Últimos assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário |
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário |
Quem está conectado?
Há 6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar
INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
+8
ArautoSoturno
druidadp
Aeon
Carol
petrafrey
Fininho
Tuk
Artemis
12 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
Relembrando a primeira mensagem :
Bom, vamos do princípio.
Eu sugeri para a moderação deste fórum uma parte dedicada aos narradores como um todo, e não simplesmente coisas relacionadas a sistemas e/ou cenários.
Um lugar onde os narradores pudessem discutir tudo oque fosse possivel, criação de histórias, ambientação, condução de campanha, e todas aquelas coisas referêntes ao RPG.
Mas minha intenção com esse tópico não é apenas produzir artigos para narradores, porque esses existem aos montes por ai em outros Blogs/sites do gênero. Eu queria na verdade produzir coisas destinadas ao público RPGístico mais deixado de lado, os jogadores intermediarios e experientes.
Quem aqui já não se cansou de ler atigos sobre: "Como criar um vilão?" ou até mesmo "Como conduzir uma campanha com começo/meio/fim?"
Isso já está batido, são muitos os artigos falando sobre as mesmas coisas, coisas essas que podem ser encontradas nos próprios livros de RPG. A maioria das pessoas que escreve, não faz nada além de sintetizar tudo oque já leu, mas e aquilo que eles criaram? E aquilo que eles mesmo desenvolveram com base na sua experiência vivida ao longo de muitos jogos? Isso raramente aparece...
Talvez porque muitos jogadores/narradores possuem um certo ciúmes do seu sucesso, talvez porque eles não saibam se expressão e não consigam transmitir em palavras aquilo que aprenderam, ou qualquer coisa assim.
O importante é que já está na hora de mudar isso, e eu tenho certeza de que muita gente também estava a procura de coisas assim. Pra quem não sabe, lá fora (USA, Europa) fóruns do gênero existem aos montes. Poderiamos simplesmente importar tudo oque eles fazem lá como já estamos importando faz tempo, ou podemos criar um pouco de vergonha na cara e andar com as próprias pernas.
Então chega de enrolação, e vamos logo ao oque interessa!
[...]
Era uma vez um momento na história do RPG em que os jogadores estavam cada vez mais raros, as mesas estavam cada vez mais paradas, e tudo indicava que o RPG iria "morrer".
O principal evendo do gênero no pais foi "extinto", a grande massa dos jogadores cresceram, estavam na faculdade, e não tinham mais tempo para jogar e se dedicar ao seu hoby.
Como se não bastasse, a nova geração não estava sendo abastecida da maneira como deveria, alguma coisa estava acontecendo.
Era a era dos MMORPG's...
Hoje essa juventude mais "preguiçosa", se é que me permitem usar um termo tão ofencivo, não tem mais paciencia de pegar um livro pra ler. Porque eles fariam isso? Se eles podem ter tudo pronto no apertar de um botão.
Porque eles se dariam ao trabalho de imaginar um mundo completamente diferente, se alguém já fez isso pra eles, e com uma riquesa incrivel de detalhes?
Porque eles tentariam criar uma história se eles poderiam pegar uma pronta de qualquer lugar?
A situação piora mais ainda quando persebemos que estamos na era da interatividade. Consoles de video game que simulam da melhor forma possivel como é estar lá naquele ambiente, usando aqueles instrumentos etc.
É como se o RPG estivesse se tornando, digamos assim, ultrapassado...
Ainda há o bom e velho argumento da INTERPRETAÇÃO, no jogo você não interpreta.
Mais do que isso, no jogo você possui limitações, não é mesmo Carol? Mais ou menos, temos atualmente jogos on-line que recebem pacotes de atualização constante, é como se o jogo fosse infinito novamente.
Quem joga RPG desde a época em que ele era algo mágico (não me entendam mal, ele ainda é, mas não pra qualquer um) sabe que essa é uma experiência única.
Pera....para tudo por um instante...
EXPERIÊNCIA
Essa é a palavra chave do RPG.
Um belo dia me perguntaram oque eu mais gostava no RPG, e eu disse:
"É legal, porque jogando RPG vc imagina como é viver em outros lugares, em outros mundos, como é ser outra pessoa, vc vive uma experiencia..."
Outro dia perguntei para meu primo caçula:
"Ei, oque você mais gosta no RPG?"
E ele respondeu:
"É legal porque você vive uam experiência..."
Pois então, existe algo especial no RPG que vai além do que qualquer jogo computadorizado pode conseguir emular, que é a totalidade de experiências.
[...]
Vejamos uma forma mais didatica para tentar explicar oque é essa diversidade de experiencia.
Em matemática, estudamos na escola os conjuntos numéricos.
Oque é um conjunto numérico? (perdoen-me os matemáticos se eu falar alguma besteira ok?)
É uma dimenção, uma realidade.
Em cada conjunto, existe uma realidade/dimenção diferente.
No conjunto mais simples, existem os números inteiros, de 0 ao infinito.
E era assim a humanindade, apenas com numeros inteiros e simples.
Até o belo dia em que surgiram números diferentes, os negativos. Foi quando então criaram um novo conjunto, um que abrangesse não só os números antigos, como também essa nova dimenção. "- infinito a 0 a + infinito"
E assim por diante.
Até aqui conseguiram entender? (Calma, já já vocês entederão oque tudo isso tem haver com RPG).
Além das dimenções, existem um conceito fundamental em matemática, a diferença entre números contínuos e discretos.
Oque são números discretos?
São aqueles que se podem contar, contar até o fim.
Por exemplo: 5, 10000, 666.
Oque são números contínuos?
São aqueles que não se podem contar...Eles não chegam a um fim, são infinitos.
EX: 10:3 (Dez dividido por três), o resultado dessa conta é =3,333333333....33333....3333 ATÉ o infinito e além.
Ou seja, não da pra ser contado.
[...]
E é ai a parte onde eu relaciono com RPG.
De todas as formas existentes já criadas no mundo para se contar uma história, o RPG é a única continua. Como assim?
Cinema, é uma forma de se contar uma história, mas se você parar para pensar nos elementos que compoem o cinema, uma hora você chegará a um número final. Ex: Diretos, atores, fotografia, cenografia, trilha sonora...
Mas há um fim.
O memso vale para qualquer outra coisa, menos para o RPG, nele é sempre possivel acrescentar mais alguma coisa, e mais outra, e mais outra.
[...]
Já assimilaram tudo oque eu escrevi até agora?
Então vamos mais além.
[...]
Era uma vez a pintura.
O mundo era cheio de pintores e artístas.
Naquela época os pintores eram contratados para pintar retratos, paisagens, qualquer coisa existente no mundo.
Era tudo lindo, até que um belo dia, inventaram a fotografia.
Os artistas entraram em desespero, e agora? Oque fariam? Porque alguém compraria um quadro de uma pessoa, se ela poderia ter uma fotografia, linda, maravilhosa, e ultra realista?
Porque alguém compraria o retrato de uma paisagem se ela poderia ter uma foto da mesma?
Parecia o fim, e muitos artistas abandonaram a carreira justamente por causa disso. Mas alguns, foram mais além.
Esses alguns abriam suas mentes e perseberam que haviam coisas que a fotografia não possuia, e que jamais conseguiria.
Eles perseberam que a fotografia era ausente de movimento, que era possivel pintar coisas que a fotografia jamais seria capaz de reproduzir.
E então surgiram os primeiros movimentos artisticos abstratos. Como por exemplo o expressionismo.
Persebam o movimento na pintura.
Esses artistas visionários mostraram que era possivel, que a criação da fotografia lhes abriu uma porta em vez de fechar uma.
E novamente tudo foram flores...
Até o dia em que finalmente inventaram a câmera filmadora, e posteriormente o cinema.
A continuação dessa história todos vocês podem imaginar. Mais uma crise no mundo da pintura, e mais uma infinidade de movimentos artisticos para provar para o mundo que nada acaba por ai.
[...]
Tomemos então como exemplo oque esses pintores fizeram.
A existencia dos MMORPG's não é uma maldição, nem um problema, muito pelo contrário, ela é uma porta para a liberdade, agora estamos livres!!!
Podemos continuar com as histórias da maneira como sempre fizemos, mas também não temos mais a obrigação de faze-las ao modo antigo, ao modo ortodoxo. Somos livres para inovar.
Rez a lenda que o mesmo ideograma chines que significa crise, é o mesmo utilizado com o intuito de significar oportunidade.
E eis a oportunidade.
Mas pera lá Carol, como aplica-la?
[...]
Bom, agora chega o momento em que algumas pessoas, caso leiam isso que eu escrevi, queiram me matar.
Infelizmente muita gente tem ciúmes daquilo que cria, descobre, encontra e etc. Eu não sou uma delas. Mas sei que elas exstem, e podem me crucificar por isso que estou fazendo.
De qualquer forma, chegau a hora de mostrar pra vocês aquilo que foi (até então o momento) intitulado como mecânicas complexas.
A forma abstrada de narrar.
OFF: continua no proximo post, calma, escrevi demais já, e preciso fazer umas outras coisas agora, mas eu já já volto.
Bom, vamos do princípio.
Eu sugeri para a moderação deste fórum uma parte dedicada aos narradores como um todo, e não simplesmente coisas relacionadas a sistemas e/ou cenários.
Um lugar onde os narradores pudessem discutir tudo oque fosse possivel, criação de histórias, ambientação, condução de campanha, e todas aquelas coisas referêntes ao RPG.
Mas minha intenção com esse tópico não é apenas produzir artigos para narradores, porque esses existem aos montes por ai em outros Blogs/sites do gênero. Eu queria na verdade produzir coisas destinadas ao público RPGístico mais deixado de lado, os jogadores intermediarios e experientes.
Quem aqui já não se cansou de ler atigos sobre: "Como criar um vilão?" ou até mesmo "Como conduzir uma campanha com começo/meio/fim?"
Isso já está batido, são muitos os artigos falando sobre as mesmas coisas, coisas essas que podem ser encontradas nos próprios livros de RPG. A maioria das pessoas que escreve, não faz nada além de sintetizar tudo oque já leu, mas e aquilo que eles criaram? E aquilo que eles mesmo desenvolveram com base na sua experiência vivida ao longo de muitos jogos? Isso raramente aparece...
Talvez porque muitos jogadores/narradores possuem um certo ciúmes do seu sucesso, talvez porque eles não saibam se expressão e não consigam transmitir em palavras aquilo que aprenderam, ou qualquer coisa assim.
O importante é que já está na hora de mudar isso, e eu tenho certeza de que muita gente também estava a procura de coisas assim. Pra quem não sabe, lá fora (USA, Europa) fóruns do gênero existem aos montes. Poderiamos simplesmente importar tudo oque eles fazem lá como já estamos importando faz tempo, ou podemos criar um pouco de vergonha na cara e andar com as próprias pernas.
Então chega de enrolação, e vamos logo ao oque interessa!
[...]
Era uma vez um momento na história do RPG em que os jogadores estavam cada vez mais raros, as mesas estavam cada vez mais paradas, e tudo indicava que o RPG iria "morrer".
O principal evendo do gênero no pais foi "extinto", a grande massa dos jogadores cresceram, estavam na faculdade, e não tinham mais tempo para jogar e se dedicar ao seu hoby.
Como se não bastasse, a nova geração não estava sendo abastecida da maneira como deveria, alguma coisa estava acontecendo.
Era a era dos MMORPG's...
Hoje essa juventude mais "preguiçosa", se é que me permitem usar um termo tão ofencivo, não tem mais paciencia de pegar um livro pra ler. Porque eles fariam isso? Se eles podem ter tudo pronto no apertar de um botão.
Porque eles se dariam ao trabalho de imaginar um mundo completamente diferente, se alguém já fez isso pra eles, e com uma riquesa incrivel de detalhes?
Porque eles tentariam criar uma história se eles poderiam pegar uma pronta de qualquer lugar?
A situação piora mais ainda quando persebemos que estamos na era da interatividade. Consoles de video game que simulam da melhor forma possivel como é estar lá naquele ambiente, usando aqueles instrumentos etc.
É como se o RPG estivesse se tornando, digamos assim, ultrapassado...
Ainda há o bom e velho argumento da INTERPRETAÇÃO, no jogo você não interpreta.
Mais do que isso, no jogo você possui limitações, não é mesmo Carol? Mais ou menos, temos atualmente jogos on-line que recebem pacotes de atualização constante, é como se o jogo fosse infinito novamente.
Quem joga RPG desde a época em que ele era algo mágico (não me entendam mal, ele ainda é, mas não pra qualquer um) sabe que essa é uma experiência única.
Pera....para tudo por um instante...
EXPERIÊNCIA
Essa é a palavra chave do RPG.
Um belo dia me perguntaram oque eu mais gostava no RPG, e eu disse:
"É legal, porque jogando RPG vc imagina como é viver em outros lugares, em outros mundos, como é ser outra pessoa, vc vive uma experiencia..."
Outro dia perguntei para meu primo caçula:
"Ei, oque você mais gosta no RPG?"
E ele respondeu:
"É legal porque você vive uam experiência..."
Pois então, existe algo especial no RPG que vai além do que qualquer jogo computadorizado pode conseguir emular, que é a totalidade de experiências.
[...]
Vejamos uma forma mais didatica para tentar explicar oque é essa diversidade de experiencia.
Em matemática, estudamos na escola os conjuntos numéricos.
Oque é um conjunto numérico? (perdoen-me os matemáticos se eu falar alguma besteira ok?)
É uma dimenção, uma realidade.
Em cada conjunto, existe uma realidade/dimenção diferente.
No conjunto mais simples, existem os números inteiros, de 0 ao infinito.
E era assim a humanindade, apenas com numeros inteiros e simples.
Até o belo dia em que surgiram números diferentes, os negativos. Foi quando então criaram um novo conjunto, um que abrangesse não só os números antigos, como também essa nova dimenção. "- infinito a 0 a + infinito"
E assim por diante.
Até aqui conseguiram entender? (Calma, já já vocês entederão oque tudo isso tem haver com RPG).
Além das dimenções, existem um conceito fundamental em matemática, a diferença entre números contínuos e discretos.
Oque são números discretos?
São aqueles que se podem contar, contar até o fim.
Por exemplo: 5, 10000, 666.
Oque são números contínuos?
São aqueles que não se podem contar...Eles não chegam a um fim, são infinitos.
EX: 10:3 (Dez dividido por três), o resultado dessa conta é =3,333333333....33333....3333 ATÉ o infinito e além.
Ou seja, não da pra ser contado.
[...]
E é ai a parte onde eu relaciono com RPG.
De todas as formas existentes já criadas no mundo para se contar uma história, o RPG é a única continua. Como assim?
Cinema, é uma forma de se contar uma história, mas se você parar para pensar nos elementos que compoem o cinema, uma hora você chegará a um número final. Ex: Diretos, atores, fotografia, cenografia, trilha sonora...
Mas há um fim.
O memso vale para qualquer outra coisa, menos para o RPG, nele é sempre possivel acrescentar mais alguma coisa, e mais outra, e mais outra.
[...]
Já assimilaram tudo oque eu escrevi até agora?
Então vamos mais além.
[...]
Era uma vez a pintura.
O mundo era cheio de pintores e artístas.
Naquela época os pintores eram contratados para pintar retratos, paisagens, qualquer coisa existente no mundo.
Era tudo lindo, até que um belo dia, inventaram a fotografia.
Os artistas entraram em desespero, e agora? Oque fariam? Porque alguém compraria um quadro de uma pessoa, se ela poderia ter uma fotografia, linda, maravilhosa, e ultra realista?
Porque alguém compraria o retrato de uma paisagem se ela poderia ter uma foto da mesma?
Parecia o fim, e muitos artistas abandonaram a carreira justamente por causa disso. Mas alguns, foram mais além.
Esses alguns abriam suas mentes e perseberam que haviam coisas que a fotografia não possuia, e que jamais conseguiria.
Eles perseberam que a fotografia era ausente de movimento, que era possivel pintar coisas que a fotografia jamais seria capaz de reproduzir.
E então surgiram os primeiros movimentos artisticos abstratos. Como por exemplo o expressionismo.
Persebam o movimento na pintura.
Esses artistas visionários mostraram que era possivel, que a criação da fotografia lhes abriu uma porta em vez de fechar uma.
E novamente tudo foram flores...
Até o dia em que finalmente inventaram a câmera filmadora, e posteriormente o cinema.
A continuação dessa história todos vocês podem imaginar. Mais uma crise no mundo da pintura, e mais uma infinidade de movimentos artisticos para provar para o mundo que nada acaba por ai.
[...]
Tomemos então como exemplo oque esses pintores fizeram.
A existencia dos MMORPG's não é uma maldição, nem um problema, muito pelo contrário, ela é uma porta para a liberdade, agora estamos livres!!!
Podemos continuar com as histórias da maneira como sempre fizemos, mas também não temos mais a obrigação de faze-las ao modo antigo, ao modo ortodoxo. Somos livres para inovar.
Rez a lenda que o mesmo ideograma chines que significa crise, é o mesmo utilizado com o intuito de significar oportunidade.
E eis a oportunidade.
Mas pera lá Carol, como aplica-la?
[...]
Bom, agora chega o momento em que algumas pessoas, caso leiam isso que eu escrevi, queiram me matar.
Infelizmente muita gente tem ciúmes daquilo que cria, descobre, encontra e etc. Eu não sou uma delas. Mas sei que elas exstem, e podem me crucificar por isso que estou fazendo.
De qualquer forma, chegau a hora de mostrar pra vocês aquilo que foi (até então o momento) intitulado como mecânicas complexas.
A forma abstrada de narrar.
OFF: continua no proximo post, calma, escrevi demais já, e preciso fazer umas outras coisas agora, mas eu já já volto.
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
nao conheco esse não.. coloca alguma coisa pra que eu possa saber mais ai Fenmarel..
ZoltranHeroi -
Número de Mensagens : 838
Idade : 48
Localização : Zoltrania
Humor : Louco
Desde quando você joga RPG? : 1991
Reputação : 4
Pontos : 6585
Data de inscrição : 23/09/2008
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
Já experimenteram alguma vez narrar uma aventura em Versos? Componha uma poesia heroica, com todos os recursos da poesia, como se escrevese uma cançao. Já leram a Iliada em versos? Lusiadas? E neste estilo que eu narro. ainda nao aperfeiçoei o metodo, mas , mesmo incompleto, ele encanta e surpreende mesmo. e a aventura flui numa dinamica crescente e empolgante.
Querem uma mecanica chata? Criem um dispositivo de segurança assim. Ha numerosos elasticos com bolas de variadas medidas nas extremidades. esses elasticos dependurados no teto ativam uma chave de segurança cada um. os jogadores tem de puxar um destes elasticos ( o correto) para desencandear uma reaçao em cadeia-cada bola de peso se choca com a seguinte e esta com a outra. com a combinaçao correta a porta se abre. com a errada ativa algo. o segredo e calcular a força inicial do peso da esfera e quanto esta força vai diminuir enquanto se choca com as demais. Funciona melhor em mundos onde a tecnologia e avançada. parece estranho entrar em uma sala com esferas penduradas por elasticos. A frequencia de vibraçao de cada esfera e uma chave para ativar o sistema de destrava. mas nao basta puxar qualquer esfera somente. e necessario saber qual a seguinte a colidir.da pra inovar ainda mais, mas eu nao sou tao cruel
Querem uma mecanica chata? Criem um dispositivo de segurança assim. Ha numerosos elasticos com bolas de variadas medidas nas extremidades. esses elasticos dependurados no teto ativam uma chave de segurança cada um. os jogadores tem de puxar um destes elasticos ( o correto) para desencandear uma reaçao em cadeia-cada bola de peso se choca com a seguinte e esta com a outra. com a combinaçao correta a porta se abre. com a errada ativa algo. o segredo e calcular a força inicial do peso da esfera e quanto esta força vai diminuir enquanto se choca com as demais. Funciona melhor em mundos onde a tecnologia e avançada. parece estranho entrar em uma sala com esferas penduradas por elasticos. A frequencia de vibraçao de cada esfera e uma chave para ativar o sistema de destrava. mas nao basta puxar qualquer esfera somente. e necessario saber qual a seguinte a colidir.da pra inovar ainda mais, mas eu nao sou tao cruel
MilkShakespareSoldado -
Número de Mensagens : 336
Idade : 37
Localização : Aqui mesmo.
Humor : Líquido
Desde quando você joga RPG? : Desde o primeiro dia.
Reputação : 9
Pontos : 5120
Data de inscrição : 01/12/2011
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
Hoje em dia ha uma Síndrome chamada de "Síndrome do Fiquei de Fora", que traduz o abandono aparente da leitura tradicional. É o Exodo Virtual, onde todos migram para o irreal e fazem-no real. essa sindrome exlica bem o porque dos internautas optarem por sites e jogos em rede e a massificaçao dests sites (Espirito de Rebanho). Todos vao ao mesmo lugar em busca das mesmas coisas, entao existe como que uma "competitividade" para ser popular.... Ridiculo!
E que nos RPGistas gostamos de nos reunir, em privacidade, nosso jogo e uma diversao e passatempo, e isto nao é apreciado pelas massas. Gostamos de falar de coisas interessantes e nao fofocar sobre o dia a dia. O RPG é um clube restrito a poucos, infelizmente. nao eh popularizavel!
E que nos RPGistas gostamos de nos reunir, em privacidade, nosso jogo e uma diversao e passatempo, e isto nao é apreciado pelas massas. Gostamos de falar de coisas interessantes e nao fofocar sobre o dia a dia. O RPG é um clube restrito a poucos, infelizmente. nao eh popularizavel!
MilkShakespareSoldado -
Número de Mensagens : 336
Idade : 37
Localização : Aqui mesmo.
Humor : Líquido
Desde quando você joga RPG? : Desde o primeiro dia.
Reputação : 9
Pontos : 5120
Data de inscrição : 01/12/2011
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
MilkShakespare escreveu:Já experimenteram alguma vez narrar uma aventura em Versos? Componha uma poesia heroica, com todos os recursos da poesia, como se escrevese uma cançao. Já leram a Iliada em versos? Lusiadas? E neste estilo que eu narro. ainda nao aperfeiçoei o metodo, mas , mesmo incompleto, ele encanta e surpreende mesmo. e a aventura flui numa dinamica crescente e empolgante.
Interessante pra caramba!Ta ai uma coisa que eu nunca havia imaginado!
MilkShakespare escreveu:Querem uma mecanica chata? Criem um dispositivo de segurança assim. Ha numerosos elasticos com bolas de variadas medidas nas extremidades. esses elasticos dependurados no teto ativam uma chave de segurança cada um. os jogadores tem de puxar um destes elasticos ( o correto) para desencandear uma reaçao em cadeia-cada bola de peso se choca com a seguinte e esta com a outra. com a combinaçao correta a porta se abre. com a errada ativa algo. o segredo e calcular a força inicial do peso da esfera e quanto esta força vai diminuir enquanto se choca com as demais. Funciona melhor em mundos onde a tecnologia e avançada. parece estranho entrar em uma sala com esferas penduradas por elasticos. A frequencia de vibraçao de cada esfera e uma chave para ativar o sistema de destrava. mas nao basta puxar qualquer esfera somente. e necessario saber qual a seguinte a colidir.da pra inovar ainda mais, mas eu nao sou tao cruel
Então...ideia criativa, mas isso NÃO é o intuito das "mecânicas complexas" é complicado de explicar, eu sei. Mas, na verdade, as mecânicas complexas visam fazer o jogador viver experiências até então impossíveis para a realidade.
Recentemente um dos meus amigos narrou uma aventura a lá " A ORIGEM" e foi fantástico!
Dentro da trama, no sonho, existe uma distorção que pode existir dentro do sonho, no filme essa distorção foi a ausência de gravidade, na nossa mesa existiram várias, e foi o máximo, vejam só as distorções...
1º) Tudo acontecia ao contrário.
Para isso, os jogadores tinham que narrar suas ações ao exato oposto do q queria fazer, ou seja, se alguém lhe atacasse, vc não poderia esquivar, tinha de dizer ao narrador "eu tomo a porrada" e ai então rolaria o teste para esquivar.
Ou até mesmo... "Narrador, eu estou correndo/fugindo dos bandidos"
E o narrador dizia "vc chega perto deles..."
Sacara?
[...]
2º) Tudo ao mesmo tempo:
Em uma das distorções do sono, a distorção era " Toda vez que vc realiza um efeito, todas as probabilidades desse efeito ocorrerem acontecem ao mesmo tempo"
Ou seja... se vc deseja pegar a sua arma... além da sua arma, vc pegava TUDO ao mesmo tempo.
Caos não? Mecânicas complexas!
[...]
3º) Passado + presente + futuro:
É algo meio Dr. Manhatam, deu pra entender né?
[...]
4º) Apenas 1 atributo de cada vez:
Essa é muito legal tb.
No sistema utilizado, tinhamos 6 atributos apenas, e podemos escolher oque quizermos fazer durante o jogo, porém... A distorção dessa vez fazia com que nós só pudessemos usar 1 por turno, como assim? Nós escolhíamos o atributo durante a nova rodada, e nos viravamos para fazer oque dava com ele.
[...]
Resumindo, esses são apenas mais alguns exemplos, deu pra sacar agora gente?
A mecânica complexa é focada na narrativa, e na maneira de e utilizar o sistema, ou seja, para os mais familiarizados com os termos, é para SIMULACIONISMO puro e simples!!!!
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
MilkShakespare escreveu:Hoje em dia ha uma Síndrome chamada de "Síndrome do Fiquei de Fora", que traduz o abandono aparente da leitura tradicional. É o Exodo Virtual, onde todos migram para o irreal e fazem-no real. essa sindrome exlica bem o porque dos internautas optarem por sites e jogos em rede e a massificaçao dests sites (Espirito de Rebanho). Todos vao ao mesmo lugar em busca das mesmas coisas, entao existe como que uma "competitividade" para ser popular.... Ridiculo!
E que nos RPGistas gostamos de nos reunir, em privacidade, nosso jogo e uma diversao e passatempo, e isto nao é apreciado pelas massas. Gostamos de falar de coisas interessantes e nao fofocar sobre o dia a dia. O RPG é um clube restrito a poucos, infelizmente. nao eh popularizavel!
Bem...isso oque vc comentou abre uma discussão MARAVILHOSA que não compete a esse tópico, portanto, abrirei em outro lugar ok?
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
Muito legal Carol.... a das coisas acontecerem ao contrário foi o máximo. Poxa isso me dá altas idéias para criar um local em ERA chamado de RUINAS DE MOSESLOW. Quando for criar essa parte, quero tua ajuda...
As ruinas seão exatamente o caos. Um lugar onde a cada vez que você entra é de uma forma diferente... está ligado a outros planos e existem mecanicas complexas em seu interior....
Quero sua ajuda heim!!!!
As ruinas seão exatamente o caos. Um lugar onde a cada vez que você entra é de uma forma diferente... está ligado a outros planos e existem mecanicas complexas em seu interior....
Quero sua ajuda heim!!!!
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
Está marcado Druida, manda pra mim todo o material já existente dessa região, junto com oque vc quer que seja criado, eu estou de férias por muuuuuuito tempo, vou caprixar em TODOS os caos possiveis
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
Zoltran escreveu:nao conheco esse não.. coloca alguma coisa pra que eu possa saber mais ai Fenmarel..
Criei um tópico a respeito Zoltran, pode conferir aqui.
FIASCO
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
Uma nova mecânica complexa para vocês desenvolverem: O enigma da sala sem cor.
Um lugar onde não há cores, tudo é preto, branco ou em tons de cinza.
Que tipo de enigmas podemos sugerir para um lugar assim?
Um lugar onde não há cores, tudo é preto, branco ou em tons de cinza.
Que tipo de enigmas podemos sugerir para um lugar assim?
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
Carol escreveu:Está marcado Druida, manda pra mim todo o material já existente dessa região, junto com oque vc quer que seja criado, eu estou de férias por muuuuuuito tempo, vou caprixar em TODOS os caos possiveis
Abri um projeto só para as ruínas... quem estiver disposto a participar
https://rpgbrasil.umforum.net/t2007-ruinas-de-moseslow#31391
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
Então Fenmarel, vc é livre para colocar onde quizer!
A ausência de cor é bem mecânica complexa mesmo, muito legal ^^
Da pra criar uma masmorra assim, ou um universo/plano elementar. Oque a criatividade deixar rolar!
A ausência de cor é bem mecânica complexa mesmo, muito legal ^^
Da pra criar uma masmorra assim, ou um universo/plano elementar. Oque a criatividade deixar rolar!
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
Este tipo de mecânica complexa mais parece aquelas histórias malucas que começam assim:
" Em uma bela noite ensolarada, um homem tristonho sorria, sem saber porque estava feliz porque entristecia-se..."
ou...
"Era meia noite, quase 10 horas. O surdo escutou o mudo dizer que o cego viu o aleijado correr atras do carro parado. O sol iluminava uma grande noite de luar. Um homem em pé sentado, dizia calado : o mundo é uma bola quadrada que gira em torno do sol. Ao ver uma velha de 15 anos sentada num banco de pedra, feito de madeira, dizendo com o nariz que preferia morrer do que perder a vida."
Se existe mecânica pra doido, só Psiquiatra é capaz de consertar cabeça desregulada !
" Em uma bela noite ensolarada, um homem tristonho sorria, sem saber porque estava feliz porque entristecia-se..."
ou...
"Era meia noite, quase 10 horas. O surdo escutou o mudo dizer que o cego viu o aleijado correr atras do carro parado. O sol iluminava uma grande noite de luar. Um homem em pé sentado, dizia calado : o mundo é uma bola quadrada que gira em torno do sol. Ao ver uma velha de 15 anos sentada num banco de pedra, feito de madeira, dizendo com o nariz que preferia morrer do que perder a vida."
Se existe mecânica pra doido, só Psiquiatra é capaz de consertar cabeça desregulada !
MilkShakespareSoldado -
Número de Mensagens : 336
Idade : 37
Localização : Aqui mesmo.
Humor : Líquido
Desde quando você joga RPG? : Desde o primeiro dia.
Reputação : 9
Pontos : 5120
Data de inscrição : 01/12/2011
Re: INTRODUÇÃO AS MECÂNICAS COMPLEXAS
"Diário de um louco"
Eu me lembro era noite e o sol brilhava no horizonte. Um homem sentado numa pedra de madeira calado dizia: prefiro a morte do que perder a vida.
Enquanto isso em um bosque, sem árvores os pássaros pastavam subitamente, comecei a correr até que percebi que estava parado. Já exausto, senti uma apetitosa falta de fome e fui para casa.. lá chegando entrei pela porta do fundo que ficava na frente onde subi descendo as escadas que iam para meu quarto.
Apressado vesti-me devagar e fui tomar banho em uma água quente que estava na geladeira. E de repente lembrei-me que estava com fome e dirigi-me para o banheiro a fim de jantar rapidamente.. comi o guardanapo e limpei a boca com o bife. Mas continuei pensando que estava com fome, comi então a sobremesa que existia e permanecendo sentado, levantei-me da cadeira e descendo subi a rua que passava na cozinha.
Ao chegar, deitei-me para dormir.
Dormindo tive pressentimento que estava sonhando e adormeci. Sonhei que um homem sentado em pé num canto da parede até filosofava sobre a vida lendo um grosso livro de Geografia que só tinha a capa e dizia: a terra é redonda como um quadrado.. e acabando de ler, o homem, que era mudo, fechou o grosso livro que só tinha capa e disse:
"Sou um pobre sonhador."
À meia noite, o sol raiava no horizonte, um velho com sua linda cabeleira loura, contemplava com os olhos fechados a beleza da natureza, enquanto que um velho mudo calado dizia Os quatro profetas do mundo são três. Moisés e Elias.
Enquanto os pássaros pastavam, as vacas pulavam de galho em galho, à procura de seus aquecidos ninhos.
O mundo é uma bola quadrada que navega num barco sem fundo, sobre ondas de um mar sem água.
E era meia-noite.
Era meia-noite, o sol brilhava no horizonte, os elefantes pulavam de galho em galho e os passarinhos pastavam numa imensa e seca relva. Enquanto isso, atrás de uma ramagem sem folhas, um cego lia um jornal sem letras e de cabeça para baixo, para o surdo ouvir.
E o mudo disse: "É melhor morrer do que perder a vida".
Eu me lembro era noite e o sol brilhava no horizonte. Um homem sentado numa pedra de madeira calado dizia: prefiro a morte do que perder a vida.
Enquanto isso em um bosque, sem árvores os pássaros pastavam subitamente, comecei a correr até que percebi que estava parado. Já exausto, senti uma apetitosa falta de fome e fui para casa.. lá chegando entrei pela porta do fundo que ficava na frente onde subi descendo as escadas que iam para meu quarto.
Apressado vesti-me devagar e fui tomar banho em uma água quente que estava na geladeira. E de repente lembrei-me que estava com fome e dirigi-me para o banheiro a fim de jantar rapidamente.. comi o guardanapo e limpei a boca com o bife. Mas continuei pensando que estava com fome, comi então a sobremesa que existia e permanecendo sentado, levantei-me da cadeira e descendo subi a rua que passava na cozinha.
Ao chegar, deitei-me para dormir.
Dormindo tive pressentimento que estava sonhando e adormeci. Sonhei que um homem sentado em pé num canto da parede até filosofava sobre a vida lendo um grosso livro de Geografia que só tinha a capa e dizia: a terra é redonda como um quadrado.. e acabando de ler, o homem, que era mudo, fechou o grosso livro que só tinha capa e disse:
"Sou um pobre sonhador."
À meia noite, o sol raiava no horizonte, um velho com sua linda cabeleira loura, contemplava com os olhos fechados a beleza da natureza, enquanto que um velho mudo calado dizia Os quatro profetas do mundo são três. Moisés e Elias.
Enquanto os pássaros pastavam, as vacas pulavam de galho em galho, à procura de seus aquecidos ninhos.
O mundo é uma bola quadrada que navega num barco sem fundo, sobre ondas de um mar sem água.
E era meia-noite.
Era meia-noite, o sol brilhava no horizonte, os elefantes pulavam de galho em galho e os passarinhos pastavam numa imensa e seca relva. Enquanto isso, atrás de uma ramagem sem folhas, um cego lia um jornal sem letras e de cabeça para baixo, para o surdo ouvir.
E o mudo disse: "É melhor morrer do que perder a vida".
MilkShakespareSoldado -
Número de Mensagens : 336
Idade : 37
Localização : Aqui mesmo.
Humor : Líquido
Desde quando você joga RPG? : Desde o primeiro dia.
Reputação : 9
Pontos : 5120
Data de inscrição : 01/12/2011
RE: Mecânicas complexas
Carol amei seu texto pois tinha paixão. Vou tentar resumir minhas dúvidas e opiniões. Será que existe opinião inocente no mundo ou ela diz alguma coisa do real? Amadinha Carol creio poder exemplificar com o enxadrista Emanuel Lasker : " No tabuleiro de xadrez mentiras e hipocrisias não duram muito. A imaginação criadora destroi a presunção e a mentira. O fato impiedoso que culmina no xeque-mate contradiz o hipócrita" (Ele escreveu isto por volta de 1925). Prazer de jogar e prazer de viver. Eu confesso que sou um péssimo jogador, mas a minha dúvida, e se ao invés de procurarmos no jogo a intensificação de vivências, pudessemos compreender a complexa mecanica social que está por tras de cada jogo ou personagem. Falando agora da Física. O sistema geocêntrico foi estabelecido em 98 da nossa era por Ptolomeu. Parecia convincente. O sol nasce no oriente e põe-se no ocidente. O sol gira em torno da Terra. Os planetas giravam em torno do nosso planeta em órbitas denominadas epiciclos (círculos perfeitos). Este ponto de vista geocentrico durou cerca de 1500 anos até aparecerem as rigorosas observações de Tycho Braher, a generalização do sistema heliocêntrico por seu discípulo Copernico, e o desenvolvimento da ótica por holandeses e Galileu que permitiram observações que ao invés de corrigir os epiciclos (como faziam os astrônomos papais) refutaram o sistema ptolomaico e fundaram o método científico e o sistema heliocêntrico. Mas o caso não fica por aí segundo a filosofia tomista o mundo era uma hierarquia perfeita. Deus no céu, a Igreja na Terra, seguida dos príncipes e por último o povo miúdo (que na filosofia tomista considerado corrompido). Quer dizer o sistema tomista ia do mais do infinito e perfeito ao finito e corrompido. Mas o método científico inaugurado por Galileu desautorizava esta hierarquia social-político-filosófica. Ficou famoso o processo movido contra Galileu pela Inquisiçaõ. Ele abjurou a ciência para salvar a pele. A minha dúvida é se ousarei atuar como partidário de mecânicas complexas que movam o mundo. Bjs. DEsculpe o desalinho das idéias.
draculinoAventureiro N. 4 -
Número de Mensagens : 275
Idade : 65
Localização : rio de janeiro rj brasil
Humor : palhaço
Desde quando você joga RPG? : Não lembro
Reputação : 3
Pontos : 4743
Data de inscrição : 25/06/2013
Re: Introdução as Mecânicas Complexas
Draculino achou a discussão muito fera. Pensou que a "Fisica" tem "Mecanica" e "Cinemática". (Regras e dinâmica). A "Mecânica Complexa" diz respeito ao que se pode exteriorizar no mundo. Mesmo as formas "mágicas" podem representar o mundo ? DEixo a pergunta no ar, sem querer fechar a discussão!
draculinoAventureiro N. 4 -
Número de Mensagens : 275
Idade : 65
Localização : rio de janeiro rj brasil
Humor : palhaço
Desde quando você joga RPG? : Não lembro
Reputação : 3
Pontos : 4743
Data de inscrição : 25/06/2013
Página 2 de 2 • 1, 2
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Set 21, 2021 9:33 pm por draculino
» ANÕES DA SUPERFICIE
Qui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp
» Armadura de Combate - Golias z36
Qui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp
» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
Seg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp
» Sou novo no Fórum
Sex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp
» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
Sex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp
» MESA DE ARTISTAS
Sáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp
» MESAS DE JOGOS
Sáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp
» PODCAST
Sáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp
» MESA DE ARTISTAS
Sáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp
» JOGOS INDIE
Sáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp
» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
Dom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp
» Criaturas Planares
Sex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp