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Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
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Sphyx
Fenmarel
6 participantes
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Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
Vi num site onde fala sobre principios realistas pra magia:
http://www.mortesubita.org/magia-do-caos/textos-caoticos/principios-da-engenharia-magica
Se alguem acha q consegue aplicar isso num RPG, está aí -- meio dificil entender.
http://www.mortesubita.org/magia-do-caos/textos-caoticos/principios-da-engenharia-magica
Se alguem acha q consegue aplicar isso num RPG, está aí -- meio dificil entender.
Re: Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
CARÁCOLES!
Acho que esse aí ganhou da minha discussão com a Carol sobre magia ou mesmo da explicação de mecânicas complexas!
Com essa me caiu os butiá do bolso!
Acho que esse aí ganhou da minha discussão com a Carol sobre magia ou mesmo da explicação de mecânicas complexas!
Com essa me caiu os butiá do bolso!
Re: Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
Druida, achei muito bom, mais ainda prefiro tacar um dado, ver se deu certo ou não, e se não deu certo, uso sua tabela para "acidentes mágicos".
É complicado achar tempo no meio da seção para aplicar tudo isso...
É complicado achar tempo no meio da seção para aplicar tudo isso...
SphyxCamponês -
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Re: Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
É por isso que os indios norte-americanos acreditavam que os LOUCOS eram dotados de poderes magicos, viam FANTASMAS, falavam com os ESPIRITOS....
O cara quase calculou a fé sobrenatural (Heb 11,2 A fé é o firme fundamento das coisas que nao se veem e prova das que se esperam)
Cara, hoje de manha, apos despertar, a primeira coisa que eu pensei foi: E se um maluco, daqueles que sofrem delirios psicoticos, tem a mania de que sera atingido por um meteoro, em Mago e possuir altíssima pontuação naquela habilidade que faz as coisas acontecerem... Ele sera atingido pelo tal meteoro, visto que ACREDITA mesmo e há uma probabilidade minima para isso?
Ou seja para o lunático o fator Ligaçao chega a 0.8(imaginação bem treinada e realista)
O fator Gnosis vai ao maximo, ha probabilidades deste evento acontecer (1\1.000.000.....)
E Então ?
O cara quase calculou a fé sobrenatural (Heb 11,2 A fé é o firme fundamento das coisas que nao se veem e prova das que se esperam)
Cara, hoje de manha, apos despertar, a primeira coisa que eu pensei foi: E se um maluco, daqueles que sofrem delirios psicoticos, tem a mania de que sera atingido por um meteoro, em Mago e possuir altíssima pontuação naquela habilidade que faz as coisas acontecerem... Ele sera atingido pelo tal meteoro, visto que ACREDITA mesmo e há uma probabilidade minima para isso?
Ou seja para o lunático o fator Ligaçao chega a 0.8(imaginação bem treinada e realista)
O fator Gnosis vai ao maximo, ha probabilidades deste evento acontecer (1\1.000.000.....)
E Então ?
MilkShakespareSoldado -
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Re: Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
A magia é uma forma de conhecimento.
Na Europa, por exemplo, era muito difundida na Idade Média (o texto "Os Benandanti" do Le Roy Ladurie analisa um grupo de curandeiros, por exemplo).
No séc. XIX, o texto mais famoso da história da magia, o "Ramo de Ouro" de James Frazer, explicava, por exemplo, que as magias agem ou por Contágio ou por Imitação. Mas, hoje, o livro de Frazer caiu em descrédito (científico), pois não estudou a fundo aqueles costumes que ele afirmava ter estudado.
Enfim, existe muita coisa séria sobre magia. Na internet tem até tradutores para "Enoquiano" (o "idioma oficial" da necromancia. Kkkkk).
É isso aí galera! Como historiador, sempre me interessei por esse tipo de coisa!1
Na Europa, por exemplo, era muito difundida na Idade Média (o texto "Os Benandanti" do Le Roy Ladurie analisa um grupo de curandeiros, por exemplo).
No séc. XIX, o texto mais famoso da história da magia, o "Ramo de Ouro" de James Frazer, explicava, por exemplo, que as magias agem ou por Contágio ou por Imitação. Mas, hoje, o livro de Frazer caiu em descrédito (científico), pois não estudou a fundo aqueles costumes que ele afirmava ter estudado.
Enfim, existe muita coisa séria sobre magia. Na internet tem até tradutores para "Enoquiano" (o "idioma oficial" da necromancia. Kkkkk).
É isso aí galera! Como historiador, sempre me interessei por esse tipo de coisa!1
PaulistaCamponês -
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Re: Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
Sou cetico cada vez mais acho dificil um sistema de logica e "fisica" da magia e do sobrenatural no nosso universo:
Ex: Alguem diz "abracadabra vire cabra" e em vez de cabra alguem vira um esquilo -- tipo Willow na Terra da magia. Pq ele alguem vira esquilo em vez de cabra, isso nao eh explicado. Todas lendas q conheci ate agora poucas tentam explicar de forma logica um fato sobrenatural. O padre Quevedo tenta explicar fenomenos religiosos usando a logica dele. E tem outros assim. mas tirando isso
E a genetica sobrenatural? Mais dificil de entender: Tem deus grego Tifão e Equidina q tem filho canino (Cerbero) e outro q eh reptil (Hidra de Lerna). Dificil imaginar q um reptil é irmão dum 'mamifero' canino. Nao tem muita logica. Então meio complicado uma magia do tipo q mude a composição quimica e genetica de um ser vivo pra virar em outro.
Magia tipo bola de fogo, raio ate da pra engolir. Mas como explicar qdo alguem pronuncia um encanto, da mesma forma, igual outro mago falha. Pq um falhou e outro nao? Falta de concentração? Nao tinha energia magica suficiente? etc.
Pra quem eh jogador nao liga muito so q quer saber de jogar nao chega ser problema, mas pra quem cria um sistema de RPG ou mestra um jogo é outra estoria.
Se bem q no nosso universo q parece sem logica: o foton pode ta em varios locais ao mesmo tempo; o buraco negro tem um comportamento q da um nó na cabeça. A Fisica Quantica parece sem nexo, apesar de saber q algum explicação logica deve ter, so q ainda Ciencia nao consegue explicar. Então talvez usar a logica da Fisica Quantica pode ser uma boa pra explicar a magia; ja q Fisica Quantica parece um absurdo na nossa logica.
Ex: Vamo dizer q haja um universo onde as leis da fisica sao diferentes da nossa, tipo se alguem disser uma palavra crie algum efeito nesse universo -- alguem diz "abracadra" e la nesse universo funcione; entao nesse universo o som da voz tem propriedade de alterar composição quimica e biologica de alguem. OU entao algum tipo de entidade q rege as leis da fisica (gravidade, etc.) e magica como bem quiser, como um deus da magia, por exemplo.
Ex: Alguem diz "abracadabra vire cabra" e em vez de cabra alguem vira um esquilo -- tipo Willow na Terra da magia. Pq ele alguem vira esquilo em vez de cabra, isso nao eh explicado. Todas lendas q conheci ate agora poucas tentam explicar de forma logica um fato sobrenatural. O padre Quevedo tenta explicar fenomenos religiosos usando a logica dele. E tem outros assim. mas tirando isso
E a genetica sobrenatural? Mais dificil de entender: Tem deus grego Tifão e Equidina q tem filho canino (Cerbero) e outro q eh reptil (Hidra de Lerna). Dificil imaginar q um reptil é irmão dum 'mamifero' canino. Nao tem muita logica. Então meio complicado uma magia do tipo q mude a composição quimica e genetica de um ser vivo pra virar em outro.
Magia tipo bola de fogo, raio ate da pra engolir. Mas como explicar qdo alguem pronuncia um encanto, da mesma forma, igual outro mago falha. Pq um falhou e outro nao? Falta de concentração? Nao tinha energia magica suficiente? etc.
Pra quem eh jogador nao liga muito so q quer saber de jogar nao chega ser problema, mas pra quem cria um sistema de RPG ou mestra um jogo é outra estoria.
Se bem q no nosso universo q parece sem logica: o foton pode ta em varios locais ao mesmo tempo; o buraco negro tem um comportamento q da um nó na cabeça. A Fisica Quantica parece sem nexo, apesar de saber q algum explicação logica deve ter, so q ainda Ciencia nao consegue explicar. Então talvez usar a logica da Fisica Quantica pode ser uma boa pra explicar a magia; ja q Fisica Quantica parece um absurdo na nossa logica.
Ex: Vamo dizer q haja um universo onde as leis da fisica sao diferentes da nossa, tipo se alguem disser uma palavra crie algum efeito nesse universo -- alguem diz "abracadra" e la nesse universo funcione; entao nesse universo o som da voz tem propriedade de alterar composição quimica e biologica de alguem. OU entao algum tipo de entidade q rege as leis da fisica (gravidade, etc.) e magica como bem quiser, como um deus da magia, por exemplo.
Re: Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
Essa ideia de que a palavra desencadeia o evento, é um negócio muito mais geral do que apenas magia.heroquester escreveu:
........
Ex: Alguem diz "abracadabra vire cabra" e em vez de cabra alguem vira um esquilo -- tipo Willow na Terra da magia......
E a genetica sobrenatural? Mais dificil de entender: Tem deus grego Tifão e Equidina q tem filho canino (Cerbero) e outro q eh reptil (Hidra de Lerna). Dificil imaginar q um reptil é irmão dum 'mamifero' canino. Nao tem muita logica. Então meio complicado uma magia do tipo q mude a composição quimica e genetica de um ser vivo pra virar em outro......
....
Se você é cristão, deve se lembrar que Javé disse "faça-se a luz" e a luz foi feita. Isso é a mesma coisa que abracadabra.
Até mesmo, dentro de nossa cultura, é comum encontrarmos pessoas que acreditam que se você falar uma coisa, ela pode acontecer (quando se deseja o mal para os outros por exemplo).
Sobre os animais, sempre existiram culturas que tinham predileção pelas "metamorfoses" (transformação de pessoa em animal e vice-versa). Mesmo quando a metamorfose era simbólica.
Mas é assim, isso não tem a ver com magia. Mito e magia são coisas diferentes. Não deixe seu olhar "ocidental" jogar tudo o que é diferente dentro de um mesmo saco.
Magia é magia, mito é mito, religião é religião. Mesmo aqui, no ocidente "civilizado" (será que é mesmo??) nós temos nossa magia (a ciência), temos nossas religiões e nossos mitos.
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Re: Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
Paulista escreveu:Essa ideia de que a palavra desencadeia o evento, é um negócio muito mais geral do que apenas magia.heroquester escreveu:
........
Ex: Alguem diz "abracadabra vire cabra" e em vez de cabra alguem vira um esquilo -- tipo Willow na Terra da magia......
E a genetica sobrenatural? Mais dificil de entender: Tem deus grego Tifão e Equidina q tem filho canino (Cerbero) e outro q eh reptil (Hidra de Lerna). Dificil imaginar q um reptil é irmão dum 'mamifero' canino. Nao tem muita logica. Então meio complicado uma magia do tipo q mude a composição quimica e genetica de um ser vivo pra virar em outro......
....
Se você é cristão, deve se lembrar que Javé disse "faça-se a luz" e a luz foi feita. Isso é a mesma coisa que abracadabra.
Até mesmo, dentro de nossa cultura, é comum encontrarmos pessoas que acreditam que se você falar uma coisa, ela pode acontecer (quando se deseja o mal para os outros por exemplo).
Sobre os animais, sempre existiram culturas que tinham predileção pelas "metamorfoses" (transformação de pessoa em animal e vice-versa). Mesmo quando a metamorfose era simbólica.
Mas é assim, isso não tem a ver com magia. Mito e magia são coisas diferentes. Não deixe seu olhar "ocidental" jogar tudo o que é diferente dentro de um mesmo saco.
Magia é magia, mito é mito, religião é religião. Mesmo aqui, no ocidente "civilizado" (será que é mesmo??) nós temos nossa magia (a ciência), temos nossas religiões e nossos mitos.
Paulista, seu comentário me fez lembrar o livro "O segredo". Talvez, o Milk pode criar magias de RPG baseadas na teoria da lei da atração.
Re: Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
darlan.santana.08 escreveu:
Paulista, seu comentário me fez lembrar o livro "O segredo". Talvez, o Milk pode criar magias de RPG baseadas na teoria da lei da atração.
D_SANTANA, cara, não é a primeira vez que voce cita esse livro aí!? Kkkkkk
Aonde você quer chegar?
Mas é assim. Se considerarmos a magia como um tipo de ciência, eu não acho possível conciliar o conceito de "LEI" com princípios de magia. O conceito de lei, é filho de uma determinada epistemê (esse é um termo usado por Michel Foucault) e isso não se coaduna à magia.
As semelhanças entre magia e ciência estão mais no plano da metodologia. Tipo assim, o cientista tem que realizar um ritual para alcançar um fim, assim como o mago (ou a bruxa). A diferença é que o cientista "conhece" os mecanismos que interferem no seu experimento, enquanto que o mago não "conhece" como ele chegou aos resultados.
Veja que eu coloquei o verbo conhecer entre parenteses, pois é óbvio que o mago presume que existem forças naturais e sobrenaturais que ele pode manipular através de seu "experimento". É óbvio também que, no nosso ponto de vista cientificista (o meu, o teu e de todos aqui no rpgbrasil.forumeiros), o mago não sabe o que está dizendo; por isso ele não tem "conhecimento" propriamente dito.
Então esqueça essa parada de "leis da magia"
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Re: Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
Paulista escreveu:
D_SANTANA, cara, não é a primeira vez que voce cita esse livro aí!? Kkkkkk
Aonde você quer chegar?
Mas é assim. Se considerarmos a magia como um tipo de ciência, eu não acho possível conciliar o conceito de "LEI" com princípios de magia. O conceito de lei, é filho de uma determinada epistemê (esse é um termo usado por Michel Foucault) e isso não se coaduna à magia.
As semelhanças entre magia e ciência estão mais no plano da metodologia. Tipo assim, o cientista tem que realizar um ritual para alcançar um fim, assim como o mago (ou a bruxa). A diferença é que o cientista "conhece" os mecanismos que interferem no seu experimento, enquanto que o mago não "conhece" como ele chegou aos resultados.
Veja que eu coloquei o verbo conhecer entre parenteses, pois é óbvio que o mago presume que existem forças naturais e sobrenaturais que ele pode manipular através de seu "experimento". É óbvio também que, no nosso ponto de vista cientificista (o meu, o teu e de todos aqui no rpgbrasil.forumeiros), o mago não sabe o que está dizendo; por isso ele não tem "conhecimento" propriamente dito.
Então esqueça essa parada de "leis da magia"
Bem, antes de citar a sua resposta vou dizer que não sou um religioso fanático, sou um cara que viaja nesses assuntos (é que alguns confundem fanatismo com reflexão).
Enfim, vamos para a citação: Todos acreditam na existência de Jesus e nos seu milagres. Os milagres é a magia, que são um dom para aqueles homens que atingem a perfeição. - Essa poderia ser uma lei da mágica.
Nos jogos de RPG, os vilões podem ter poderes mágicos, porém, existem pessoas que acreditam em vários deuses neutros (que não são bons nem maus), mas quando adorados por seus seguidores, realizam as vontades deles mesmo que seus desejos sejam maquiavélicos ou não. - Talvez o vilão fez uma adoração aos deuses e pediu ter poderes de fogo, por exemplo.
Enquanto na lei da atração, talvez seria aquele negócio de que o pensamento atrai - Eu já vi um filme que a menina pensa em coisas ruins e estas acontecem.
Re: Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
darlan.santana.08 escreveu:
Bem, antes de citar a sua resposta vou dizer que não sou um religioso fanático, sou um cara que viaja nesses assuntos (é que alguns confundem fanatismo com reflexão).
Enfim, vamos para a citação: Todos acreditam na existência de Jesus e nos seu milagres. Os milagres é a magia, que são um dom para aqueles homens que atingem a perfeição. - Essa poderia ser uma lei da mágica.
Nos jogos de RPG, os vilões podem ter poderes mágicos, porém, existem pessoas que acreditam em vários deuses neutros (que não são bons nem maus), mas quando adorados por seus seguidores, realizam as vontades deles mesmo que seus desejos sejam maquiavélicos ou não. - Talvez o vilão fez uma adoração aos deuses e pediu ter poderes de fogo, por exemplo.
Enquanto na lei da atração, talvez seria aquele negócio de que o pensamento atrai - Eu já vi um filme que a menina pensa em coisas ruins e estas acontecem.
Duas coisas: o que eu chamei de "lei" (mas sem acreditar em magia) era um sistema de regras. Esse sistema de regras explicaria o funcionamento da magia. Por exemplo, na magia por contágio, podemos pensar que há uma "lei de contágio". Assim, quando você prende a imagem da pessoa (na fotografia, por exemplo), aquela situação "contagia" o corpo verdadeiro e ele fica "preso" também; isso seria uma "lei de contágio". Então, a magia não se baseiaria no capricho de um deus. O capricho de um deus (o milagre, por exemplo) não pode ser entendido como "lei", sabe?! No sentido filosófico desse termo.
Segunda coisa que eu ia dizer: essa "lei de atração" (não sei exatamente do que voce está falando) seria uma "lei" realmente. Precisa ver como isso ficaria num RPG. Talvez pudesse ser um atributo social do personagem, sei lá? Ele acreditaria tanta numa coisa que ela aconteceria!
P.s. Sou ateu. Não acredito em milagres, então não posso entrar muito nessa questão.
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Re: Regras Realistas pra Engenharia Magia: Leis de Probabilidade de Magica ocorrer.
Vi aqui no site embaixo esse link q trata disso:
http://isolemnlyswear.forumeiro.com/t254-departamento-de-execucao-das-leis-da-magia de onde tem os links pra regras de cada tipo de magia:
» Nível 2 - Departamento de Execução das Leis da Magia
» Magia Hermética
» Magia agulha
» Magia dos Espiritos Celestiais
» Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts
http://isolemnlyswear.forumeiro.com/t254-departamento-de-execucao-das-leis-da-magia de onde tem os links pra regras de cada tipo de magia:
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» Magia Hermética
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