um tecido ser um tecido, um texto só é um texto quando essas linhas possuem um padrão. Quando as palavras estão devidamente organizadas.

E em textos, qual é a ferramente utilizada para estabelecer um padrão nas linhas???

Nos tecidos pode ser um tear, uma agulha, mas e nos textos?

Eu digo a vocês que nos textos a ferramenta utilziada é a GRAMÁTICA.

Isso mesmo, a gramática é responsavel por organizar as linhas, por estabelecer padrões.

Agora vem a parte em que todos me perguntam.

Mas Carol, oque diaxo isso tudo tem haver com o RPG?

Simples. O texto não é nada mais nada menos do que uma forma de comunicação, mas o texto não é a única existente.

Nós temos o som, os gestos, as imagens! E cada um deles possui algumas ramificações. Assim como cada um deles possui a sua "gramática" a ferramenta responsavel por dar a eles um padrão.

Todos concordam que um conjunto de barulhos não é uma musica, certo?

Que para ser uma música é necessário ritmo, harmonia, melodia.

Todos também concordam que um movimento qualquer pode não significar nada, mas um movimento coeso pode ser uma perfeita mímia, uma dança, ou até mesmo um perfeito meio de comunicação como é a linguagem de sinais.

As opções são muito vastas.

Então, se elas são vastas, porque ao jogar RPG, alguns narradores incistem em permanescer apenas com o texto?

Porque eles se limitam a fazer o mesmo que está nos livros, livros que só podem se utilizar de texto e em alguns poucos casos imagem, se eles tem a liberdade de utilizar todos os meios de comunicação existentes???

[...]

Bom gente, e é disso que na minha opinião se trata do RPG arte.

É a tecnica de narrar onde são aproveitados todos os meios de comunicação possiveis. Som, imagem, texto, gestos...oque vocês conseguirem pensar.

Porque descrever a cara de uma mulher se você pode apenas faze-la?

Porque até mesmo descrever que é uma mulher se você pode interpreta-la e convencer seus jogadores de que o personagem com a qual eles conversam é uma mulher?

E verdade que a narrativa pode ser o suficiente para imaginação, mas qual é o problema de dar aos jogadores uma foto?

Qual é o problema de colocar uma trilha sonora?

Qual é o problema?

[...]

Ok, eu concordo que certas coisas citadas por mim são muito utilizadas por muitos jogadores por ai. Mas eu estou cansada de ve-los utilizando da maneira, digamos assim, errada.

Oque eu quero dizer com isso? Que eles usam sem a "gramática", sem a ferramenta de estabelecer padrões.

Concordo que rhapsody é uma banda incrivel, e que suas letras são inspiradoras, mas detexto utiliza-los como meu soundtrack, se é que me entendem?

Eles normalmente não obedecem aos padrões que eu busco para ordenar e organizar a minha narrativa.

[...]

Bom gente, por enquanto é só.

Prefiro esperar algumas respostas a essa mensagem antes de dar mais exemplos e/ou sugestões.

Ou até mesmo contar uma histórinha.

Até mais galera.

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Mensagem por druidadp Sáb Jan 29, 2011 9:03 pm

Carol, 21 anos apenas (é posso dizer isso já que estou com 31, risos) e tanta experiência com RPG (ser é que posso dizer experiência como se o RPG fosse um trabalho - mas acho que posso chamar sim de experiência, já tudo na vida ganhar mais forma e habilidade com o tempo de prática).

Carol, sabe o que gosto do RPG? Exatamente isso....

Quando eu tinha mais tempo.... naquela época que a gente não faz nada e fica por conta daquilo que a gente gosta, quando alguém achava um mapa eu me dava ao luxo de desenhá-lo, muitas vezes queimando o papel ligeiramente e o amassando (isso dá um ar de envelhecido), também pegava o mercúrio de minha mãe e pingava algumas gotas para dar a aparência de manchas de sangue....

E sabe o que isso se tornou: ARTE

Porque até hoje conheço jogadores que falam: "Cara, até hoje eu tenho guardado aquela carta que você fez na sessão tal.... ou aquele mapa que você usou na sessão Y."

E acho muito legal ver isso.... porque vejo que usamos todas as formas de comunicação no RPG: Primeiro escrevemos a aventura, muitas veze lemos alguma coisa para adaptar, mostramos desenhos de algo que desejamos representar, colocamos uma música de fundo... e certa fez, mestrando uma aventura de terror, tentamos jogar a luz de velas, mas não deu muito certo porque o pessoal não enxergava as fichas.....

Mas enfim, gestos, as ministuras da mesa, as imagens do livro, a entonação das falas.... tudo isso é um misto de Pintura, Teatro, Literatura, Música.... e onde conseguimos unir todas essas artes em um mesmo plano: no RPG.
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Mensagem por Carol Sáb Jan 29, 2011 10:10 pm

Pois é, também morro de saudades da minha época mais atoa.

Eu fazia algumas coisas muito por prazes, era pra divertir os jogadores, mas eu também adorava.

Na época em que CD's ainda faziam sentido, nós costumavamos gravar trilhas sonoras. Não, não era a gente que compunha XD, nós apenas pegava-mos musicas das quais achavamos interessantes, dava-mos nomes para elas como: "Introdução"; "Batalha";"Velarejo"; "Taverna". E então na hora da sessão apenas colocavamos tocar/repetir e o número da música nomeada na situação que queríamos.

Funcionava tão bem, era super divertido. Tinha até aquele da mesa que era o DJ kkkkk. Hoje temos o computador a nossa disposição.

Enfim, opções não faltam. Depois eu dou alguns exemplos mais praticos.
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Mensagem por druidadp Sáb Jan 29, 2011 10:17 pm

Verdade..... eu também me divertia... e ainda me divirto um bocado criando essas coisas..... mas nem tempo pra mestrar tenho tido mais (e na verdade prefiro jogar, apesar de adorar continuar criando essas coisas).

Como vou iniciar um pré-teste de desbravadores, voltarei a mestrar e vou me arriscar a usar o computador ao invés de um caderninho.... vamos ver o que vai dar... risos.
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Mensagem por petrafrey Seg Jan 31, 2011 3:03 am

Como sempre, muito legal o tópico ^^

O engraçado sobre o post do Druida é que quando li o seu pensei exatamente no mesmo exemplo, já que para uma crônica de Silent Hill tínhamos elaborado os mapas envelhecidos e queimados, foi algo bem divertido (inclusive um deles, ao ser envelhecido, sofreu uma acidente e foi queimado pela metade, o que ainda vai gerar uma situação bem desafiadora aos personagens hehe)...

Desde que assisti a um jogo de um pessoal conhecido, passei a usar trilha sonora em minhas mesas, o que fizeram logo mais também os outros mestres do grupo. Eu me utilizo de um sistema bem semelhante ao sistema que você falou, mas já no computador.. Uma pasta já indica os temas para batalhas, outro para bardos na vila, encontro divino, etc hehe
Também , pode ser uma frescura minha, mas prefiro 100% músicas sem letra, sem voz. Só a presença de uma letra notei que desmotivou um pouco os jogadores, que por vezes queriam prestar atenção nas palavras e ver se se encaixavam no contexto..

Sempre apreciei o que você aqui denomina por "RPG arte", não vou dizer que domino a técnica, mas me esforço buscando imagens de referência, dando mais ação na interpretação (inclusive, de uns tempos pra cá, ficando em pé a maior parte do tempo... muitas vezes complementando a narração com gestos), usando nossas trilhas sonoras, por vezes tentando desenhar os cenários, itens ou aparelhos (o exemplo que me vêm à mente é o de um dispostivo que criei, parecido com o objetivo do Codex, que visava manter um texto à salvo, mas que o destruiria caso fosse aberto de maneira errada.. tive de desenhá-lo e fazer esquemas para os jogadores entenderem a porcaria que eu havia inventado, mas ao menos eles entenderam aquela maluquice xD)...

Enfim, gostaria de saber mais também, de outros exemplos dos mestres e jogadores aqui do fórum.. ^^
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Mensagem por druidadp Seg Jan 31, 2011 9:15 am

Petra e Carol, poderia disponibilizar as músicas que você utilizam para o pessoal aqui do fórum... o que acham? Usem um www.4shared.com ou outro site parecido.. se tiver como claro.

Os mestres que jogam com a gente quase sempre mestram em pé.... mas acho que nem reparam nisso, porque eu nem reparo... tento sentar, quando vejo, estou em pé de novo....

E um detalhe (não muito a ver com o tópico) é que mestrar cansa e muito... as vezes sinto o corpo até dolorido, como se tivesse feito um grande exercício.... mas ao mesmo tempo é algo bom de se fazer.
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Mensagem por petrafrey Seg Jan 31, 2011 1:36 pm

Bom, eu utilizo, na maior parte, trilhas sonoras de filmes, algumas músicas de jogos também, ou coisas que vou catando por aí huahua...

Minha músicas favoritas são as do Midnight Syndicate, que podem ser encontradas nessa pasta (não é uma pasta minha)... Eles fazem músicas muito adequadas para diversos tipos de situações.. E ainda têm títulos auto-explicativos como "Deep Trouble", "Relic Uncovered", etc ^^

http://migre.me/3MEyD

Em breve posto no 4shared a minha coletânea separada do jeito que eu deixo =]

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Mensagem por Carol Seg Jan 31, 2011 8:03 pm

Galera, péssima noticia XD, meu pc vai formatar, está dodoi sabe...virus do mal.

E eu vou perder todos os arquivos pois não estou disposta a pega-los novamente T.T

Então, vai demorar até eu recuperar tudo oque tinha.

Eu poderia sim fazer um CDda Carol e postar pra vcs,seria muito bom ^^

[...]

E sim, também acho na narrar cansa, tanto que eu detesto narrar varando a noite, justamente por isso.
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Mensagem por Fenmarel Qua Fev 02, 2011 12:38 am

RPG Arte, grande idéia!

Quem nunca teve aquela vontade de concretizar pelo menos uma pequena peça de sua campanha? Que tal fazer aquele mapa que levava ao quartel-general do inimigo, ou o que levava até o antigo pórtico de entrada... soterrado há mais de 2 mil anos? Ou quem sabe aquela pedra que você encontrou enquanto andava pela mina abandonada... e que o mestre jogou perto do seu pé pra você poder interpretar sua reação? Talvez aquele seu primeiro item mágico (um anel de proteção) que o mestre viu enquanto caminhava e resolveu comprar pra dar ao jogador que conquistasse o item durante o jogo? Eu tenho muitos desenhos, alguns mapas, umas poucas seleções de músicas (por que eu nunca deixo no HD, de tempos em tempos eu apago) e muitas, mas MUITAS imagens. O que o que mais fascina os jogadores é justamente aquele detalhe que você deixa com eles, detalhes que eles nunca mais esquecerão, mesmo que seja apenas um pequeno cristal que você comprou no camelô por 50 centavos...

Acho que um dos aspectos mais interessantes do RPG Arte é burlar as regras para que a imagem corresponda ao que os jogadores esperam dela, porque senão isso acaba frustrando os jogadores. Como uma imagem de um dragão enorme, envolto em uma aura de poder... e daí eles matam em três rodadas. Para que o RPG seja Arte, é preciso que o mestre seja um artista (ou esteja ao menos disposto a se tornar um).

Um amigo meu cria sites para os jogos de RPG dele, hospeda as músicas, cria livros para que os jogadores possam pesquisar (verdadeiras bibliotecas virtuais), passa meses escolhendo imagens especialmente para certas cenas, organizando-as em pastas de acordo com os acontecimentos principais da trama.

Aliás, outra questão fundamental do RPG Arte é justamente a organização!

Um mestre organizado (e nós tendemos a ser, né pessoal?) cria pastas com nomes das cidades, locais, sublocais, eventos, eventos secundários, eventos cruciais, batalhas impossíveis, situações de emboscada, situações de derrota, aliados, inimigos, monstros, chefões (boss), entre muitas outras coisas. Cada uma dessas pastinhas tem fotos que são para momentos específicos, mas que poderão ser utilizadas novamente caso os personagens retornem ao local mais tarde, virando até ganchos para sub-quests.

Em meu blog cheguei a dedicar 3 posts ao assunto, mas acabei não colocando minha lista de músicas, uma vez que perdi na última formatação...

Aqui estão os links para quem quiser dar uma olhada:
https://dominiodocaos.wordpress.com/2010/05/27/rpg-e-trilha-sonora-combinam-parte-1-de-3/
https://dominiodocaos.wordpress.com/2010/05/28/rpg-e-trilha-sonora-combinam-parte-2-de-3/
https://dominiodocaos.wordpress.com/2010/06/02/rpg-e-trilha-sonora-combinam-parte-3-de-3/

Espero que gostem.
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Mensagem por petrafrey Qua Fev 02, 2011 1:18 am

Poxa, mto legais os posts ^^

São boas dicas para mestres iniciantes como eu, só uma pena nã poder ver todas suas sugestões de música hehe
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Mensagem por Carol Sex Fev 04, 2011 12:52 pm

Caramba...

Que legal a ideia de criar um blog/site e hospedar as coisas on-line para os jogadores!!!

Maravilhoso *.*

Nuss...vou fazer!
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Mensagem por petrafrey Sex Fev 04, 2011 8:50 pm

Na primeira crõnica de D&D que jogamos na vida, o mestre hospedou mapas e suplementos em um blog para os jogadores... Lá podíamos enviar imagens e criar o perfil com direito a descrição, ficha virtual, foto e música tema para os personagens...

O problema foi que aquela crônica durou mto pouco, mto pouco msm (problemas entre os players e os ganchos da história), então o Mestre tomou desgosto e não fez o mesmo trabalho para as outras crônicas..

Eu sempre morri de vontade de fazer o mesmo, porém meus mapas são desenhados porcamente à mão... E não sei mexer com esses domínios na internet (sim, sou n00b =P). Quem sabe um dia eu aprendo, ainda mais quando for uma crônica exclusivamente minha (essa atual é um universo compartilhado) =]
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Mensagem por ArautoSoturno Sex Fev 18, 2011 12:52 pm

Vejo que o pessoal anda esbanjando criatividade por aqui.Se eu pudesse definir o que é RPG,simplismente diria que é um motor para os sonhos.Parabéns à todos que postaram é maravilhoso poder defrutar do ponto de vista de cada pessoa.
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Mensagem por Fenmarel Ter Out 25, 2011 11:58 pm

A gente podia fazer uma versão de "Use filtro solar" para divulgar o RPG, isso certamente seria uma versão de "RPG Arte".

"Se eu pudesse dar apenas uma dica sobre o futuro, seria esta: Jogue RPG."

cheers
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Mensagem por draculino Qua Set 02, 2015 4:39 pm

Taí boa pergunta!!!! Draculino foi avisado que ia entrar num jogo de interpretação de papéis. Aí Pesquisou o Psicodrama Espontâneo de Jaco Levy Moreno (Segunda Pergunta: Quem inventou o jogo de interpretação de papéis: foi Jaco Levy Moreno, medico romeno ou os criadores de Dungeons & Dragons? Se perguntares a FEBRAP- Federação Brasileira de Psicodrama eles responderão que foi Moreno, que criou uma catarse para o praticante. Se tu leu a revista Dragão Brasil - a falecida DB, eles dirão que foram os criadores de D&D). Como forma de catarse para o ator (e não para o publíco que assiste) tende a fortalecer psiquicamente este praticante ao exteriorizar sua esfera mental as vezes confusa. Como jogo parece parte do treinamento do papel (que muitas vezes pode ser convencional). Draculino partiu!!!!!
P.S.
(10/06/18)
Draculino pensou em acrescentar que a contribuição do mundo Antigo (Homens Livres x Escravos) foi a fábula, tal como foi teorizada pela primeira estética (tá bom Aristóteles chamou Poética) que visava reprimir o público para se conformar (a Lei, A Constituição, ao legal, ao EStado Democrático do Direito). Como se conseguia reprimir o público. Através da catarse (purgação dos sentimentos ilegais pela piedade ou pelo medo). Jacozinho com o rpg, inventou a catarse para o praticante (do processo social do teatro grego passa-se à cura individual da clinica psiquiátrica? Qual a diferença da repressão? é a escala?) A arte do teatro é social, só uma analise que perceba a história como processo (construção) e que possa reconstruí-la como aquilo que tem de atual.


Última edição por draculino em Dom Jun 10, 2018 11:01 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Krleandro Ter Nov 10, 2015 4:06 pm

Já faz uns 15 anos desde o primeiro contato que tive com o RPG. Foi uma coisa incrível. Não havia livros de regras, cenários, internet nem pensar.

Tínhamos uma folha de caderno, lápis, borracha e 1d6 (sim, para todo o grupo) que o cara que foi o mestre tinha pegado emprestado do "war" do irmão dele. Mas tínhamos uma coisa que está se perdendo: expressão!

Se tinha um tiro, apontávamos nossa arma imaginária para o inimigo. Se algum personagem morria, ficava sem falar nada num outro quarto da casa do rapaz.

Eu discordo de uma vertente do RPG onde existe arte. O RPG é feito para abordar todos os meios de comunicação, nós é que utilizamos poucos deles.

Muito interessante o comentário, Carol!
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Mensagem por druidadp Ter Nov 10, 2015 4:44 pm

Nossa, hoje temos um saco de D6, mas vou te falar, os dadinhos do War estão até hoje por lá! Bons e velhos tempos esse caro Krleandro!
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RPG ARTE, OQUE É? Empty Re: RPG ARTE, OQUE É?

Mensagem por Krleandro Ter Nov 10, 2015 10:07 pm

É, meu caro Druida... Eu gosto de pensar como um resgatador de bons costumes nas minhas campanhas. Acho que a tecnologia ajuda muito, as ferramentas que hoje encontramos... mas existem coisas da década de 90 quando começamos a jogar - embora você tenha pegado mais do que eu esse tempo - que precisam ser resgatadas e ensinadas a nova geração dos rpgistas.
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