RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.

Participe do fórum, é rápido e fácil

RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
RPGBrasil.Org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Anijiö - Elfos Alados
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeTer Set 21, 2021 9:33 pm por draculino

» ANÕES DA SUPERFICIE
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeQui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp

» Armadura de Combate - Golias z36
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeQui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeSeg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp

» Sou novo no Fórum
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp

» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp

» MESAS DE JOGOS
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp

» PODCAST
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp

» JOGOS INDIE
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeDom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp

» Criaturas Planares
(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes I_icon_minitimeSex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar

Esqueci-me da senha

Visitas
Flag Counter

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

5 participantes

Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por druidadp Ter Abr 28, 2020 4:41 pm

PALESTRANTE: José Noce

Converse com o palestrante, envie perguntas e dúvidas para que ele possa colocar em seu vídeo
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Dúvidas Prévias

Mensagem por José Noce Sáb maio 16, 2020 1:02 am

Sejam bem vindos à palestra Narrando RPG para Crianças e Adolescentes. Ela ainda vai ao ar dia 31/05, às 18 hs. Mas até lá, que tal a gente trocar uns dois dedinhos de prosa?

Vocês já chegaram a narrar para crianças ou adolescentes alguma vez? O que acharam da experiência? Tiveram alguma dificuldade ou a sessão fluiu numa boa? E os pequenos gostaram, você conseguiu prender a atenção deles? Compartilhe aqui com a gente as suas experiências, vamos trocar algumas figurinhas!

Valeu!
José Noce
José Noce
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 18
Idade : 43
Localização : Belo Horizonte - MG
Desde quando você joga RPG? : Desde 1995
Reputação : 0
Pontos : 1462
Data de inscrição : 14/04/2020

http://macunaimagames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Re: (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por Diogo Kverna Seg maio 18, 2020 10:10 pm

Fala meu caro José!!! Eu já narrei para crianças e como foi de surpresa, no começo fiquei assustado. Mas rapidamente adaptei a dinâmica para o público. Foi muito bom, principalmente ver as crianças pulando quando saia um número maior do que 10 no D20!!! Foi um desafio, mas teve um resultado muito satisfatório!!! Já estou me preparando para narrar para o meu filho (ainda tem 3 anos, mas daqui a pouco já se concentra) e para minha sobrinha (ela jantem 4).
Diogo Kverna
Diogo Kverna
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 7
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte
Desde quando você joga RPG? : 2000.
Reputação : 0
Pontos : 1905
Data de inscrição : 16/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Re: (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por José Noce Ter maio 19, 2020 12:15 am

Bacana Diogo, vc ter conseguido se adaptar assim no calor do momento. Mas vc tem a vantagem de ser professor, isso ajuda mto nessa hora. Espero que essa palestra ajude a incrementar ainda mais a sua habilidade para narrar pra crcianças. Um grande abraço!
José Noce
José Noce
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 18
Idade : 43
Localização : Belo Horizonte - MG
Desde quando você joga RPG? : Desde 1995
Reputação : 0
Pontos : 1462
Data de inscrição : 14/04/2020

http://macunaimagames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Re: (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por Diogo Kverna Ter maio 19, 2020 3:19 am

Com certeza vai. Trocar experiência com você e ouvir seus comentários sempre foi algo que me ajudou a crescer!!!
Diogo Kverna
Diogo Kverna
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 7
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte
Desde quando você joga RPG? : 2000.
Reputação : 0
Pontos : 1905
Data de inscrição : 16/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Re: (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por druidadp Ter maio 19, 2020 8:37 am

Diogo Kverna escreveu:Fala meu caro José!!! Eu já narrei para crianças e como foi de surpresa, no começo fiquei assustado. Mas rapidamente adaptei a dinâmica para o público. Foi muito bom, principalmente ver as crianças pulando quando saia um número maior do que 10 no D20!!! Foi um desafio, mas teve um resultado muito satisfatório!!! Já estou me preparando para narrar para o meu filho (ainda tem 3 anos, mas daqui a pouco já se concentra) e para minha sobrinha (ela jantem 4).

Só uma curiosidade, qual a idade das crianças quando você narrou para elas?
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Re: (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por Diogo Kverna Ter maio 19, 2020 11:21 am

Elas tinham entre 5 e 7 anos. Foram uns 5 grupos, com umas 3 ou 4 crianças.
Diogo Kverna
Diogo Kverna
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 7
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte
Desde quando você joga RPG? : 2000.
Reputação : 0
Pontos : 1905
Data de inscrição : 16/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Re: (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por Negresko Ter maio 26, 2020 12:14 pm

Boa tarde.

Recentemente narrei para um grupo com 6 pessoas e as seguintes idades: 17, 14, 10 e 8 anos.

A criança de 8 anos foi a pessoa que melhor interpretou e jogou, de modo geral. Mas fiquei com uma questão em mente:

No combate essa criança mostrou ter uma baita bagagem de golpes, danos e textos com linguagem até forte (- Vou arrancar a sua alma, monstro!)

Até que ponto devo achar isso LEGAL e quando saberei que está passando do ponto? Minha mestragem deve influenciar e ajustar isso, ou evitar dar mais corda e apenas ajustar?

E se a criança achar mais chato uma narração mais leve, o que eu faço?
Negresko
Negresko
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 8
Idade : 31
Localização : Ribeirão Preto
Desde quando você joga RPG? : 2010
Reputação : 0
Pontos : 1419
Data de inscrição : 17/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Re: (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por José Noce Ter maio 26, 2020 7:03 pm

Diogo Kverna escreveu:Com certeza vai. Trocar experiência com você e ouvir seus comentários sempre foi algo que me ajudou a crescer!!!

O msm digo eu camarada! Tb tô ansioso pra participar da sua palestra. Até lá! Very Happy
José Noce
José Noce
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 18
Idade : 43
Localização : Belo Horizonte - MG
Desde quando você joga RPG? : Desde 1995
Reputação : 0
Pontos : 1462
Data de inscrição : 14/04/2020

http://macunaimagames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Re: (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por José Noce Ter maio 26, 2020 7:41 pm

Negresko escreveu:Boa tarde.

Recentemente narrei para um grupo com 6 pessoas e as seguintes idades: 17, 14, 10 e 8 anos.

A criança de 8 anos foi a pessoa que melhor interpretou e jogou, de modo geral. Mas fiquei com uma questão em mente:

No combate essa criança mostrou ter uma baita bagagem de golpes, danos e textos com linguagem até forte (- Vou arrancar a sua alma, monstro!)

Até que ponto devo achar isso LEGAL e quando saberei que está passando do ponto? Minha mestragem deve influenciar e ajustar isso, ou evitar dar mais corda e apenas ajustar?

E se a criança achar mais chato uma narração mais leve, o que eu faço?

Um grupo com uma faixa etária bem variada esse! Às vezes é mto difícil conciliar um grupo com adolescentes e crianças. Pq por um lado a "calibragem" por assim dizer tem que ser baseada nas crianças, pra td mundo conseguir entender e imergir no jogo. E por outro, adolescentes tendem a repudiar coisas que remetam à infância pra poderem afirmar a sua "maturidade". Mas eu falo mais baseado na minha vivência pessoal - tanto a minha própria qto observando hj jovens do meu convívio - do que propriamente baseado em estudos mais aprofundados sobre o tema.

Esse mlk ae não é hemorróida, mas tb tem sangue nos zóio heim kkkkkk! À princípio, pelo seu relato, não tem nada demais nesse feeling que ele tem. Tomo isso até como uma medida de quão bem vc consegue prender a atenção dos seus jogadores. Meus parabéns! Porém, é importante vc observar dois indicadores que poderiam acionar um "sinal amarelo".

O primeiro seria ele reproduzir algum tipo de comportamento que fosse muito violento na vida real e de forma recorrente. Mas eu tô falando assim de coisa em excesso, pq eu acho que a violência não deve ser ignorada e nem suprimida, mas sim entendida, pois ela é um aspecto da nossa natureza.

O segundo indicador seria ele sempre recorrer à violência durante o jogo, msm que hajam outras possibilidades de ação ou msm que essa violência não extrapole pra vida real. Esse é o tipo de jogador que eu costumo chamar de "cabeça de martelo", pois vive batendo a cabeça na parede enquanto martela a msm tecla na hora de agir.

Em ambos os casos, uma das formas de mostrar pra criança que há outras maneiras de se resolver conflitos seria através de um sistema de ação e conseqüência. Inclusive eu falo mais à respeito desse assunto numa matéria que eu fiz no blog do meu studio Macunaíma Games. Ela faz parte de um livro com dicas pra mestres que eu escrevi em 2017, chamado "Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!" Tae o link da matéria:
https://macunaimagames.blogspot.com/2017/05/como-lidar-com-jogadores-cabeca-de.html
José Noce
José Noce
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 18
Idade : 43
Localização : Belo Horizonte - MG
Desde quando você joga RPG? : Desde 1995
Reputação : 0
Pontos : 1462
Data de inscrição : 14/04/2020

http://macunaimagames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Veja aqui a Palestra

Mensagem por José Noce Ter maio 26, 2020 7:59 pm

Olá galera. Como esta Palestra é um oferecimento da RPGCON, durante o evento eu priorizarei responder as perguntas feitas por aqui. E somente após o término do evento - ou seja, do dia 01/06/2020 em diante - que eu começarei a responder dúvidas e outros comentários feitos no You Tube.

Sem mais delongas, tae o vídeo. Boa Palestra!

José Noce
José Noce
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 18
Idade : 43
Localização : Belo Horizonte - MG
Desde quando você joga RPG? : Desde 1995
Reputação : 0
Pontos : 1462
Data de inscrição : 14/04/2020

http://macunaimagames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Re: (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por LolipopBR69 Ter maio 26, 2020 11:38 pm

Bom dia eu tenho 3 sobrinhos, e tava tentando ensinar eles como jogar, porém eles começam a rir e perdem a concentração, a idade deles são 10 13 e 11. Como eu posso inibir que eles se destraiam?
LolipopBR69
LolipopBR69
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 33
Idade : 24
Localização : Feira de Santana, Bahia
Desde quando você joga RPG? : Nunca joguei de verdade
Reputação : 0
Pontos : 1442
Data de inscrição : 19/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Re: (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por José Noce Qua maio 27, 2020 10:11 pm

LolipopBR69 escreveu:Bom dia eu tenho 3 sobrinhos, e tava tentando ensinar eles como jogar, porém eles começam a rir e perdem a concentração, a idade deles são 10 13 e 11. Como eu posso inibir que eles se destraiam?

A primeira questão a se pensar tá na explicação que vc fez pra eles. Pode ser que a linguagem usada tivesse mtos jargões rpgísticos, tenha sido mto longa, etc. Inclusive eu vou apresentar outra palestra aqui na RPGCON sobre "Como NÃO Apresentar o RPG Para Iniciantes". Recomendo mto que vc veja, ela vai ser lançada um dia antes dessa, às 16 hs. Tae o link pra vc e quem mais quiser dar uma conferida:

https://rpgbrasil.umforum.net/t4286-palestra-como-nao-apresentar-o-rpg-para-iniciantes

A segunda questão é a duração do jogo. Crianças não têm a msm capacidade de se concentrar numa coisa por tanto tempo qto nós adultos. Por esse motivo as aventuras devem ser rápidas. Pela faixa etária dos seus sobrinhos eu recomendaria aventuras com duração entre 30, 60 ou estourando 90 minutos. E pra ganhar tempo, recomendo que numa primeira sessão vc levasse pra eles fichas prontas.

Eu tb te indicaria usar sistemas mais simples com eles. Inclusive estou desenvolvendo um RPG infantil chamado Pequenos Aventureiros que pode te ajudar nessa tarefa. Ele é indicado pra crianças entre 6 e 12 anos, além de quebrar a barreira da alfabetização. Vc pode baixar o fast play do jogo no blog da Macunaíma Games, tae o link:

Fast play: http://macunaimagames.blogspot.com/2018/08/pequenos-aventureiros.html
Ficha editável: http://macunaimagames.blogspot.com/2018/09/ficha-editavel-e-o-primeiro-review-para.html
José Noce
José Noce
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 18
Idade : 43
Localização : Belo Horizonte - MG
Desde quando você joga RPG? : Desde 1995
Reputação : 0
Pontos : 1462
Data de inscrição : 14/04/2020

http://macunaimagames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes Empty Re: (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos