RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.

Participe do fórum, é rápido e fácil

RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
RPGBrasil.Org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Anijiö - Elfos Alados
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeTer Set 21, 2021 9:33 pm por draculino

» ANÕES DA SUPERFICIE
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeQui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp

» Armadura de Combate - Golias z36
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeQui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeSeg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp

» Sou novo no Fórum
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp

» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp

» MESAS DE JOGOS
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp

» PODCAST
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp

» JOGOS INDIE
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeDom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp

» Criaturas Planares
Sistema Monetário do Reino dos Magos I_icon_minitimeSex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar

Esqueci-me da senha

Visitas
Flag Counter

Sistema Monetário do Reino dos Magos

4 participantes

Ir para baixo

resolvido Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por Aeon Sáb Jun 12, 2010 3:37 pm

O sistema monetário do Reino dos Magos nasceu junto com a fundação do próprio reino e recebeu o nome de TOURIS*.
Como no início não havia uma base monetária concreta, os novos colonos deste reino utilizam a base da troca para estabelecer seu comércio. Aquilo que eu produzia, eu trocava com outros produtores para suprir minhas necessidades e eles suprir as deles.
Porém, era muito comum alguém necessitar de uma mercadoria e então procurar o produtor daquele produto. Como nem sempre o comprador tinha algo de interesse ao vendedor naquele momento, eles então faziam um documento.
O documento era feito pelo comprador onde ele se comprometia a fornecer o valor de X Touris em mercadorias ao vendedor.
Mas nem sempre, aquele que recebeu o documento ia cobrá-lo do dividendo. Muitas vezes ele realizava novos negócios e pagava com estes documentos, passando a dívida do comprador para um terceiro e assim sucessivamente.
Desta forma, antes mesmo de surgir uma moeda corrente dentro do reino, uma nova forma de moeda foi criada, recebendo o nome de Touris* e que continua sendo usada até os dias atuais.

Como funciona o sistema Touris:

Após alguns anos e muitos problemas com relação a este sistema monetário, tais como falsificações, o não cumprimento de acordos descritos no documento ou o abuso por parte do vendedor nos acordos a serem preenchidos no documento, fizeram com que o estado estabelecesse leis para o uso do Touris, que foram:

- Apenas os membros das classes Palacianos, clero e o próprio estado podem emitir Touris. Porém nem todos são obrigados, apenas aqueles que desejarem.
- O valor do documento deve ser medido apenas em Touris que equivalem a um valor de 100 Aurils (cada Touris).
- Todos aqueles que emitem Touris devem ter um selo mágico para garantir a autenticidade do documento. Estes selos são fornecidos por alguns magos credenciados pelo Ministério da Magia dentro do reino.

Tornou-se muito comum que os fornecedores de Touris tivessem casas de câmbio especializadas para atender tais negociações.
Estas casas de câmbio geralmente fazem os seguintes tipos de troca:

Mercadorias <> Touris
Touris <> moedas locais
Moedas de outros reinos <> moedas locais
Moedas de outros reinos <> Touris
Touris de outras casas > moedas locais


É claro que uma taxa é cobrada sobre cada uma destas conversões e o valor destas taxas gera uma concorrência entre uma casa de Touris e outra. Porém é muito raro haver alterações entre eles.
As casas de Touris são geralmente muito bem guarnecidas e contam com grandes celeiros e cofres repletos de moedas locais e seus cofres possuem um limite diário de troca, para evitar roubos. Assim a maior parte das conversões para moeda, seja local ou de outros reinos, pode ser feita diretamente através da casa de câmbio, mas as trocas envolvendo valores elevados podem vir a requerer a emissão de um documento para a casa da moeda, que então retornará a quantidade requisitada pelo cambista em até dois dias.
Além disso, muitas casas acabam recebendo o direito de monopólio sobre certos artigos e por isso contam com navios de comércio, grandes carroças e mercadores, para que os produtos sejam vendidos em outros reinos ou enviados para o comércio local.

*NOTA: era comum que alguns membros dessas classes mais influentes, como acabam se tornando o caso dos cambistas, recebesse do rei o direito de monopólio, evitando que outros pudessem negociar os mesmos produtos. Fazendo com que as famílias que detinham tal direito enriquecessem rapidamente.
Mas não esqueçamos que eles também têm que pagar um tributo ao rei; por isso as taxas sobre conversões de moeda.


Geralmente os membros da Plebe donos de terras (lembrando que não podemos vincular a plebe com pobreza. Um comerciante Plebeu pode ser muito rico, porém ele continua num status social de Plebe) e com grande produção, necessitam vender esta produção antes que ela apodreça em seus celeiros.
Desta forma o modo mais rápido é a troca desta produção em Touris.
As casas de Touris recebem esta produção e guardam-na em celeiros próprios onde serão revendidas ao estado ou no próprio comércio local.

É muito comum que os produtores troquem entre si suas mercadorias e use seus Touris como forma de pagamento.
Devemos lembrar que Touris é uma moedas de grande valor e são usadas apenas em grandes negociações.
Alguns comerciantes podem aceitar ou não Touris de determinadas casas de troca.

Além dos Touris, que é uma moeda diferenciada dentro do reino, existe a moeda corrente conhecida como ESTELQUES: moedas cunhadas em pedras e metais preciosos que representam o valor corrente da população do reino.

AS ESTELQUES:

- Corbel: [pronúncia: CÓRBIL] É a moeda de menor valor dentro do estado. A Corbel é feito com cobre em um formato oval. No centro é gravado o brasão do reino. É uma moeda que pesa em média 6g.
É o menor valor monetário no Reino dos Magos.


- Axulel: [pronúncia: ACSULÉL] uma moeda quadrada feita em cobre e fixada em seu centro uma pequena pedra de quartzo azul. É a segunda moeda de maior valor no reino. Um Axulel equivale a 10 Corbel.
Esta moeda é pouco corrente, elas pesa em média 8g.
Curiosidade escreveu:Link para Quatzo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzo_azul


- Obsídio: [pronúncia: OBSÍDIO] Um grande moeda circular de cobre com uma obsidiana em seu centro. É a terceira moeda mais valiosa do reino. Uma moeda desta equivale a 8 Axulel ou a 80 Corbel.
Esta moeda é bem maior e chega a pesar 18g.
Curiosidade escreveu:Link para Obsidiana: http://pt.wikipedia.org/wiki/Obsidiana


- Auril: [pronúncia: AURIL] Por último temos a moeda de ouro. Um moeda octogonal com o brasão do reino em ambos os lados. A moeda chega a pesar 12g e vale 10 Obsídios ou 80 Axulel ou 800 Corbel.

Além destas moedas é muito comum o uso de Gemas como rubi, safiras, diamantes, esmeralda, ametista. Tais gemas têm o valor dado de acordo com sua forma e tamanho. Se a gema tiver um encantamento de retenção de MANA, seu valor será muito acima do valor de mercado.
Geralmente os Magos preferem negociar em Gemas, já que estas jóias têm grandes propriedades para reter mana.
Outro material muito utilizado no comércio são os pergaminhos e livros. Já que o reino presa a literatura, estes são objetos de valores no Reino dos Magos, muitas vezes usado como forma de moeda entre mercadores.

As casas de fundição de moedas:
Apenas alguns ferreiros dentro do estado estão autorizado a produzir as moedas correntes; são grande conhecedores de técnicas de purificação de metais. Há também grandes mestres na arte da lapidação que os auxiliam na confecção.
O ouro produzido para fazer o Auril é muito trabalhado e purificado, desta forma é comum que este ouro venha a valer mais em outros reinos. Assim como o ouro de outros reinos vale menos aqui.
Toda a produção de moedas é enviada para a Casa da Moeda, de onde é distribuida para casas de câmbio e algumas vezes diretamente para o comércio, após ser devidamente registrada nos livros de controle do tesoureiro real.
Qualquer ferreiro que produza moedas sem a autorização do estado é punido com a morte.

*NOTA: O governo precisa ter um controle da quantidade de moedas produzidas para não exceder seu custo de produção, uma vez que os próprios ferreiros e joalheiros que trabalham em sua confecção são pagos para tal produção e, em especial os joalheiros, são bem pagos.

* Curiosidade: Touris é o nome dado a um tipo de criação muito usado no início do reino e até os dias atuais. Como grande parte do comércio era feito com esses animais, as pessoas mediam os valores das coisas em cabeças de Touris, o que resulto no nome atual da moeda.
Aeon
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Idade : 38
Localização : Varginha-MG
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 7315
Data de inscrição : 05/01/2009

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por Aeon Sáb Jun 12, 2010 3:45 pm

Bem galera, achei muito mais completo e claro o material.
Mais ainda acho que deve falar sa fiscalização sobre a emissão e retensão de valor desses documentos, Talvez possamos até discutir isso no tópico das leis. Resumindo eu acho que assim, o cara que emitiu Touris, ele deu um valor em troca de uma coisa, então ele deve ter de provar ao orgao de fiscalização, que ele tem aquele valor de forma material, pra dar na mercadoria.

como se assim, ele pudesse comprovar ao estado que ele pode emitir aquele valor em Touris pq ele ja tem aquilo em patrimonio.
então, no final de um ano por exemplo. ele deve mostrar para o estado a quantidade de Touris que ele emetiu, e a quantidade que ele recuperou, na venda das mercadorias.

Assim o estado tbm trabalha para fiscalizar a emissão de Touris
Aeon
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Idade : 38
Localização : Varginha-MG
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 7315
Data de inscrição : 05/01/2009

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por Tio Euler Dom Jun 13, 2010 5:01 pm

Com relação a isso eu tenho a seguinte observação: Como a emissão deste "papel moeda" ficou restrita as altas classes do reino não seria uma atitude de prudencia no rei reter todos os bens desetes individuos autorizados no castelo restringindo ainda mais a possibilidade de fraude. Um ano em ERA é coisa pra caralho??? Com o volume de riqueza e poder que o Reino dos Magos tem controlar esse tipo de fraude nesses patamares de negociação somente restringindo o maximo possível a possibilidade de emissão do documento.
Imaginem só numa sessão de personagens com tentencias caóticas de 17º nivel os magos do grupo decidem criar o caos no reino. o mestre esta fudido. Guerras entre diversos reinos poderiam começãr por isso.....hehehehehe...só uma hipótese! Agora e agentes do rei tivessem esse controle (da riqueza de todos com permissão) em mãos isso pode ser evitado e fica bem mais monarquico!
Tio Euler
Tio Euler
Soldado

Soldado

Número de Mensagens : 329
Idade : 43
Reputação : 5
Pontos : 6118
Data de inscrição : 23/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por druidadp Seg Jun 14, 2010 7:33 pm

Aquela NOTA ali era só uma observação do Fenmarel, acho que não precisa ir pro material oficial, certo.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 45
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29355
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por Fenmarel Seg Jun 14, 2010 9:27 pm

Discordo do Aeon no seguinte ponto:

O valor dos Touris são determinados por uma pessoa que assina o documento. O valor é atestado por essa assinatura. Acho que, por mais que exista organização, o controle de um documento assim nunca será 100% preciso, então o governo se baseará mais na confiança dos cargos a quem é permitido negociar através deste meio.

Curiosidade:
Houve no Rio Grande do Sul um caso que até hoje gera repercussão, onde gerou-se uma moeda paralela chamada de "Pila", se quiserem ler a respeito, podem consultar esse endereço: http://combatevolution.wordpress.com/2010/03/06/pila-a-moeda/

Também é sabido que sua assinatura ficou muito valorizada e que ele emprestava valores a produtores rurais escrevendo a quantia e assinando embaixo (ex. 1000 Pilla) e como ninguém dava "troco" para o papel assinado, mas apenas crédito, ele foi sendo passado adiante e circulou como moeda paralela durante alguns anos.

Não foram um nem dois desses papéis e por isso acho que a função é semelhante ao papel do Touris como moeda: o que vale é a assinatura, que é a garantia de seu pagamento e por isso sua circulação é restrita (e sendo um lugar rico em magia, deve-se ter algum tipo de proteção para verificar, mas nada que torne impossível a falsificação, ela é apenas MUITO difícil).

Se for para ter um melhor controle, sugiro um selo mágico. Todo Touris deve ser assinado na casa da moeda, onde seu valor é reconhecido por um oficial [vou apelidar tais oficiais de Vancers, se tiverem um outro nome, opinem]. Portanto um Vancer é encarregado de avaliar e limitar a quantidade de Touris disponíveis por pessoa ou por instituição através de um controle mágico (o selo pode ser rastreado e assim ele pode saber que um selo já foi devolvido aos cofres reais e um novo pode ser emitido). Enquanto o selo não retornar, nenhum novo Touris pode ser emitido. O limite varia de pessoa para pessoa, evidentemente.

Acho que essa solução também fecha com a idéia proposta pelo Tio Euler, de limitar a emissão para evitar problemas.

O que acham?

PS.: Exato Druida, a "nota" era apenas uma observação pessoal.
Fenmarel
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1205
Idade : 43
Localização : Viamão
Humor : Apaixonado!
Desde quando você joga RPG? : 1995
Reputação : 4
Pontos : 6561
Data de inscrição : 04/05/2010

http://dominiodocaos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por druidadp Seg Jun 14, 2010 9:45 pm

Vamos lá... só agora li com calma todas as observações.

Com relação ao Touris, ele já tem um selo "mágico" que serve exatamente para inibir a falsificação, não que magos falsificadores não possam fazê-lo, veja abaixo - texto transcrito do texto original.

Todos aqueles que emitem Touris devem ter um selo mágico para garantir a autenticidade do documento. Estes selos são fornecidos por alguns magos credenciados pelo Ministério da Magia dentro do reino.

Este selo na verdade é um sinete que "Carimba" mágicamente o documento.

Com relação a fiscalização da emissão dos Touris, por coincidência, acabo de postar um texto sobre impostos que fala dos escrivão que controlam as casas de câmbio... vale a pena dar uma lida lá...
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 45
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29355
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por Aeon Ter Jun 15, 2010 11:49 am

Portanto um Vancer é encarregado de avaliar e limitar a quantidade de Touris disponíveis por pessoa ou por instituição através de um controle mágico (o selo pode ser rastreado e assim ele pode saber que um selo já foi devolvido aos cofres reais e um novo pode ser emitido). Enquanto o selo não retornar, nenhum novo Touris pode ser emitido. O limite varia de pessoa para pessoa, evidentemente.

Isso pode ser trabalhado para ser adicionado ao material.

esta bem mais claro do que eu tentei transmitir no post anterior.
a minha preocupação era como o rei controlava a emissão destes TOuris, mesmo só a nobreza e palacianos emitindo, é preciso um controle de " quantidade" pois o valor discriminado no documento e assinado, representa um crédito e não um dinheiro fisico como na maioria dos comércios medievais.

Enfim, Druida, espero seu alvará final para decidirmos se colocamos ou não mais alguma coisa neste material
Aeon
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Idade : 38
Localização : Varginha-MG
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 7315
Data de inscrição : 05/01/2009

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por druidadp Ter Jun 15, 2010 1:37 pm

Aeon escreveu:
Portanto um Vancer é encarregado de avaliar e limitar a quantidade de Touris disponíveis por pessoa ou por instituição através de um controle mágico (o selo pode ser rastreado e assim ele pode saber que um selo já foi devolvido aos cofres reais e um novo pode ser emitido). Enquanto o selo não retornar, nenhum novo Touris pode ser emitido. O limite varia de pessoa para pessoa, evidentemente.

Não achei esse trecho no texto oficial Aeon, foi tirado de lá?

A questão do controle é feita pelos Escrivãos (palacianos) que são colocados dentro das casas de Câmbio.... a parte de impostos complementa essa parte aqui. Dê uma olhada lá...
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 45
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29355
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por Tio Euler Ter Jun 15, 2010 3:15 pm

Fenmarel, ficou beleza essa estrutura de controle, tenho certeza que o Aeon e o Druida gostaram da Idéia de colocar um escrivão especifico para a emissão destes documentos.

Druida eu acho que o Aeon tirou isso do post do Fenmarel.

Esse lance de criar um sistema monetario a parte do clássico já proposto é muito enriquecerdor para as aventuras. Druida, imagina os personagens do Tuk dando palpite pra confecção desde sistema no jogo?
Tio Euler
Tio Euler
Soldado

Soldado

Número de Mensagens : 329
Idade : 43
Reputação : 5
Pontos : 6118
Data de inscrição : 23/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por Fenmarel Ter Jun 15, 2010 5:51 pm

Pessoal, obrigado pela receptividade à idéia.

O Druida já colocou uma função semelhante (não tão mágica, mais mundana) que é exercida por um escrivão do estado, detalhada aqui: https://rpgbrasil.umforum.net/materiais-e-textos-f127/sistema-de-impostos-no-reino-dos-magos-t1133.htm#16287. Vejam no item Impostos sobre as casas de câmbio.

Druida, os Vancers que mencionei seriam um pouco diferentes dos escrivãos, não representando apenas o rei e tampouco apenas os magos, mas estabelecendo um elo entre os dois regimes paralelos que existem no controle desta região, o que seria feito por essa função específica. Vancers estariam sob a jurisdição dos magos, mas em pé de igualdade com os palacianos, o que acabaria por conectar as duas hierarquias coexistentes.

E assim vamos levando nossa conversa sobre moedas para as taxas e depois para o lado da hierarquia, hehehe.
Fenmarel
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1205
Idade : 43
Localização : Viamão
Humor : Apaixonado!
Desde quando você joga RPG? : 1995
Reputação : 4
Pontos : 6561
Data de inscrição : 04/05/2010

http://dominiodocaos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por Fenmarel Sex Jun 18, 2010 2:30 pm

Acho que esse é o segundo.

Sistema Monetário do Reino dos Magos

O sistema monetário do Reino dos Magos nasceu junto com a fundação do próprio reino e recebeu o nome de TOURIS* (TU-ris). Como no início não havia uma base monetária concreta, os novos colonos deste reino utilizaram uma base de troca para estabelecer seu comércio. Desta forma, tudo que eu produzia eu mesmo trocava com outros produtores, assim eu supria minhas necessidades e eles as suas. Porém, era muito comum alguém necessitar de certa mercadoria e não possuir algo do interesse do vendedor para trocar naquele momento; os interessados então faziam um documento. Este documento era feito pelo comprador, que se comprometia a fornecer o valor de X Touris em mercadorias ao vendedor. Nem sempre, aquele que recebeu o documento ía cobrá-lo do devedor, muitas vezes ele realizava novos negócios e pagava com estes documentos, passando a dívida do comprador para um terceiro e assim sucessivamente. Desta forma, antes mesmo de surgir uma moeda corrente oficial dentro do reino, uma nova forma de transação havia sido criada e ela continua sendo usada até os dias atuais.

Como funciona o sistema Touris
Após alguns anos, e muitos problemas, com relação a este sistema monetário (tais como falsificações, não-cumprimento de acordos descritos no documento ou abuso por parte do vendedor, nos acordos a serem preenchidos no documento), fizeram com que o estado estabelecesse leis para o uso do Touris.

As leis criadas foram:

- Apenas os membros das classes Palacianas, do Clero e do próprio Estado podem emitir Touris. Ninguém é obrigado a fazê-lo, apenas aqueles que desejarem têm a liberdade para fazê-lo.
- O valor do documento deve ser medido apenas em Touris. Cada Touris equivale a 100 Aurils.
- Todos aqueles que emitem Touris devem ter um selo mágico para garantir a autenticidade do documento. Estes selos são fornecidos por alguns magos credenciados, pelo Ministério da Magia, dentro do reino.

Tornou-se muito comum que os fornecedores de Touris tivessem casas de câmbio especializadas para atender tais negociações. Estas casas de câmbio geralmente fazem os seguintes tipos de troca:

Mercadorias <-------------------------------> Touris
Touris <--------------------------------------> Moedas locais
Moedas de outros reinos <-------------> Moedas locais
Moedas de outros reinos <-------------> Touris
Touris de outras casas -------------------> Moedas locais


É claro que uma taxa é cobrada sobre cada uma destas conversões e o valor destas taxas gera certa concorrência entre uma casa de câmbio (também conhecida como Casa de Touris) e outra, porém é muito raro haver alterações entre eles. As Casas de Câmbio são, geralmente, muito bem guarnecidas e contam com grandes celeiros, e cofres repletos de moedas locais. Seus cofres possuem um limite diário de troca, para evitar roubos, assim a maior parte das conversões para moeda, seja local ou de outros reinos, pode ser feita diretamente através da Casa de Câmbio, mas as trocas envolvendo valores elevados podem vir a requerer a requisição de um documento, que é enviado para a Casa da Moeda para que então a quantidade solicitada pelo cambista seja liberada, chegando em até dois dias. Além disso, muitas casas acabam recebendo o direito de monopólio sobre certos artigos e por isso contam com navios de comércio, grandes carroças de carga e mercadores, para que os produtos sejam vendidos em outros reinos ou enviados para o comércio local.

Geralmente os membros da Plebe que possuem terras com grande produção (lembre que plebe não é sinônimo de pobreza, um comerciante Plebeu pode ser muito rico, ele apenas não possui direitos políticos e nem civis), necessitam vender esta produção antes que ela apodreçam em seus celeiros; desta forma, o modo mais rápido é a troca desta produção por Touris. As casas de Touris recebem tal produção e guardam-na em seus próprios celeiros, onde serão revendidas ao Estado ou no comércio local.

É muito comum que os produtores troquem entre si suas mercadorias e usem seus Touris como forma de pagamento. Devemos lembrar que Touris é uma moedas de grande valor e que é usado apenas em grandes negociações. Também é importante ter ciência de que alguns comerciantes podem não aceitar Touris de determinadas Casas de Câmbio.

Além do Touris, que é uma moeda diferenciada dentro do reino, existe a moeda corrente, conhecida como ESTELQUES. Estas são moedas cunhadas em metais de alta pureza, incrustadas com pedras preciosas, e representam o valor corrente para a população do reino.

AS ESTELQUES

Corbel (CÓR-biu)
É a moeda de menor valor dentro do estado. A Corbel é feita de cobre, com formato oval e em seu centro é gravado o brasão do reino. Pesa 6g.

Axulel (a-csu-LÉU)
Moeda pouco corrente, a Axulel tem forma quadrada e é feita de cobre. Em seu centro é fixada uma pequena pedra de quartzo azul. É a moeda com o segundo maior valor no reino. Uma Axulel equivale a 10 Corbel. Pesa 8g.
Curiosidade - Link para Quartzo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzo_azul)

Obsídio (ob-ZI-djo)
Grande moeda circular de cobre, possui uma obsidiana em seu centro e é a terceira moeda mais valiosa do reino. Uma moeda desta equivale a 8 Axulel ou 80 Corbel. Por ser bem maior uma única moeda deste tipo pesa 18g.
Curiosidade - Link para Obsidiana (http://pt.wikipedia.org/wiki/Obsidiana)

Auril (au-RÍL)
Por último temos a valiosa moeda de ouro, uma moeda octogonal com o brasão do reino em ambos os lados. A moeda vale 10 Obsídios ou 80 Axulel ou 800 Corbel e cada uma pesa 12g.

Além destas moedas é muito comum o uso de Gemas como rubis, safiras, diamantes, esmeraldas e ametistas no comércio. Tais gemas têm o valor dado de acordo com sua forma e tamanho. Se a gema tiver um encantamento de retenção de MANA, seu valor será muito acima do valor de mercado. Geralmente os Magos preferem negociar utilizando Gemas, já que estas jóias têm grandes propriedades para reter mana. Outros materiais muito utilizado no comércio incluem pergaminhos e livros, já que o reino preza a literatura, estes são objetos de enorme valor no Reino dos Magos e muitas vezes são usados como uma forma de barganha entre mercadores.

As casas de cunhagem de moedas
Apenas alguns ferreiros dentro do Estado estão autorizado a produzir as moedas correntes; são grande conhecedores de técnicas de purificação de metais e há também grandes mestres na arte da lapidação que os auxiliam na confecção. O ouro minerado para fazer o Auril é muito trabalhado e purificado, assim é comum que este ouro venha a valer mais em outros reinos, por da mesma forma que o ouro de outros reinos vale menos aqui.

Uma vez cunhadas, toda a produção de moedas é enviada para a Casa da Moeda, de onde é distribuida para casas de câmbio e algumas vezes diretamente para o comércio, após ser devidamente registrada nos livros de controle do tesoureiro real. Qualquer ferreiro que produza moedas sem a autorização do Estado é punido com a morte.

* Curiosidade: Touris é o nome dado a um tipo de criação muito usado no início do reino e até os dias atuais. Como grande parte do comércio era feito com esses animais, as pessoas mediam os valores em cabeças de Touris, o que acabou resultando no nome atual da moeda.

Assim que lerem, me digam o que acham!
Falow!
Fenmarel
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1205
Idade : 43
Localização : Viamão
Humor : Apaixonado!
Desde quando você joga RPG? : 1995
Reputação : 4
Pontos : 6561
Data de inscrição : 04/05/2010

http://dominiodocaos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por druidadp Sex Jun 18, 2010 3:04 pm

Perfeito, tópico concluído.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 45
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29355
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por Aeon Dom Jun 20, 2010 2:14 am

Ok,
Use a versão de revisão do Fen. onde ja está todas as adaptações
Aeon
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Idade : 38
Localização : Varginha-MG
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 7315
Data de inscrição : 05/01/2009

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos