Últimos assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário |
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário |
Quem está conectado?
Há 2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar
Sistema Monetário do Reino dos Magos
4 participantes
RPGBrasil.Org :: RPGBRASIL:: Cenário ERA :: CONSELHO DE ERA :: PROJETOS :: CONCLUÍDOS :: LIVRO DOS REINOS: REINO DOS MAGOS - CONCLUÍDO :: Materiais e Textos
Página 1 de 1
Sistema Monetário do Reino dos Magos
Touris é o nome dado ao documento que representa uma importância mercadoria cedida ao estado.
O sistema é bastante complexo e isso dificulta o câmbio realizado entre os reinos.
Um Touris é um documento obtido perante o estado que simboliza a troca de alguma mercadoria em dinheiro, porém esse dinheiro é dado ao comerciante na forma de um documento chamado Touris.
Se um mercador deseja trocar uma saca de grãos em Touris, ele deve se dirigir as casas de troca, pertencentes ao governo, e ali entrega seus grãos ao preço pré-estabelecido pelo estado na época. Ele então recebe um documento assinado e selado que representa o valor que ele tem em a ver com o estado e que pode ser trocado a qualquer momento em uma casa de troca.
Como os Touris são fáceis de levar e de manusear, acabaram por tornar-se uma moeda corrente dentro do reino e é comum a troca de Touris entre mercadores.
O Touris tem seu valor pré-estabelecido no documento e este valor representa as ESTELQUES: moedas cunhadas em pedras e metais preciosos que representam o valor total de riqueza do estado, ao qual um documento Touris pode ser trocado.
As ESTELQUES são:
- Corbel: [pronúncia: CÓRBIL] É a moeda de menor valor dentro do estado. A Corbel é feito com cobre em um formato oval. No centro é gravado o brasão do reino. É uma moeda que pesa em média 6g.
É o menor valor monetário no Reino dos Magos.
- Axulel: [pronúncia: ACSULÉL] uma moeda quadrada feita em cobre e fixada em seu centro uma pequena pedra de quartzo azul. É a segunda moeda de maior valor no reino. Um Axulel equivale a 10 Corbel.
Esta moeda é pouco corrente e são raros os caso de alguém trocar seu Touris por tais moedas. Esta moeda pesa em média 8g.
Curiosidade escreveu:Link para Quatzo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzo_azul
- Obsídio: [pronúncia: OBSÍDIO] Um grande moeda circular de cobre com uma obsidiana em seu centro. É a terceira moeda mais valiosa do reino. Uma moeda desta equivale a 8 Axulel e a 80 Corbel.
Esta moeda é bem maior e chega a pesar 18g.
Curiosidade escreveu:Link para Obsidiana: http://pt.wikipedia.org/wiki/Obsidiana
- Ouréulo: Por último temo a moeda de ouro. Um moeda octagnal com o brasão do reino em ambos os lados. A moeda chega a pesar 12g e vale 10 Obsídios, 80 Axulel e 800 Corbel.
Além destas moedas é muito comum o uso de Gemas como rubi, safiras, diamantes, esmeralda, ametista. Tais gemas tem o valor dado de acordo com sua forma e tamanho. Se a geme tiver um encantamente de retenção de MANA o valor da mesma será muito acima do valor de mercado.
Outro material muito utilizado no comércio são os pergaminhos e livros. Já que o reino presa a literatura, estes são objetos de valores no Reino dos Magose muitas vezes usado como forma de moeda entre mercadores.
CORREÇÃO DO MATERIAL:
O sistema monetário do Reino dos Magos nasceu junto com a fundação do próprio reino e recebeu o nome de TOURIS*.
Como no início não havia uma base monetária concreta, os novos colonos deste reino utilizam a base da troca para estabelecer seu comércio. Aquilo que eu produzia, eu trocava com outros produtores para suprir minhas necessidades e eles suprir as deles.
Porém, era muito comum alguém necessitar de uma mercadoria e então procurar o produtor daquele produto. Como nem sempre o comprador tinha algo de interesse ao vendedor naquele momento, eles então faziam um documento.
O documento era feito pelo comprador onde ele se comprometia a fornecer o valor de X Touris em mercadorias ao vendedor.
Mas nem sempre, aquele que recebeu o documento ia cobrá-lo do dividendo. Muitas vezes ele realizava novos negócios e pagava com estes documentos, passando a dívida do comprador para um terceiro e assim sucessivamente.
Desta forma, antes mesmo de surgir uma moeda corrente dentro do reino, uma nova forma de moeda foi criada, recebendo o nome de Touris* e que continua sendo usada até os dias atuais.
Como funciona o sistema Touris:
Após alguns anos e muitos problemas com relação a este sistema monetário, tais como falsificações, o não cumprimento de acordos descritos no documento ou o abuso por parte do vendedor nos acordos a serem preenchidos no documento, fizeram com que o estado estabelecesse leis para o uso do Touris, que foram:
- Apenas os membros das classes Palacianos, clero e o próprio estado podem emitir Touris. Porém nem todos são obrigados, apenas aqueles que desejarem.
- O valor do documento deve ser medido apenas em Touris que equivalem a um valor de 100 Aurils (cada Touris).
- Todos aqueles que emitem Touris devem ter um selo mágico para garantir a autenticidade do documento. Estes selos são fornecidos por alguns magos credenciados pelo Ministério da Magia dentro do reino.
Tornou-se muito comum que os fornecedores de Touris tivessem casas de câmbio especializadas para atender tais negociações.
Estas casas de câmbio geralmente recebem mercadorias e emitem Touris, recebem seus próprios Touris e trocam por moedas locais, recebem moedas de outros reinos e trocam por moedas locais ou Touris ou recebem Touris de outras casas e trocam por moedas locais. É claro que um taxa é cobrada sobre cada uma destas conversões e é o valor destas taxas que fazem a concorrência entre uma casa de Touris e outra. Porém é muito raro haver alterações entre eles.
As casas de Touris são geralmente muito bem guarnecidas e contam com grandes celeiros e cofres repletos de moedas locais.
Além disso, muitas casas contam com navios de comércio, grande carroças e mercadores, para que os produtos sejam vendidos em outros reinos ou enviados para o comércio local.
Geralmente os membros da Plebe donos de terras (lembrando que não podemos vincular a plebe com pobreza. Um comerciante Plebeu pode ser muito rico, porém ele continua num status social de Plebe) e com grande produção, necessitam vender esta produção antes que ela apodreça em seus celeiros.
Desta forma o modo mais rápido é a troca desta produção em Touris.
As casas de Touris recebem esta produção e guardam-na em celeiros próprios onde serão revendidas ao estado ou no próprio comércio local.
É muito comum que os produtores troquem entre si suas mercadorias e usem seus Touris como forma de pagamento.
Devemos lembrar que Touris é uma moedas de grande valor e são usadas apenas em grandes negociações.
Alguns comerciantes podem aceitar ou não Touris de determinadas casas de troca.
Além dos Touris, que é uma moeda diferenciada dentro do reino, existe a moeda corrente conhecida como ESTELQUES: moedas cunhadas em pedras e metais preciosos que representam o valor corrente da população do reino.
As ESTELQUES são:
- Corbel: [pronúncia: CÓRBIL] É a moeda de menor valor dentro do estado. A Corbel é feito com cobre em um formato oval. No centro é gravado o brasão do reino. É uma moeda que pesa em média 6g.
É o menor valor monetário no Reino dos Magos.
- Axulel: [pronúncia: ACSULÉL] uma moeda quadrada feita em cobre e fixada em seu centro uma pequena pedra de quartzo azul. É a segunda moeda de maior valor no reino. Um Axulel equivale a 10 Corbel.
Esta moeda é pouco corrente, elas pesa em média 8g.
Curiosidade escreveu:Link para Quatzo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzo_azul
- Obsídio: [pronúncia: OBSÍDIO] Um grande moeda circular de cobre com uma obsidiana em seu centro. É a terceira moeda mais valiosa do reino. Uma moeda desta equivale a 8 Axulel ou a 80 Corbel.
Esta moeda é bem maior e chega a pesar 18g.
Curiosidade escreveu:Link para Obsidiana: http://pt.wikipedia.org/wiki/Obsidiana
- Auril: [pronúncia: AURIL] Por último temos a moeda de ouro. Um moeda octagnal com o brasão do reino em ambos os lados. A moeda chega a pesar 12g e vale 10 Obsídios ou 80 Axulel ou 800 Corbel.
Além destas moedas é muito comum o uso de Gemas como rubi, safiras, diamantes, esmeralda, ametista. Tais gemas tem o valor dado de acordo com sua forma e tamanho. Se a gema tiver um encantamente de retenção de MANA, seu valor será muito acima do valor de mercado.
Geralmente os Magos preferem negociar em Gemas, já que estas jóias em grandes propriedades para reter mana.
Outro material muito utilizado no comércio são os pergaminhos e livros. Já que o reino presa a literatura, estes são objetos de valores no Reino dos Magos, muitas vezes usado como forma de moeda entre mercadores.
As casas de fundição de moedas:
Apenas alguns ferreiros dentro do estado estão autorizado em produzir as moedas correntes. São grande conhecedores em purificação de metais e também grande mestres em lapidação de jóias.
O ouro produzido para fazer o Auril é muito trabalhado e purificado, desta forma é comum que este ouro venha a valer mais em outros reinos. Assim como o ouro de outros reinos vale menos aqui.
Qualquer ferreiro que produza moedas sem a autorização do estado é punido com a morte.
* Curiosidade: Touris é o nome dado a um tipo de criação muito usado no início do reino e até os dias atuais. Como grande parte do comércio eram feitas com esses animais, as pessoas mediam os valores das coisas em cabeças de Touris, o que resulto no nome atual da moeda.
Última edição por druidadp em Sex Jun 11, 2010 9:20 am, editado 2 vez(es)
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Boom druid,,, bom, achei muito individual entende.
uma caracteristica bem interessante pro reino, mas cara fiquei um pouco confuso, em como isso funciona no comercio externo, fora do reino, ou com aventureiros que chegam.
eles vão a uma casa de troca do reino, ali eles "compram" um TOURIS com suas moedas normais de outro reino, e então vão "trocando" o valor des TOURIS? conforme consumam os produtos dentro do reino?
tipo achei legal, muito legal. mas um pouco confso tbm.
enfim, este é o material pronto? ja pode ser revisado ou tera mais coisa aqui?
uma caracteristica bem interessante pro reino, mas cara fiquei um pouco confuso, em como isso funciona no comercio externo, fora do reino, ou com aventureiros que chegam.
eles vão a uma casa de troca do reino, ali eles "compram" um TOURIS com suas moedas normais de outro reino, e então vão "trocando" o valor des TOURIS? conforme consumam os produtos dentro do reino?
tipo achei legal, muito legal. mas um pouco confso tbm.
enfim, este é o material pronto? ja pode ser revisado ou tera mais coisa aqui?
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Muito legais as moedas, dá um colorido especial ao reino. Concordo com o Aeon, esses Touris (tem que escrever em maiúsculas?) ficaram um pouco confusos. Se eu entendi bem, eles funcionam apenas para o comércio interno, já que são um documento que o estado concede a quem produz para o estado e facilitam para quem lida com somas muito elevadas, estou certo?
Mas caso funcionem com o mercado externo, ele deve agir apenas enquanto os negociantes estiverem no território dos Magos, ao sair eles deverão se dirigir à casa de câmbio mais próxima para ter sua soma em moeda corrigida (flutuações financeiras! que legal!)... ou não?
Eu não entendi bem, mas acho que existem moedas convencionais, que são chamadas de Estelques e que essa sim é a moeda do Reino... e portanto os valores dos papéis de troca, aka Touris, são expressos na forma de Estelques, certo? Por exemplo, se eu quero perguntar a alguém: "Quanto dinheiro você trouxe?" eu devo dizer "Quantas estelques você trouxe?" Mas acho que no final do documento não fala que ele "Vale 2034 estelques", mas sim "Vale 2034 ouréulos"...
Para concluir, acho que há um erro na descrição dos Ouréulos. O texto diz: Por último temo a moeda de ouro. Um moeda octagnal com o brasão do reino em ambos os lados. A moeda chega a pesar 12g e vale 10 Obsídios, 80 Axulel e 800 Corbel. Mas acho que ele quis dizer "Por último temos a moeda de ouro. Um moeda octagnal com o brasão do reino em ambos os lados. A moeda chega a pesar 12g e equivale a 10 Obsídios ou 80 Axulel ou ainda 800 Corbel".
Abraço!
PS.: Não tem problema eu escrever aqui né? Não tinha escrito em nenhum lugar quem podia postar nesse tópico... hehehe
Mas caso funcionem com o mercado externo, ele deve agir apenas enquanto os negociantes estiverem no território dos Magos, ao sair eles deverão se dirigir à casa de câmbio mais próxima para ter sua soma em moeda corrigida (flutuações financeiras! que legal!)... ou não?
Eu não entendi bem, mas acho que existem moedas convencionais, que são chamadas de Estelques e que essa sim é a moeda do Reino... e portanto os valores dos papéis de troca, aka Touris, são expressos na forma de Estelques, certo? Por exemplo, se eu quero perguntar a alguém: "Quanto dinheiro você trouxe?" eu devo dizer "Quantas estelques você trouxe?" Mas acho que no final do documento não fala que ele "Vale 2034 estelques", mas sim "Vale 2034 ouréulos"...
Para concluir, acho que há um erro na descrição dos Ouréulos. O texto diz: Por último temo a moeda de ouro. Um moeda octagnal com o brasão do reino em ambos os lados. A moeda chega a pesar 12g e vale 10 Obsídios, 80 Axulel e 800 Corbel. Mas acho que ele quis dizer "Por último temos a moeda de ouro. Um moeda octagnal com o brasão do reino em ambos os lados. A moeda chega a pesar 12g e equivale a 10 Obsídios ou 80 Axulel ou ainda 800 Corbel".
Abraço!
PS.: Não tem problema eu escrever aqui né? Não tinha escrito em nenhum lugar quem podia postar nesse tópico... hehehe
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Ae, tô gostando de ver isso aqui. Fenmarel.... daqui a pouco se vamos tornar você um dos membros da Equipe heim. Parabéns pelas observações. Realmente, quiz dar um tom diferenciado ao reino dos Magos, pois vejo o mesmo como um reino mais culto e mais evoluído intelectualmente... numa transição do Medieval para o início da Renascença. Com grande incentivo a arte e a literatura... desta forma pensei no início das notas...
Ficou mesmo confuso, preciso melhorar. Aeon, aguarde um pouco para que eu melhore o texto e se possível com a ajuda do Fenmarel, professor de português
Então... os Touris são realmente documentos válidos apenas dentro do estado do Reino dos Magos e são obtidos por aqueles que negociam com o estado, grande fazendeiros que vendem sua produção ao estado por exemplo.
Eles representam valor em Estelques, que são a moeda corrente. Porém um grande número de Touris são usados como forma de troca, igual ao papel moeda mesmo.... a idéia era essa.
Sobre a conversão das moedas para os outros reinos... depois temos de fazer um mini livro sobre isso, como um reino negocia moedas com outro e se existe um tipo de moeda universal, como o SAL que era muito usado na idade média.
Vou revisar esse texto antes de liberar a versão Final AEON... então aguarde um cadim.
Ficou mesmo confuso, preciso melhorar. Aeon, aguarde um pouco para que eu melhore o texto e se possível com a ajuda do Fenmarel, professor de português
Então... os Touris são realmente documentos válidos apenas dentro do estado do Reino dos Magos e são obtidos por aqueles que negociam com o estado, grande fazendeiros que vendem sua produção ao estado por exemplo.
Eles representam valor em Estelques, que são a moeda corrente. Porém um grande número de Touris são usados como forma de troca, igual ao papel moeda mesmo.... a idéia era essa.
Sobre a conversão das moedas para os outros reinos... depois temos de fazer um mini livro sobre isso, como um reino negocia moedas com outro e se existe um tipo de moeda universal, como o SAL que era muito usado na idade média.
Vou revisar esse texto antes de liberar a versão Final AEON... então aguarde um cadim.
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Eu até pensei em fazer essa ligação com o Sal mesmo.
Olha, no mundo real da Idade Média eles trocavam principalmente pelo peso dos metais raros (principalmente prata e ouro) convertidos de acordo com variações da economia. Mas pra ser bem sincero, eu não entendo muito bem como eles se comunicavam nessa época pra saber quando valia mais ou quando valia menos em determinados lugares e, para um jogo de RPG, acho que não seria muito prático seguir isso ao pé da letra... uma opção seria assumir que o mercado geralmente flutua 10 a 20% par mais ou para menos e a partir daí fazer as conversões.
Exemplo:
Eu chego ao Reino dos Magos com 1000 moedas de ouro e as converto em Touris por um valor de 800 Ouréulos. Nesse caso a moeda dos Magos esta em alta e eu assumi uma variação de 20% (200 moedas) para mais. Se estivesse em baixa, eu teria obtido minhas Touris no valor de 1200 Ouréulos, que me daria um poder de compra maior (assim como alguém que chega cheio de dólares aqui no Brasil).
Se vocês quiserem que se pareça mais com a realidade da Idade Média, pode ser uma ótima solução... Ou então pode-se medir a pureza para uma taxa fixa de um reino para outro. Nesse caso acrescentem uma entrada nos reinos indicando Pureza dos Metais Nobres onde o valor base é a pureza do ouro da capital, que equivale ao zero. Cidades onde a mineração seja mais pura são indicados com essa porcentagem (+5%) em uma variação que pode alcançar até 20%, assim como para menos (-5%).
É legal ver a reação dos jogadores quando o dinheiro não vale sempre a mesma coisa em todo lugar. Eu já fiz muito isso. Quem viajava de Mystara para Toril nos meus jogos ficava extremamente feliz, pois as moedas de Mystara tinham duas vezes o tamanho das de Toril e eram muito mais puras, fazendo com que um dobrão de ouro de Mystara valesse cinco moedas de ouro em Toril. Bom demais né?
Aproveitando que estamos falando sobre dinheiro, falemos também sobre taxas!
Pensei hoje no seguinte: são cobradas taxas para cruzar com mercadorias de um reino para outro? E de uma cidade para outra?
Existe algum tipo de taxa para cruzar as fronteiras do reino? Na Idade Média isso se tornou comum e costumava-se dizer que tais valores serviam para que o rei melhorasse as estradas (vou continuar o assunto sobre as estradas em breve).
Jogar RPG me fez ver por que eu jamais me candidatarei a prefeito: MUITAS coisas a se fazer. Coisas DEMAIS. No papel já dão trabalho o suficiente, acho que na vida real um prefeito teria que ganhar muito dinheiro para administrar uma cidade...
Recebi um e-mail interessante hoje falando sobre a circulação do dinheiro. Enviei para o e-mail da RPG Brasil.org, espero que gostem.
Olha, no mundo real da Idade Média eles trocavam principalmente pelo peso dos metais raros (principalmente prata e ouro) convertidos de acordo com variações da economia. Mas pra ser bem sincero, eu não entendo muito bem como eles se comunicavam nessa época pra saber quando valia mais ou quando valia menos em determinados lugares e, para um jogo de RPG, acho que não seria muito prático seguir isso ao pé da letra... uma opção seria assumir que o mercado geralmente flutua 10 a 20% par mais ou para menos e a partir daí fazer as conversões.
Exemplo:
Eu chego ao Reino dos Magos com 1000 moedas de ouro e as converto em Touris por um valor de 800 Ouréulos. Nesse caso a moeda dos Magos esta em alta e eu assumi uma variação de 20% (200 moedas) para mais. Se estivesse em baixa, eu teria obtido minhas Touris no valor de 1200 Ouréulos, que me daria um poder de compra maior (assim como alguém que chega cheio de dólares aqui no Brasil).
Se vocês quiserem que se pareça mais com a realidade da Idade Média, pode ser uma ótima solução... Ou então pode-se medir a pureza para uma taxa fixa de um reino para outro. Nesse caso acrescentem uma entrada nos reinos indicando Pureza dos Metais Nobres onde o valor base é a pureza do ouro da capital, que equivale ao zero. Cidades onde a mineração seja mais pura são indicados com essa porcentagem (+5%) em uma variação que pode alcançar até 20%, assim como para menos (-5%).
É legal ver a reação dos jogadores quando o dinheiro não vale sempre a mesma coisa em todo lugar. Eu já fiz muito isso. Quem viajava de Mystara para Toril nos meus jogos ficava extremamente feliz, pois as moedas de Mystara tinham duas vezes o tamanho das de Toril e eram muito mais puras, fazendo com que um dobrão de ouro de Mystara valesse cinco moedas de ouro em Toril. Bom demais né?
Aproveitando que estamos falando sobre dinheiro, falemos também sobre taxas!
Pensei hoje no seguinte: são cobradas taxas para cruzar com mercadorias de um reino para outro? E de uma cidade para outra?
Existe algum tipo de taxa para cruzar as fronteiras do reino? Na Idade Média isso se tornou comum e costumava-se dizer que tais valores serviam para que o rei melhorasse as estradas (vou continuar o assunto sobre as estradas em breve).
Jogar RPG me fez ver por que eu jamais me candidatarei a prefeito: MUITAS coisas a se fazer. Coisas DEMAIS. No papel já dão trabalho o suficiente, acho que na vida real um prefeito teria que ganhar muito dinheiro para administrar uma cidade...
Recebi um e-mail interessante hoje falando sobre a circulação do dinheiro. Enviei para o e-mail da RPG Brasil.org, espero que gostem.
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
email de Fenmarel escreveu:Veja só que matemática interessante
Maio de 2009, numa cidade litorânea do RS, muito frio e mar agitado, a cidade parece deserta... Os habitantes, endividados e vivendo as custas de crédito.
Por sorte chega um viajante rico, entra num pequeno hotel, saca 2 notas de R$ 100,00, põe no balcão e pede para ver um quarto.
Enquanto o viajante vê o quarto, o gerente do hotel sai correndo com as duas notas de R$ 100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro.
Este, pega as duas notas e vai até um criador de suínos a quem deve e paga tudo.
O criador, por sua vez, pega também as duas notas e corre ao veterinário para liquidar sua dívida.
O veterinário, com a duas notas em mãos, vai até a zona pagar o que devia a uma prostituta (em tempos de crise essa classe também trabalha a crédito).
A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde, ás vezes, levava seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas acomodações, e paga a conta.
Nesse momento, o gringo chega novamente ao balcão, pede as duas notas de volta, agradece e diz não ser o que esperava e sai do hotel e da cidade.
Ninguém ganhou nenhum vintém, porém agora toda a cidade vive sem dívidas e com o crédito restaurado, e começa a ver o futuro com confiança!
MORAL DA HISTÓRIA: Quando o dinheiro circula, não há crise!!!
Pra ninguém ficar curioso, tá ai o e-mail acima.
Sobre as taxas de câmbio, acredito que iremos precisar de um livro só para isso quando todos os reinos estiverem devidamente prontos. Mas é claro, alguém já pode ir começando se o assunto interessar.
Colocar uma variação em % é interessante ou como o exemplo que você deu, sobre a pureza é muito interessante também. No livro sobre a conversão de moedas, podemos criar tabelas por cidades até.... mas realmente é um assunto para um novo projeto e um novo livro só para isso
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Materiais opcionais, aquela coisa que nem todos gostam... mas é como diz o ditado:
"Sempre tem um pé torto pr'um chinelo velho."
Alguém aí gosta de matemática financeira?
Hehehe
"Sempre tem um pé torto pr'um chinelo velho."
Alguém aí gosta de matemática financeira?
Hehehe
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Hahahaha.... verdade.... fazer esse livro vai exigir muito, mas se não tiver voluntários a Equipe da RPGBrasil.Org, devagarzinho vai chegar lá... e vai sobrar pro Druida aqui gastar horas de pesquisa na NET.... adianta um livrinho de APOIO lá Fenmarel.
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Já dizia o Chapolin Colorado:
"Palma, palma, não priêmos cânico..."
Mas vou seguir a filosofia de Jack, o Estripador: uma parte de cada vez.
Primeiro vamos ver qual irei fazer dentre os que estão em votação. Particularmente estou acreditando em uma disputa acirrada entre os que estão na frente, por que um é sobre o grande meio de transporte que revolucionou a antiguidade, enquanto o outro é a verdadeira magia, aquela que até os guerreiros podem fazer se tiverem astúcia o suficiente, mas que era ensinada apenas a grupos muito seletos (Merlin pode ter sido um mago lendário, mas sua magia era real, não fantasiosa).
Se não tivermos um resultado em 10 dias, vamos fazer uma nova votação só com os dois mais bem colocados.
"Palma, palma, não priêmos cânico..."
Mas vou seguir a filosofia de Jack, o Estripador: uma parte de cada vez.
Primeiro vamos ver qual irei fazer dentre os que estão em votação. Particularmente estou acreditando em uma disputa acirrada entre os que estão na frente, por que um é sobre o grande meio de transporte que revolucionou a antiguidade, enquanto o outro é a verdadeira magia, aquela que até os guerreiros podem fazer se tiverem astúcia o suficiente, mas que era ensinada apenas a grupos muito seletos (Merlin pode ter sido um mago lendário, mas sua magia era real, não fantasiosa).
Se não tivermos um resultado em 10 dias, vamos fazer uma nova votação só com os dois mais bem colocados.
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Galera eu estava dando uma lida nos posts acima e lembrei de uma coisa muito interessante, vamos lá:
Na idade média, como hoje também, o ouro e as pedras preciosas eram o lastro econômico dos paises...Muito bem...Porém, mais do que esses minerais, o lastro econômico do pais era medido pela quantidade de grãos e carne de corte possuida pelos nobres vassalos do rei....Fato histórico!!!!!Então para determinar essa procentagem que nosso nobre amigo Fenmarel falou, e que era exatamente assim o determinado na antiguidade, teremos que determinar as áreas produtivas dos reinos e suas porcentagens amarzenadas para determinar quanto de dinheiro, ou melhor, o tamanho do dinheiro daquele reino. Por exemplo (levando em conta o fator realidade):
O reino dos magos tinha um alstro economico minimo durante a ocupação dos mortos-vivos no norte pois seu territorio produtivo era limitado pela Floresta Negra, Reino Drow e Belthor. O que, é claro, foi devidamente corrigido logo após o Conto do Avatar, que possibilitou aquela área, antes inospita, se tornar uma area produtiva agricola.
Fugi bem do assunto mas acho que deu pra vocês entenderem um pouco né??? Primeiro grãos, depois minerio...porém num reino mágico....primeiro magia, depois grãos, depois minerio!!!!!!
Na idade média, como hoje também, o ouro e as pedras preciosas eram o lastro econômico dos paises...Muito bem...Porém, mais do que esses minerais, o lastro econômico do pais era medido pela quantidade de grãos e carne de corte possuida pelos nobres vassalos do rei....Fato histórico!!!!!Então para determinar essa procentagem que nosso nobre amigo Fenmarel falou, e que era exatamente assim o determinado na antiguidade, teremos que determinar as áreas produtivas dos reinos e suas porcentagens amarzenadas para determinar quanto de dinheiro, ou melhor, o tamanho do dinheiro daquele reino. Por exemplo (levando em conta o fator realidade):
O reino dos magos tinha um alstro economico minimo durante a ocupação dos mortos-vivos no norte pois seu territorio produtivo era limitado pela Floresta Negra, Reino Drow e Belthor. O que, é claro, foi devidamente corrigido logo após o Conto do Avatar, que possibilitou aquela área, antes inospita, se tornar uma area produtiva agricola.
Fugi bem do assunto mas acho que deu pra vocês entenderem um pouco né??? Primeiro grãos, depois minerio...porém num reino mágico....primeiro magia, depois grãos, depois minerio!!!!!!
Tio EulerSoldado - Número de Mensagens : 329
Idade : 43
Reputação : 5
Pontos : 6118
Data de inscrição : 23/09/2008
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Muito bem colocado Tio Euler, não havia pensado por esse lado ainda... de que adianta minério se nao tem comida.
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Cara, isso foi ótimo!
Eu também não me dei conta desse "detalhe".
Agora já temos uma linha base para as variações monetárias.
Estou vendo uma série de vídeos que Philip Daileader fez, falando sobre a Idade Média desde seu começo, na Baixa Idade Média, até seu ápice e decadência. Eu lembro de ter lido nos comentários do próprio Druida que a idéia de ERA estava mais voltada para a baixa Idade Média, que era um tempo de pouquíssimo conhecimento e muito medo (a época das grandes pragas, que mataram milhões), mas já percebi que essa não é uma situação que se reflita em todos os Reinos de ERA. Então estou vendo se acrescento algo nessa questão de Baixa Idade Média... Em breve espero ter algo!
Eu estou vendo em inglês puro, já que não tem legendas para os vídeos, mas se alguém quiser assistir é só pedir que eu passo o link para download.
Eu também não me dei conta desse "detalhe".
Agora já temos uma linha base para as variações monetárias.
Estou vendo uma série de vídeos que Philip Daileader fez, falando sobre a Idade Média desde seu começo, na Baixa Idade Média, até seu ápice e decadência. Eu lembro de ter lido nos comentários do próprio Druida que a idéia de ERA estava mais voltada para a baixa Idade Média, que era um tempo de pouquíssimo conhecimento e muito medo (a época das grandes pragas, que mataram milhões), mas já percebi que essa não é uma situação que se reflita em todos os Reinos de ERA. Então estou vendo se acrescento algo nessa questão de Baixa Idade Média... Em breve espero ter algo!
Eu estou vendo em inglês puro, já que não tem legendas para os vídeos, mas se alguém quiser assistir é só pedir que eu passo o link para download.
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Correção do Material.... acho que agora ficou mais claro... usei algumas coisas dos comentários também para melhorar o material.
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Acho que a idéia de cada uma dessas casas de troca possuir moeda em grandes quantidades não é algo muito saudável... se me permite uma sugestão:
Tornou-se muito comum que os fornecedores de Touris tivessem casas de câmbio especializadas para atender tais negociações. Estas casas de câmbio geralmente fazem os seguintes tipos de troca:
Mercadorias <> Touris
Touris <> moedas locais
Moedas de outros reinos <> moedas locais
Moedas de outros reinos <> Touris
Touris de outras casas > moedas locais
É claro que um taxa é cobrada sobre cada uma destas conversões e o valor destas taxas gera uma concorrência entre uma casa de Touris e outraPorém é muito raro haver alterações entre eles, ainda que as taxas raramente mudem.
As casas de Touris são geralmente muito bem guarnecidas e contam com grandes celeirose cofres repletos de moedas locais e seus cofres possuem um limite diário de troca, para evitar roubos. Assim a maior parte das conversões para moeda, seja local ou de outros reinos, pode ser feita diretamente através da casa de câmbio, mas as trocas envolvendo valores elevados podem vir a requerer a emissão de um documento para a casa da moeda, que então retornará a quantidade requisitada pelo cambista em até dois dias.
Além disso, muitas casas acabam recebendo o direito de monopólio sobre certos artigos e por isso contam com navios de comércio, grande carroças e mercadores, para que os produtos sejam vendidos em outros reinos ou enviados para o comércio local.
*NOTA: era comum que alguns membros dessas classes mais influentes, como acaba se tornando o caso dos cambistas, recebesse do rei o direito de monopólio, evitando que outros pudessem negociar os mesmos produtos e fazendo com que as famílias que detinham tal direito enriquecessem rapidamente. Mas não esqueçamos que eles também tem que pagar um tributo ao rei... por isso as taxas sobre conversões de moeda.
Questões e opiniões:
Touris é uma palavra masculina ou feminina? A Touris ou O Touris? Acho que feminina fica mais legal.
A moeda Auril é octogonal e não octagonal.
Outra sugestão:
As casas de fundição de moedas:
Apenas alguns ferreiros dentro do estado estão autorizadoem a produzir as moedas correntes; são grande conhecedores em de técnicas de purificação de metais. Há também grandes mestres em na arte da lapidação de jóias que os auxiliam na confecção.
O ouro produzido para fazer o Auril é muito trabalhado e purificado, desta forma é comum que este ouro venha a valer mais em outros reinos. Assim como o ouro de outros reinos vale menos aqui.
Toda a produção de moedas é enviada para a Casa da Moeda, de onde é distribuida para casas de câmbio e algumas vezes diretamente para o comércio, após ser devidamente registrada nos livros de controle do tesoureiro real.
Qualquer ferreiro que produza moedas sem a autorização do estado é punido com a morte.
*NOTA: O governo precisa ter um controle da quantidade de moedas produzidas para não exceder seu custo de produção, uma vez que os próprios ferreiros e joalheiros que trabalham em sua confecção são pagos para tal produção e, em especial os joalheiros, são bem pagos.
Tornou-se muito comum que os fornecedores de Touris tivessem casas de câmbio especializadas para atender tais negociações. Estas casas de câmbio geralmente fazem os seguintes tipos de troca:
Mercadorias <> Touris
Touris <> moedas locais
Moedas de outros reinos <> moedas locais
Moedas de outros reinos <> Touris
Touris de outras casas > moedas locais
É claro que um taxa é cobrada sobre cada uma destas conversões e o valor destas taxas gera uma concorrência entre uma casa de Touris e outra
As casas de Touris são geralmente muito bem guarnecidas e contam com grandes celeiros
Além disso, muitas casas acabam recebendo o direito de monopólio sobre certos artigos e por isso contam com navios de comércio, grande carroças e mercadores, para que os produtos sejam vendidos em outros reinos ou enviados para o comércio local.
*NOTA: era comum que alguns membros dessas classes mais influentes, como acaba se tornando o caso dos cambistas, recebesse do rei o direito de monopólio, evitando que outros pudessem negociar os mesmos produtos e fazendo com que as famílias que detinham tal direito enriquecessem rapidamente. Mas não esqueçamos que eles também tem que pagar um tributo ao rei... por isso as taxas sobre conversões de moeda.
Questões e opiniões:
Touris é uma palavra masculina ou feminina? A Touris ou O Touris? Acho que feminina fica mais legal.
A moeda Auril é octogonal e não octagonal.
Outra sugestão:
As casas de fundição de moedas:
Apenas alguns ferreiros dentro do estado estão autorizado
O ouro produzido para fazer o Auril é muito trabalhado e purificado, desta forma é comum que este ouro venha a valer mais em outros reinos. Assim como o ouro de outros reinos vale menos aqui.
Toda a produção de moedas é enviada para a Casa da Moeda, de onde é distribuida para casas de câmbio e algumas vezes diretamente para o comércio, após ser devidamente registrada nos livros de controle do tesoureiro real.
Qualquer ferreiro que produza moedas sem a autorização do estado é punido com a morte.
*NOTA: O governo precisa ter um controle da quantidade de moedas produzidas para não exceder seu custo de produção, uma vez que os próprios ferreiros e joalheiros que trabalham em sua confecção são pagos para tal produção e, em especial os joalheiros, são bem pagos.
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Vamos procurar não colocar mais de uma coisa para a mesma pessoa fazer. Um dos grandes atrativos do passado é a especialização (cada pessoa fazia aquilo que sabe MUITO bem), algo que está sendo desvalorizado no nosso mundo atual.
Então não deve ter um ferreiro que faça armas e armaduras; mesmo que saiba fazer tanto armas quanto armaduras, o ferreiro achará melhor fazer só armas e contratar outras pessoas para fazerem as armaduras, que são mais trabalhosas.
Esse tipo de coisas.
Então não deve ter um ferreiro que faça armas e armaduras; mesmo que saiba fazer tanto armas quanto armaduras, o ferreiro achará melhor fazer só armas e contratar outras pessoas para fazerem as armaduras, que são mais trabalhosas.
Esse tipo de coisas.
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Perfeito Fenmarel, ótimas correções, acho que poupou o trabalho do AEON...
AEON, por mim pode adotar as alterações sugeridas pelos Fenmarel como oficiais.
AEON, por mim pode adotar as alterações sugeridas pelos Fenmarel como oficiais.
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Realmente, vi que teve um update no material, rsrs
eu tinha comentado sobre o mesmo mas nao pude acompanhar a progressão.
como falei com o druida, hj a noite eu passo o pente fino, e a revisão oficial pra ser lançada no tópico.
eu tinha comentado sobre o mesmo mas nao pude acompanhar a progressão.
como falei com o druida, hj a noite eu passo o pente fino, e a revisão oficial pra ser lançada no tópico.
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Acho que agora sim este tópico está resolvido.
Hehehe
E vamos que vamos!
Hehehe
E vamos que vamos!
Re: Sistema Monetário do Reino dos Magos
Galera perfeito,
Olha só,,, vamos montar um grupo de investidores em estatáis ,ações de multinacionais e largar o Projeto Pandora...
shaushaushaushaushasuhaushausha..
Vi que o material foi muito bem desenvolvido, e achei facinante a proposta do Fenmarel, muito legal msm..
Da diferença de valores, sendo esse baseado no valor do recurso do Reino
Enfim vou mandar esse tópico para revisão, e ja posta-la.
Olha só,,, vamos montar um grupo de investidores em estatáis ,ações de multinacionais e largar o Projeto Pandora...
shaushaushaushaushasuhaushausha..
Vi que o material foi muito bem desenvolvido, e achei facinante a proposta do Fenmarel, muito legal msm..
Da diferença de valores, sendo esse baseado no valor do recurso do Reino
Enfim vou mandar esse tópico para revisão, e ja posta-la.
Tópicos semelhantes
» Características do Reino dos Magos
» Sistema de Impostos no Reino dos Magos
» Sistema de Impostos no Reino dos Magos
» Sistema Monetário de Belthor
» População do Reino dos Magos
» Sistema de Impostos no Reino dos Magos
» Sistema de Impostos no Reino dos Magos
» Sistema Monetário de Belthor
» População do Reino dos Magos
RPGBrasil.Org :: RPGBRASIL:: Cenário ERA :: CONSELHO DE ERA :: PROJETOS :: CONCLUÍDOS :: LIVRO DOS REINOS: REINO DOS MAGOS - CONCLUÍDO :: Materiais e Textos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Set 21, 2021 9:33 pm por draculino
» ANÕES DA SUPERFICIE
Qui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp
» Armadura de Combate - Golias z36
Qui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp
» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
Seg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp
» Sou novo no Fórum
Sex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp
» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
Sex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp
» MESA DE ARTISTAS
Sáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp
» MESAS DE JOGOS
Sáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp
» PODCAST
Sáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp
» MESA DE ARTISTAS
Sáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp
» JOGOS INDIE
Sáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp
» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
Dom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp
» Criaturas Planares
Sex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp