RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.

Participe do fórum, é rápido e fácil

RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
RPGBrasil.Org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Anijiö - Elfos Alados
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeTer Set 21, 2021 9:33 pm por draculino

» ANÕES DA SUPERFICIE
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeQui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp

» Armadura de Combate - Golias z36
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeQui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeSeg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp

» Sou novo no Fórum
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp

» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp

» MESAS DE JOGOS
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp

» PODCAST
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp

» JOGOS INDIE
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeDom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp

» Criaturas Planares
Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? I_icon_minitimeSex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar

Esqueci-me da senha

Visitas
Flag Counter

Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar?

4 participantes

Ir para baixo

Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? Empty Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar?

Mensagem por Sagrarius Ter Mar 12, 2013 9:30 am

Saudações mestres e jogadores!

Venho até vocês pedir certo auxílio com relação a uma situação um tanto incômoda.

Mestro AD&D 2ª Edição para um grupo de amigos desde de 2002 e me deparo com um problema já tem um certo tempo. Em minha mesa, um de meus jogadores, que é também um grande amigo, passa dos limites na hora de zuar e atrapalha a climatização da partida. O jogador em questão até toma ações e participa da partida, mas minimamente, além de quase nunca exercer o role play de seu personagem, falando besteiras e fazendo piadinhas em excesso. Nas minhas buscas pela internet, vi a solução de considerar tudo que é dito na mesa como "in game", porém não vejo isso como uma solúção viável, e acredito que esse método descaracteriza o ambiente de vez e pode me gerar um caos maior ainda.

Não que eu queira criar uma mesa de robôs Role-Players, mas o excesso de humor descontextualizado na mesa rpgística manda meu trabalho como mestre por água abaixo. Quando falo com o jogador sobre sua postura, ele diz que nos juntamos e nos vemos muito pouco (verdade, são cerca de 2 encontros por semestre) e que tem que ter zoação pra descontrair. Socializar com os amigos é bacana, mas f***** meu trabalho de mestre em prol da diversão também é complicado... (Poxa, trabalho e estudo, só os Deuses sabem como eu me viro pra preparar as aventuras)... E o fato de sermos amigos de longas datas dificulta ainda mais o modo de tratar o conflito (Intimidade é foda...)

Algum mestre aqui já passou algo do gênero ou tem ideias de como posso sanar o embate?

Valeu pessoal.
Sagrarius
Sagrarius
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 2
Idade : 37
Localização : Belo Horizonte (MG)
Desde quando você joga RPG? : Desde 2002
Reputação : 0
Pontos : 4090
Data de inscrição : 12/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? Empty Re: Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar?

Mensagem por cobmem Ter Mar 12, 2013 10:40 am

Caro amigo,

Pode ficar tranquilo que você não é o unico que passa por isso ou ja passou.
Em nosso grupo ja teve piadistas e inclusive eu ja fui piadista depende do animo pro jogo rs.. bom vou dar minha opiniao quanto a jogador e com experiencia em ser mestre.

Em AD&D pode haver uma penalização a quanto Não representação, atrapalhar as açoes dos outros, etc.. TIRAR O XP, combina com todos e faça essa penalização.

O Mestre Druidadp aqui do forum rs.. ele já é mais casca grossa... (Você viu uma mão em forma de espectro descendo do céu e Ploft, amassou seu personagem kkkk)

Mas enfim, toda penalização tem que servir para alguma coisa, mas em decorrencia de:
1) Grandes amigos
2) se encontram pouco.

Vou dar 02 dicas que para nosso grupo resolve.

1) Você como mestre e amigo deve e pode chegar com ele no cantinho fora da mesa e conversar na boa, poxa velho, suas piadas atrapalha o jogo, guarda os causos pra depois ou antes da hora do jogo..

2) Nosso grupo quando se reuni cada dia 01 leva um lanchão pra todos da mesa, ja teve épocas de rachar, e nesta hora do lanchão a galera conversa, conta piada, mata saudade, ou seja faz o social..

fica a dica
cobmem
cobmem
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 6121
Idade : 43
Localização : Barra Mansa - RJ
Humor : Sempre de bem com a Vida
Desde quando você joga RPG? : 1990
Reputação : 9
Pontos : 11911
Data de inscrição : 17/09/2008

http://www.megapublick.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? Empty Re: Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar?

Mensagem por druidadp Ter Mar 12, 2013 12:21 pm

Olá amigo Sagrarius,

Seu problema é mais comum do que possa imaginar. E não temos só os piadiastas, o RPG por ser uma história é um jogo que interagem várias pessoas terá sempre problemas de Défit de atenção: Porque? Não dá pra agradar a todos, alguns gostam mais de interpretação, outros gostam mais de ação. Uma lidinha aqui seria interessante: https://rpgbrasil.umforum.net/t2075-gns-e-ai-voce-sabe-oque-e-isso

Sobre o que o Cobmem falou (a mão descendo do céu!), risos... não é bem assim não. Porém eu sou o tipo de mestre que tem a hora pra brincar e a hora pra agir sério. Se no meio de uma discussão com um rei um jogador vira e fala: Cara, esse rei tá parecendo um porco. Pode ser sim que eu leve a fala como ON e o cara seja preso e morto.
Na minha última sessão, os personagens estavam cercados, por helicóptero, homens armados, e um ciborgue com uma metralhadora de helicóptero na mão. Todos se renderam e neste momento um personagem faz uma piada com o ciborgue.... simplesmente desintegrei ele com a metralhadora do ciborgue que não gostou da piadas.... todos arregalarm os olhos e viram que a cena não era para brincadeira. Pronto, resolvido (ao extremo, mas meu grupo, por jogar a mais de 20 anos já está preparado e acostumado com coisas como isso - em alguns grupos os jogadores podem desanimar e desistir - avisa os caras antes, deu bobeira na hora erada, sofrerá as consequências).

Mas piadas devem existir, eu mesmo não me controlo, risos. Mesmo quando mestrando sempre faço comparações com filmes com cenas de humor e tal. Mas tudo tem de ter limites. Tem hora que não dá pra fazer piada e tem hora que fazer piada o tempo todo atrapalha.

Como o cobmem disse, chama o cara e conversa com ele....

A outra solução e tiraram um tempo antes da sessão pra colocar a proza em dia, contar as piadas e se encontrarem como amigos.... e depois jogar. Assim todo mundo conversou sobre seriados, games, e conversas afins, e depois na hora do jogo os ânimos estão mais amenos.

Mas é interessante saber que tipo de sessão este jogador gosta de jogar (https://rpgbrasil.umforum.net/t2075-gns-e-ai-voce-sabe-oque-e-isso) e fazer algumas voltadas para ele. Talvez as suas aventuras não estejam prendendo a atenção dele, só isso.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29168
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? Empty Re: Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar?

Mensagem por MilkShakespare Qua Mar 13, 2013 11:33 am

Depende dos tipos de piadas que o cara conta. Ele só quer chamar a sua atenção- você contou aí acima que a " desculpa dele é a de que vocês se veem pouco.

Poxa, o cara usa de sátiras como forma de protestar a longa ausencia do jogo- pergunte a ele se neste meio-tempo chega a jogar RPG como o seu grupo joga !

Corrosiva e implacável, a sátira é utilizada por aqueles que demonstram a sua capacidade de indignação, de forma divertida, para fulminar abusos, castigar, rir os costumes, denunciar determinados defeitos, melhorar situações aberrantes, vingar injustiças… Umas vezes é brutal, outras mais sutil.

Assim como o sono está para o repouso do corpo, o humor está para o repouso da alma !

Considerando ainda que o humor pode ser um vício por excesso, ou seja, por falta de controle e moderação no uso deste. Aqueles que exageram no brincar tornam-se inoportunos, por querer fazer rir constantemente, ao invés tentar não dizer algo imoral e mesmo agressivo para com aqueles a quem a “brincadeira” é dirigida. O humor pode também ser um vício por ausência deste. Aqueles que carecem de humor, irritam-se com os que o usam e tornam-se “frios” e distantes, não deixando a sua alma repousar pelo uso do humor. Como no meio é que está a virtude, aqueles que usam convenientemente o humor têm a capacidade de converter as coisas que se dizem ou fazem em riso.

Somos atraídos por valores pessoais positivos tais como justiça, honestidade, verdade, beleza, humor, vigor, poder (mas não poder abusivo), ordem (mas não preciosismo ou perfeccionismo), inteligência (mas não convencimento ou arrogância). Da mesma forma, somos repelidos por injustiça, morbidez, feiúra, fraqueza, falsidade, engano, caos etc. Valores pessoais positivos são definíveis somente em termos de todos os outros valores pessoais positivos - em outras palavras, não podemos maximizar qualquer virtude e deixar que ela contenha quaisquer valores pessoais negativos sem repulsa.

Na minha opinião, meu amigo, este jogador não se diverte durante as partidas, ou se esforça para fazê-lo. Você deve dar mais valor às aventuras que crias, ao andamento, à precisão de detralhes do que à diversão !
MilkShakespare
MilkShakespare
Soldado

Soldado

Masculino
Número de Mensagens : 336
Idade : 37
Localização : Aqui mesmo.
Humor : Líquido
Desde quando você joga RPG? : Desde o primeiro dia.
Reputação : 9
Pontos : 4930
Data de inscrição : 01/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? Empty Re: Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar?

Mensagem por druidadp Qua Mar 13, 2013 1:45 pm

MilkShakespare escreveu:Na minha opinião, meu amigo, este jogador não se diverte durante as partidas, ou se esforça para fazê-lo. Você deve dar mais valor às aventuras que crias, ao andamento, à precisão de detralhes do que à diversão !

Muito bem colocado Milk e aqui, volta a expor o tópico da Carol: https://rpgbrasil.umforum.net/t2075-gns-e-ai-voce-sabe-oque-e-isso

Você deve encontrar o que diverte este jogador, de forma que o faça prender a atenção. Talvez ele só vá jogar para reenconstrar com os amigos, e numa roda de amigos, você quer: contar piada, rir, contar casos... e é o que ele pode estar fazendo. Já pensou desta forma?
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29168
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? Empty Re: Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar?

Mensagem por MilkShakespare Qua Mar 13, 2013 2:05 pm

Druida,

Uma boa iniciativa é a de aproveitar todo este potencial do jogador e usar em aventuras.

Sem reprimendas ao esforço do nosso novo amigo em tentar manter a seriedade de suas partidas.

A má vontade aparente deste jogador e sua falta de participação me leva a considerar e muito a insatisfação projetada nas estórias do narrador; elas pŕoprias é que são o motivo/causa dos "showzinhos", pois despertam nele toda a carga de lembranças que se relacionam com o enredo do narrador. E para completar, o grau de intimidade e familiarização entre eles o faz crer ter toda a liberdade para zoar o quanto quiser. Ele, o narrador, ao iniciar a partida, tem de deixar bem evidente a distância que agora os separa.

Mais além da experiência de jogo, tampouco pela exasperação fora dele - ainda que à mesa- dar mais tarefas e ele, ocupar o personagem dele com responsabilidades que abarcam a integridade física e moral dos outros o fará entender, sem dar lugar a dúvidas, o seu devido papel durante o jogo.

Atribua-lhe os mais pesados encargos, os mais difíceis. Faça-o meditar e refletir em suas atitudes. Quando ele soltar uma de suas piadas, aja sério, como se aquilo fora inconveniente para o momento, embora, a partir dessa atitude, ele entenda que suas pilhérias tem espaço e hora adequados - e ele poderá lançá-las nestas horas somente- eduque-o tanto comportamentalmente, intelectualmente, socialmente, humorísticamente ao longo do jogo.

Dileto amigo, esta sua demanda compete à sua jurisprudência rpgística e podemos, ainda que pouco, aconselhá-lo durante o tempo.
MilkShakespare
MilkShakespare
Soldado

Soldado

Masculino
Número de Mensagens : 336
Idade : 37
Localização : Aqui mesmo.
Humor : Líquido
Desde quando você joga RPG? : Desde o primeiro dia.
Reputação : 9
Pontos : 4930
Data de inscrição : 01/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? Empty Re: Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar?

Mensagem por Sagrarius Qua Mar 13, 2013 5:51 pm

Caros Cobmen, Druidadp, Milkshakespare, obrigado pelas ideias, pois já me deram motivo para boas reflexões... Apesar de não ter sido apresentado anteriormente aos conceitos do link que você me enviou, Druida, meu problem-player sempre teve um viés que pendia mais ao gamismo (porradaria, sangue), ainda assim, acho difícil adaptar as sessões ao perfil do jogador, pois estaria tapando um buraco pra deixar outros abertos – sou tendente prezar pelo equilíbrio nas seções, onde sangue, conversa e projeção interpretativa têm seu lugar em proporções no mínimo parecidas... A questão é: tenho outro jogador gamista na mesa, mas, nem de longe, ele chega a atingir o nível de incômodo que o outro consegue quando fica muito tempo longe de um combate. Ontem, no grupo Face da minha mesa de RPG, deixei um recado pro jogador em questão explicando todas as minhas motivações: é esperar pra ver se vai funcionar agora. Agradeço a atenção dispensada, master & players, e fico feliz em poder participar deste fórum bacana e, principalmente, muito ativo! É bom estabelecer alianças que trespassam as fronteiras belorizontina!
Sagrarius
Sagrarius
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 2
Idade : 37
Localização : Belo Horizonte (MG)
Desde quando você joga RPG? : Desde 2002
Reputação : 0
Pontos : 4090
Data de inscrição : 12/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar? Empty Re: Jogador-Problema: O Piadista – Como lidar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos