RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.

Participe do fórum, é rápido e fácil

RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
RPGBrasil.Org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Anijiö - Elfos Alados
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeTer Set 21, 2021 9:33 pm por draculino

» ANÕES DA SUPERFICIE
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeQui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp

» Armadura de Combate - Golias z36
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeQui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeSeg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp

» Sou novo no Fórum
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp

» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp

» MESAS DE JOGOS
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp

» PODCAST
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp

» JOGOS INDIE
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeDom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp

» Criaturas Planares
Principais Costumes Locais do reino de Belthor I_icon_minitimeSex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar

Esqueci-me da senha

Visitas
Flag Counter

Principais Costumes Locais do reino de Belthor

4 participantes

Ir para baixo

resolvido Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por druidadp Dom Fev 21, 2010 2:16 pm

Belthor, o primeiro reino de ERA. Tão antigo quando aos humanos deste continente. Um período tão grande de história, faz com que costumes sejam fundidos a cultura local tornando o reino um lugar único.

Não iremos descrever costumes locais, pois isso tornaria este livro pequeno para a quantidade de superstições e tabus existente em toda Belthor. Por isso reunimos aqui os costumes que são comuns em todo o reino.

Casamentos e dotes (cultural): Em Belthor os casamentos dos aldeões são raramente arranjados, as jovens geralmente casam-se com quem elas gostariam de se casar e os casamentos ocorrem, pelo menos para as jovens donzelas, entre os 15 ao 18 anos. Após essa idade o pai pode começar a se preocupar com o nome da família e arranjar um casamento para a sua filha.
Os homens raramente tem idade certa para se casar, uma vez que são uma forma de mão de obra para a família e desta forma não sentem o peso da obrigação do casamento em suas costas.
Os casamentos entre os aldeões são realizados com festas simples simbolizando a união e os jovens acabam por morar junto aos pais do noivo.

Os casamentos entre a nobreza já são muito diferentes. Eles quase sempre são arranjados quando a menina atinge a puberdade. Geralmente os arranjos são feitos entre o pai da noiva e algum aliado seu, muitas vezes com idade suficiente para ser pai da noiva.
Após arranjado o casamento, um dote deve ser pago ao noivo, uma vez que após aquela data ele será responsável por sua esposa, tendo de pagar seus gastos e cuidar de suas crias. Assim a família da noiva deve pagar um dote exigido pelos pais ou pelo próprio noivo.
Estes dotes podem ser terras, ouro, animais de criação, títulos de poder, entre outros.
O casamento é simbolizado com uma grande festa realizada pelo noivo onde toda a nobreza local e dependendo do título de nobreza até a realeza podem ser convidados.

Navegação (superstição): É comum nos portos de Belthor, que os capitães dos navios, antes de zarparem para uma viajem lancem ao mar algumas moedas de bronze ou até mesmo de prata como forma de solicitar ao deus do mar uma viagem segura. Dependendo da carga ou da tripulação, até mesmo baús repletos de lingotes de ouro são lançados ao mar.

Borboletas (superstição): Uma representação de mal augúrio é a entrada de uma borboleta na casa de alguém onde esteja uma jovem grávida.
Segundo a crendice popular a entrada de uma borboleta pode levar consigo a alma da jovem criança que está para nascer e assim ela nascer morta.
Por isso quando uma jovem está grávida é comum que todas as portas e janelas da casa permaneçam fechadas.

Urina sobre as armas (superstição): É muito comum entre os soldados Belthorianos que antes de saírem para uma batalha solicitem que suas esposas urinem sobre suas armas. Este rito tornou-se popular entre os soldados antes de uma batalha que segundo eles é uma forma das armas tornarem-se inquebraveis durante o combate.

Caçada (superstição): É muito comum antes de uma caçada que os nobres amarrem um lenço de uma mulher no punho, como forma de trazer boa sorte.

Modos a mesa (cultural): É comum que os homens sentem-se a mesa primeiro que as mulheres, se alimentem e só então as mulheres sentam e se alimentam. Uma mulher sentar a mesa junto aos homens é visto como algo fora do comum e constrangedor em um jantar ou banquete.

Mulheres (cultural): As mulheres são vistas como servas de seus homens. Desta forma uma mulher casada é totalmente submissa a seu senhor. Ele pode fazer o que bem entender dela, inclusive mata-la se tiver uma acusação realmente concreta sobre ela. No mundo de Belthor as mulheres tem duas opção: ou se casarem ou tornarem-se sacerdotisas. Mulheres com mais de vinte anos ou solteiras são tidas como prostitutas e tratadas como tal.

Banhos (cultural): Banho é algo pouco comum entre a população Belthorniana. Quando mais baixo na cadeia social menor é o habito do banho. Porém quando ele ocorre a família inteira deve aproveitar a oportunidade, iniciando-se dos homens mais velhos as mulheres mais novas. Desta forma as crianças mulheres banham-se na água imunda que sobrou dos demais banhos.

Visitas entre nobres (cultural): Quando um nobre visita outro nobre por qualquer que seja o motivo é educado que o visitante leve a seu hospedeiro presentes a toda a família. Se um nobre fizer uma visita a outro nobre sem levar presentes, isso é considerado uma ofensa tão grande que pode gerar conflitos entre as duas famílias.

Parto (superstição): Quando uma mulher entra em estado de parto, rapidamente a parteira manda buscar uma virgem.
Para que a criança tenha uma vida próspera é necessária que a primeira pessoa que segure o bebê após o nascimento seja uma virgem. Desta forma é muito comum as casas de parto na igreja de Stack.

Altanael – Festa de todos os deuses (cultural): No dia 12 do mês de Artum é comemorada a chegada do verão com uma festa conhecida como Altanael. Esta festa é comemorada por todos em Belthor, que durante a noite se dirigem para uma fogueira que cada família acende e ali permanece a noite toda observando as outras fogueiras e fazendo preces a sua divindade.
Para um viajante que viaje a noite no reino de Belthor, terá uma bela visão das fogueiras acessas ao longo da estrada, em fazendas, vilarejos e até mesmo nas cidades.

Ritos Funerais (cultural): Em Belthor, a morte é tratada como a passagem para a terra dos deuses. Os corpos são cremados pois segundo a cultura, quando mais alto se elevar a fumaça mais perto dos deuses a pessoa ficará em sua nova vida.
Desta forma os ritos funerais dos nobres são feitos em grandes piras funerárias, utilizando-se muita madeira e óleos combustíveis. Na maior parte das vezes objetos pessoais são queimando junto ao corpo, pois acreditam que tais objetos poderão ser utilizados por ele na outra vida.
Os ritos funerais entre a plebe seguem os mesmos padrões da nobreza, porém em uma escala muito mais modesta.
Quando um morto não tem família para arcar com seus ritos funerais, eles são entregues a igreja de Hagr ou Corlow que irão realizar os ritos, conforme costumes do reino.

Festa da Chegada: Uma festa comemorada em todo o reino de Belthor que simboliza a chegada dos humanos em ERA. Ela é comemorada junto com a chegada do ano novo, ocorrendo do dia primeiro ao quinto dia do mês de Anur.
Como e um mês frio, é comum que as famílias se reúnam dentro de suas casas onde assam um novilho e bebem vinho durante as festividades.

Inverno entre a Plebe: Quando o alto inverno chega no reino de Belthor, para que os camponeses evitem a morte de seus animais, eles colocam os animais em cômodos especiais dentro das casas junto com suas famílias. Isso além de proteger o animal do frio, ainda aumenta a temperatura média da casa, deixando a família mais aquecida.


Última edição por druidadp em Dom Mar 14, 2010 9:59 pm, editado 6 vez(es)
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29148
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por Aeon Dom Fev 21, 2010 5:06 pm

kkkkkkkkkkk mano na boa essa da urina, ficou meio tribal!!!!!!! hsauhsauhsauhsauhsa cara achei engraçado..!
Aeon
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Idade : 37
Localização : Varginha-MG
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 7108
Data de inscrição : 05/01/2009

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por druidadp Dom Fev 21, 2010 5:10 pm

Aeon escreveu:kkkkkkkkkkk mano na boa essa da urina, ficou meio tribal!!!!!!! hsauhsauhsauhsauhsa cara achei engraçado..!

Sabe de onde tirei isso... do livro AS CRÔNICAS DE ARTHUR, cara, para descrição dos ritos medievais não tem livro melhor.... e os caras eram bem porcos mesmo... tipo no meio da festa dava vontade de ir no banheiro, eles iam no canto do salão e faziam ali mesmo... tentei dar essa idéia... mas se ficou ruim a gente tira Smile
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29148
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por Aeon Dom Fev 21, 2010 5:13 pm

sahusahsuha.,., que isso. É normal pra época essas coisa de arrotar, e tudo mais.. mas achei desnecessario,,,

vamo ver mais comentarios antes de tirar.!!
hahaha de qualquer forma, é valido!!!!
Aeon
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Idade : 37
Localização : Varginha-MG
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 7108
Data de inscrição : 05/01/2009

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por druidadp Dom Fev 21, 2010 5:16 pm

Aeon escreveu:sahusahsuha.,., que isso. É normal pra época essas coisa de arrotar, e tudo mais.. mas achei desnecessario,,,

vamo ver mais comentarios antes de tirar.!!
hahaha de qualquer forma, é valido!!!!

Arrotar é coisa pequena, risos. Mas já risquei lá.... acho que não precisa tanto né...
Queria dar mais vida as supertições, mas acho que exagerei... bem mas vamos que vamos...

E FININHO... comenta os outros tópicos também....o que achou e tal.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29148
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por birdbardo Qui Fev 25, 2010 11:52 am

Poderia ter um feriado santo, já que o reino possui ideais de cavalaria seria muito interessante uma época em que todo o reino rezasse aos seus entes querido e comemorasse pelas graças dos deuses a boa fortuna. Algo como o carnaval e torneios em homenagem aos deuses e banquetes em vários dias de festas. O povo belhtoriano me parece muito fervoroso e conservador, seria deveras interessante criar um período em que eles extravazam.
birdbardo
birdbardo
Heroi

Heroi

Masculino
Número de Mensagens : 815
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro
Humor : sarcástico
Desde quando você joga RPG? : 2001
Reputação : -2
Pontos : 6282
Data de inscrição : 23/09/2008

http://birdbardo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por druidadp Qui Fev 25, 2010 3:14 pm

Muito boa contribuição BirdBardo... com certeza será usada.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29148
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por Fininho Qui Fev 25, 2010 3:21 pm

Essa da urina foi foda mesmo.. hehehe...
Soldado a sua esposa ao sair pra batalha:
"Muie da uma mijada aqui na minha espada pra dar sorte"

Hahhaha. .nao vai ser legal..

Entao uma sugestao que achei legal que o Zoltran usou na sua ultima sessao na qual ele esta mestrando pra gente.

Quando uma pessoa cita o nome de outra pessoa, facc;ao, reino, guilda ou algum arque-rival ele apos falar "gospe" no chao pra nao dar azar.

O Zoltran usou isso com um NPC que agente trocou informac;ao e foi muito massa.
Fininho
Fininho
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 6378
Idade : 41
Localização : Varginha/MG - Vilarejo de Camponeses do Bom Pastor
Humor : Palhaço.
Desde quando você joga RPG? : Ahh um Tempo Bom ai !!
Reputação : 25
Pontos : 12512
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por druidadp Qui Fev 25, 2010 3:50 pm

Ahahaha, Zoltran tirou isso do livro: AS CRÔNICAS DE ARTHUR... muito bom.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29148
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por druidadp Sex Fev 26, 2010 11:12 pm

Muito bem.... finalizado este material... comentem para que possa colocar como concluído...

Fininho, na diagramação pensei em colocar isso não como um tópico, mas espalhado pelo meio do livro dentro de uma caixa separada, ou em pergaminhos.... sabe, tipo aqueles recursos que usam em revista, faz um quadradinho e coloca um comentário.... mas um negócio estilizado... tipo um pedaço de pergaminho com estas características espalhadas pelo livro... o que acham?
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29148
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por Aeon Sex Fev 26, 2010 11:36 pm

está OK!!!!

Sem mijada na espada ahahaha..
Aeon
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Idade : 37
Localização : Varginha-MG
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 7108
Data de inscrição : 05/01/2009

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por Fininho Sáb Fev 27, 2010 1:18 am

Hummm agora tem mais coisas... beleza..

Entao vou tentar encaixar dessa maneira.
Fininho
Fininho
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 6378
Idade : 41
Localização : Varginha/MG - Vilarejo de Camponeses do Bom Pastor
Humor : Palhaço.
Desde quando você joga RPG? : Ahh um Tempo Bom ai !!
Reputação : 25
Pontos : 12512
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por druidadp Sáb Fev 27, 2010 12:37 pm

Bem, então concluído os Costumes locais do reino...
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29148
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por druidadp Sáb Mar 06, 2010 12:14 pm

Acrescentei Ritos Funerais em costumes locais.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29148
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por Aeon Dom Mar 07, 2010 9:02 am

Interessante,, isso evita construção de cemitérios nas cidades,rsrsrsrs;;
Eu falo isso, pq uma coisa tem ligação na outra, ai nao cai bem se por exemplo criar alguma aventura passada em um cimitério ou catacumba de uma cidade..
Aeon
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Idade : 37
Localização : Varginha-MG
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 7108
Data de inscrição : 05/01/2009

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por druidadp Dom Mar 07, 2010 11:38 am

Aeon escreveu:Interessante,, isso evita construção de cemitérios nas cidades,rsrsrsrs;;
Eu falo isso, pq uma coisa tem ligação na outra, ai nao cai bem se por exemplo criar alguma aventura passada em um cimitério ou catacumba de uma cidade..

Verdade Aeon.... quando pensei nisso falei: Nossa tá faltando um dos costumes mais importantes para uma sociedade... como eles lidam com os seus mortos.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29148
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por Fininho Dom Mar 07, 2010 12:17 pm

Bom encremento, como há muitos costumes. Druida se surgir algum outro em sua mente vai postando ai, pq eles serão espalhados pela descrição do Reino toda...
Fininho
Fininho
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 6378
Idade : 41
Localização : Varginha/MG - Vilarejo de Camponeses do Bom Pastor
Humor : Palhaço.
Desde quando você joga RPG? : Ahh um Tempo Bom ai !!
Reputação : 25
Pontos : 12512
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por Aeon Dom Mar 07, 2010 2:46 pm

druidadp escreveu:

Verdade Aeon.... quando pensei nisso falei: Nossa tá faltando um dos costumes mais importantes para uma sociedade... como eles lidam com os seus mortos.


e hoje eu pensei.. nisso.. e achei uma analogia interessante nesta questão de se cremar corpos, acreditando que a fumaça do difunto é uma ascenção aos céus. o que acontece na maioria das creças pagans ou " benignas" e pode-se interpretar que enterrar mortos, ja é uma caracteristica mais voltada aos deuses da morte, acreditando que enterrar, mumificar, e criar catacumbas e cemitérios são dogmas sagrados da preservacao da morte deste tipo de fiéis
Aeon
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Idade : 37
Localização : Varginha-MG
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 7108
Data de inscrição : 05/01/2009

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por druidadp Dom Mar 14, 2010 10:00 pm

Fininho, mais algumas atualizações aqui, OK.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29148
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

resolvido Re: Principais Costumes Locais do reino de Belthor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos