RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.

Participe do fórum, é rápido e fácil

RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
RPGBrasil.Org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Anijiö - Elfos Alados
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeTer Set 21, 2021 9:33 pm por draculino

» ANÕES DA SUPERFICIE
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeQui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp

» Armadura de Combate - Golias z36
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeQui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeSeg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp

» Sou novo no Fórum
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp

» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp

» MESAS DE JOGOS
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp

» PODCAST
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp

» JOGOS INDIE
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeDom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp

» Criaturas Planares
(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! I_icon_minitimeSex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar

Esqueci-me da senha

Visitas
Flag Counter

(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!

5 participantes

Ir para baixo

(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! Empty (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!

Mensagem por druidadp Ter Abr 28, 2020 1:18 pm

PALESTRANTE: Jefferson Agostinho

Converse com o palestrante, envie perguntas e dúvidas para que ele possa colocar em seu vídeo!
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29146
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! Empty Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!

Mensagem por alvarezlucas8829@gmail.co Ter maio 26, 2020 10:33 am

Qual você acha que é a maior dificuldade na hora de adaptar situações cotidianas para a mesa? As vezes sinto que estamos muito acostumados a jogar o medieval clássico, ou só outras aventuras muito mirabolantes e pequenos detalhes acabam ficando de lado.
alvarezlucas8829@gmail.co
alvarezlucas8829@gmail.co
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 26
Idade : 24
Localização : Joinville
Desde quando você joga RPG? : 2016
Reputação : -1
Pontos : 1458
Data de inscrição : 25/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! Empty Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!

Mensagem por Podcastrh Ter maio 26, 2020 2:37 pm

Qual é a parte mais importante de adaptar o mundo real para o RPG? Adaptar locais, personagens ou situações? E é possível fazê-lo com qualquer sistema?
Podcastrh
Podcastrh
Viajante

Viajante

Masculino
Número de Mensagens : 58
Idade : 28
Localização : Bahia
Desde quando você joga RPG? : 2019
Reputação : 1
Pontos : 1526
Data de inscrição : 20/04/2020

http://linktr.ee/rolandohistorias

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! Empty Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!

Mensagem por LolipopBR69 Ter maio 26, 2020 11:58 pm

Eu queria uma orientação, pois já tentei adaptar um período mais recente da história, pra fazer um RPG simples em sala de aulas, com meus alunos, porém foi um desastre, no entanto estou acostumado com a era medieval então eu tentei fazer relatando os acontecimentos da guerra da vacina. E não deu certo como posso retratar algo mais atual e contemporâneo no RPG ?
LolipopBR69
LolipopBR69
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 33
Idade : 24
Localização : Feira de Santana, Bahia
Desde quando você joga RPG? : Nunca joguei de verdade
Reputação : 0
Pontos : 1472
Data de inscrição : 19/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! Empty Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!

Mensagem por minehea Sex maio 29, 2020 8:46 am

Olá Pessoal Jeff aqui!

Desculpa a demora para responder! Estou muito feliz com as perguntas!

Algumas delas a gente respondeu no bate-papo mas mesmo assim vou tentar responder por aqui pra ajudar vocês e vice e versa!


Bora lá!
minehea
minehea
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 4
Idade : 35
Localização : São José dos Campos
Desde quando você joga RPG? : 1998
Reputação : 0
Pontos : 1464
Data de inscrição : 27/04/2020

https://instagram.com/@sjcbynight

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! Empty Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!

Mensagem por minehea Sex maio 29, 2020 9:22 am

alvarezlucas8829@gmail.co escreveu:Qual você acha que é a maior dificuldade na hora de adaptar situações cotidianas para a mesa? As vezes sinto que estamos muito acostumados a jogar o medieval clássico, ou só outras aventuras muito mirabolantes e pequenos detalhes acabam ficando de lado.

Oi Lucas!!

Sua pergunta é muito boa e já sofri muito com isso. Muitas vezes as aventuras não sobram muito espaço para as relações interpessoais, os dramas do dia a dia e os boletos. É muito voltado pra ação e matar monstros. E isso sempre me incomodou, mesmo em SDA, Narnia e até na Ilíada temos muitas interações interpessoais, porque nossas aventuras de sabado a tarde não podem ter também?

Alguns sistemas e cenários até facilitam essas ações mais comuns(conhecer gente, caçar comida, pagar imposto). Mas no fim das contas depende muito da proposta da mesa e dos players. Já joguei mesas de D&d aterrorizantes cheias de dramas e Personagens complexos, e também já joguei Call of Ctchullu que parecia um episódio dos trapalhões (com o mussum é cláris). É claro, ninguém quer ir numa reunião de país quando forgotten precisa ser salva. Mas participar da quermesse, ouvir histórias de velhos aventureiros, contar histórias no pé da fogueira. É tudo possível.

Meu conselho, experimenta com o grupo, se tiver que criar regra pra isso, vcs criam. E ve o que rola. Se não rola bora matar monstros e segue o jogo.

Uma coisa que eu faço muito para preencher essas lacunas de normalidade é escrever pequenos contos entre as sessões. No v5 eu tenho realizado epílogos ou até mesmo sessões com um player só, para desenvolver o plot.

E é aquela coisa, sempre que você vai adaptar algum cenário ou uma realidade. Você tem que observar o que funciona ou o que não funciona naquele cenário. Infelizmente algumas coisas tem que ser descartadas ou meramente referenciadas.


Acho que é isso, te ajudei?? Posso ajudar em algo mais?

Forte abraço e pega leve nos boleto ai na sua mesa!
minehea
minehea
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 4
Idade : 35
Localização : São José dos Campos
Desde quando você joga RPG? : 1998
Reputação : 0
Pontos : 1464
Data de inscrição : 27/04/2020

https://instagram.com/@sjcbynight

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! Empty Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!

Mensagem por minehea Sex maio 29, 2020 2:39 pm

Podcastrh escreveu:Qual é a parte mais importante de adaptar o mundo real para o RPG? Adaptar locais, personagens ou situações? E é possível fazê-lo com qualquer sistema?

Olá Podcastrh ! Obrigado pela sua pergunta!

A gente fala disso também no vídeo, mas acho que só dando uma pincelada leve. Depois de um tempo adaptando tem coisa que é meio automática e passa despercebida

Bom vamo lá, Começando de trás pra frente.

Sim, da pra adaptar qualquer coisa pra qualquer sistema. Esse é o bacana do RPG, o limitante vai ser sempre sua imaginação. É claro, alguns sistemas tem mecânicas que funcionam melhor para a realidade que outros, mas na prática é possível com todos! O core costuma se repetir com os atributos físicos, mentais e sociais. Força pra bater, destreza pra correr, carisma pra mandar um lero e inteligência pra num mandar um lero na pessoa errada. Dai é só saber linkar o que é o que e já era.


A parte mais importante de adaptar o mundo real é você respeitar o original. Você não adapta sua cidade pra vampiro e num põe vampiro, assim como num vai deixar de colocar os políticos, os bandidos, a policia e etc. A adaptação é como se dois mundos se encontrassem e fizessem a fusão num terceiro. Você pode adaptar a avenida Paulista como ela é hoje com empresas e etc, e pode colocar um dragão atacando o McDonald's.

Todavia, você primeiro adapta o local, para depois adaptar os personagens e ai as situações. O local primeiro para você entender como funciona as coisas, ai o personagem naquele universo (figuras como Antônio Conselheiro poderiam ser um kindred usando Presença. Santos Dumont um engenhoqueiro, Anhanguera um ranger, etc etc) e ai a situações que aquele universo acarretam.

Algo mais pra ajudar?

Espero ver seus cenários adaptados!
minehea
minehea
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 4
Idade : 35
Localização : São José dos Campos
Desde quando você joga RPG? : 1998
Reputação : 0
Pontos : 1464
Data de inscrição : 27/04/2020

https://instagram.com/@sjcbynight

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! Empty Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!

Mensagem por minehea Sex maio 29, 2020 5:36 pm

LolipopBR69 escreveu:Eu queria uma orientação, pois já tentei adaptar um período mais recente da história, pra fazer um RPG simples em sala de aulas, com meus alunos, porém foi um desastre,  no entanto estou acostumado com a era medieval então eu tentei fazer relatando os acontecimentos da guerra da vacina. E não deu certo como posso retratar algo mais atual e contemporâneo no RPG ?


Olá @lolipopBR69 !

Essa pergunta a gente trata bastante no video. O grande problema de se adaptar é a imersão. Você pode fazer um grande trabalho de adaptar a Salvador Colonial para o d&d 5e, com Boitatas no lugar dos dragões, e curupiras espancando o homem branco caçador.  

E ai ninguém vai na vibe.

Na hora de adaptar nós Narradores temos que trabalhar a imersão. No meu caso gosto de adaptar o mundo real para facilitar essa imersão. Percebi que quando os players conhecem os locais fica mais fácil deles se sentirem a vontade. No fim, o RPG é sobre contar uma história, e adaptar ela a gosto do leitor, como acontece com adaptações pra cinema e tv. Você precisa encontrar aquele ponto chave que conversa com seu público.

Infelizmente Não tem formula, é preciso testar, observar e ouvir os seus players.

Retratar uma coisa atual não é dificil, o mundo em que vivemos é tão caótico que beira a ficção. Você pode fazer uma trama científica em busca da cura do Covid, uma trama politica de compra de cargos no governo, uma trama de investigação sobre assassinato de políticos. São muitos os plots possíveis.

Acredito só que para usar em sala de aula, Talvez você deva ir com um sistema mais simples possível. Focar mais na história que o sistema em si.

Acho que é isso...
Ficou alguma duvida?
minehea
minehea
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 4
Idade : 35
Localização : São José dos Campos
Desde quando você joga RPG? : 1998
Reputação : 0
Pontos : 1464
Data de inscrição : 27/04/2020

https://instagram.com/@sjcbynight

Ir para o topo Ir para baixo

(PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura! Empty Re: (PALESTRA) Adaptando o mundo real para sua Aventura!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos