Últimos assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário |
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário |
Quem está conectado?
Há 5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!
5 participantes
Página 1 de 1
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!
PALESTRANTE: Jefferson Agostinho
Converse com o palestrante, envie perguntas e dúvidas para que ele possa colocar em seu vídeo!
Converse com o palestrante, envie perguntas e dúvidas para que ele possa colocar em seu vídeo!
Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!
Qual você acha que é a maior dificuldade na hora de adaptar situações cotidianas para a mesa? As vezes sinto que estamos muito acostumados a jogar o medieval clássico, ou só outras aventuras muito mirabolantes e pequenos detalhes acabam ficando de lado.
alvarezlucas8829@gmail.coCamponês -
Número de Mensagens : 26
Idade : 25
Localização : Joinville
Desde quando você joga RPG? : 2016
Reputação : -1
Pontos : 1667
Data de inscrição : 25/05/2020
Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!
Qual é a parte mais importante de adaptar o mundo real para o RPG? Adaptar locais, personagens ou situações? E é possível fazê-lo com qualquer sistema?
Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!
Eu queria uma orientação, pois já tentei adaptar um período mais recente da história, pra fazer um RPG simples em sala de aulas, com meus alunos, porém foi um desastre, no entanto estou acostumado com a era medieval então eu tentei fazer relatando os acontecimentos da guerra da vacina. E não deu certo como posso retratar algo mais atual e contemporâneo no RPG ?
LolipopBR69Camponês -
Número de Mensagens : 33
Idade : 25
Localização : Feira de Santana, Bahia
Desde quando você joga RPG? : Nunca joguei de verdade
Reputação : 0
Pontos : 1681
Data de inscrição : 19/05/2020
Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!
Olá Pessoal Jeff aqui!
Desculpa a demora para responder! Estou muito feliz com as perguntas!
Algumas delas a gente respondeu no bate-papo mas mesmo assim vou tentar responder por aqui pra ajudar vocês e vice e versa!
Bora lá!
Desculpa a demora para responder! Estou muito feliz com as perguntas!
Algumas delas a gente respondeu no bate-papo mas mesmo assim vou tentar responder por aqui pra ajudar vocês e vice e versa!
Bora lá!
Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!
alvarezlucas8829@gmail.co escreveu:Qual você acha que é a maior dificuldade na hora de adaptar situações cotidianas para a mesa? As vezes sinto que estamos muito acostumados a jogar o medieval clássico, ou só outras aventuras muito mirabolantes e pequenos detalhes acabam ficando de lado.
Oi Lucas!!
Sua pergunta é muito boa e já sofri muito com isso. Muitas vezes as aventuras não sobram muito espaço para as relações interpessoais, os dramas do dia a dia e os boletos. É muito voltado pra ação e matar monstros. E isso sempre me incomodou, mesmo em SDA, Narnia e até na Ilíada temos muitas interações interpessoais, porque nossas aventuras de sabado a tarde não podem ter também?
Alguns sistemas e cenários até facilitam essas ações mais comuns(conhecer gente, caçar comida, pagar imposto). Mas no fim das contas depende muito da proposta da mesa e dos players. Já joguei mesas de D&d aterrorizantes cheias de dramas e Personagens complexos, e também já joguei Call of Ctchullu que parecia um episódio dos trapalhões (com o mussum é cláris). É claro, ninguém quer ir numa reunião de país quando forgotten precisa ser salva. Mas participar da quermesse, ouvir histórias de velhos aventureiros, contar histórias no pé da fogueira. É tudo possível.
Meu conselho, experimenta com o grupo, se tiver que criar regra pra isso, vcs criam. E ve o que rola. Se não rola bora matar monstros e segue o jogo.
Uma coisa que eu faço muito para preencher essas lacunas de normalidade é escrever pequenos contos entre as sessões. No v5 eu tenho realizado epílogos ou até mesmo sessões com um player só, para desenvolver o plot.
E é aquela coisa, sempre que você vai adaptar algum cenário ou uma realidade. Você tem que observar o que funciona ou o que não funciona naquele cenário. Infelizmente algumas coisas tem que ser descartadas ou meramente referenciadas.
Acho que é isso, te ajudei?? Posso ajudar em algo mais?
Forte abraço e pega leve nos boleto ai na sua mesa!
Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!
Podcastrh escreveu:Qual é a parte mais importante de adaptar o mundo real para o RPG? Adaptar locais, personagens ou situações? E é possível fazê-lo com qualquer sistema?
Olá Podcastrh ! Obrigado pela sua pergunta!
A gente fala disso também no vídeo, mas acho que só dando uma pincelada leve. Depois de um tempo adaptando tem coisa que é meio automática e passa despercebida
Bom vamo lá, Começando de trás pra frente.
Sim, da pra adaptar qualquer coisa pra qualquer sistema. Esse é o bacana do RPG, o limitante vai ser sempre sua imaginação. É claro, alguns sistemas tem mecânicas que funcionam melhor para a realidade que outros, mas na prática é possível com todos! O core costuma se repetir com os atributos físicos, mentais e sociais. Força pra bater, destreza pra correr, carisma pra mandar um lero e inteligência pra num mandar um lero na pessoa errada. Dai é só saber linkar o que é o que e já era.
A parte mais importante de adaptar o mundo real é você respeitar o original. Você não adapta sua cidade pra vampiro e num põe vampiro, assim como num vai deixar de colocar os políticos, os bandidos, a policia e etc. A adaptação é como se dois mundos se encontrassem e fizessem a fusão num terceiro. Você pode adaptar a avenida Paulista como ela é hoje com empresas e etc, e pode colocar um dragão atacando o McDonald's.
Todavia, você primeiro adapta o local, para depois adaptar os personagens e ai as situações. O local primeiro para você entender como funciona as coisas, ai o personagem naquele universo (figuras como Antônio Conselheiro poderiam ser um kindred usando Presença. Santos Dumont um engenhoqueiro, Anhanguera um ranger, etc etc) e ai a situações que aquele universo acarretam.
Algo mais pra ajudar?
Espero ver seus cenários adaptados!
Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!
LolipopBR69 escreveu:Eu queria uma orientação, pois já tentei adaptar um período mais recente da história, pra fazer um RPG simples em sala de aulas, com meus alunos, porém foi um desastre, no entanto estou acostumado com a era medieval então eu tentei fazer relatando os acontecimentos da guerra da vacina. E não deu certo como posso retratar algo mais atual e contemporâneo no RPG ?
Olá @lolipopBR69 !
Essa pergunta a gente trata bastante no video. O grande problema de se adaptar é a imersão. Você pode fazer um grande trabalho de adaptar a Salvador Colonial para o d&d 5e, com Boitatas no lugar dos dragões, e curupiras espancando o homem branco caçador.
E ai ninguém vai na vibe.
Na hora de adaptar nós Narradores temos que trabalhar a imersão. No meu caso gosto de adaptar o mundo real para facilitar essa imersão. Percebi que quando os players conhecem os locais fica mais fácil deles se sentirem a vontade. No fim, o RPG é sobre contar uma história, e adaptar ela a gosto do leitor, como acontece com adaptações pra cinema e tv. Você precisa encontrar aquele ponto chave que conversa com seu público.
Infelizmente Não tem formula, é preciso testar, observar e ouvir os seus players.
Retratar uma coisa atual não é dificil, o mundo em que vivemos é tão caótico que beira a ficção. Você pode fazer uma trama científica em busca da cura do Covid, uma trama politica de compra de cargos no governo, uma trama de investigação sobre assassinato de políticos. São muitos os plots possíveis.
Acredito só que para usar em sala de aula, Talvez você deva ir com um sistema mais simples possível. Focar mais na história que o sistema em si.
Acho que é isso...
Ficou alguma duvida?
Tópicos semelhantes
» [PALESTRA] RPG SOLO: Um mundo Possibilidades
» (PALESTRA) Como NÃO Apresentar o RPG Para Iniciantes
» (PALESTRA) RPG para todos - Diversidade na Mesa (Ao vivo)
» [PALESTRA] Escultura 3D para miniaturas
» (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes
» (PALESTRA) Como NÃO Apresentar o RPG Para Iniciantes
» (PALESTRA) RPG para todos - Diversidade na Mesa (Ao vivo)
» [PALESTRA] Escultura 3D para miniaturas
» (PALESTRA) Narrando RPG para Crianças e Adolescentes
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Set 21, 2021 9:33 pm por draculino
» ANÕES DA SUPERFICIE
Qui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp
» Armadura de Combate - Golias z36
Qui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp
» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
Seg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp
» Sou novo no Fórum
Sex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp
» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
Sex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp
» MESA DE ARTISTAS
Sáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp
» MESAS DE JOGOS
Sáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp
» PODCAST
Sáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp
» MESA DE ARTISTAS
Sáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp
» JOGOS INDIE
Sáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp
» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
Dom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp
» Criaturas Planares
Sex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp