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Mensagem por Kpax Dom Jan 10, 2010 4:25 pm

Exponha aqui suas idéias para melhorar este incrível jogo!

ATENÇÃO: Fiz uma alteração e quando os assuntos se desenvolvem mais extensamente, crio tópicos individuais para facilitar a leitura, como ocorreu com a idéia do tabuleiro hexagonal.

Este tópico tem a intenção de todos os usuários mostrarem novas idéias e discutirmos sobre elas. Assim, de tempos em tempos, para facilitar a leitura, irei separar os tópicos por assunto, deixando um índice para fácil consulta. Desta forma separei as mensagens e peço que cada mensagem fale
preferencialmente sobre apenas um tópico e não mais de um para não termos que duplicar a mesma mensagem em vários tópicos.


Última edição por Kpax em Seg Jul 19, 2010 10:18 pm, editado 3 vez(es)
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Novas Idéias Empty Re: Novas Idéias

Mensagem por Kpax Dom Jan 10, 2010 4:36 pm

MOVIMENTO FIXO

Uma delas creio que seja o movimento fixo para os Heróis, é uma idéia bem simples e que resolve alguns problemas no jogo. Alternativas:

1.Movimentação.

1.1. Movimento fixo para os heróis:

1.1.1. Utilizar pontos fixos para a movimentação dos heróis (unicamente):
Seu uso torna o jogo mais rápido e proporciona maior estratégia (táticas de combate), pois cada jogador já tem conhecimento do número de casas que pode andar, além de causar igualdade com o sistema de movimentação dos monstros. È comum nos jogos muitos heróis só pedirem para abrir as portas só quando tiravam um bom número nos dados. Além disto, diminui o risco de tomar decisões que podem ter sucesso futuro ou não, quando dependem da movimentação. Porém, muitos jogadores não gostam que pontos fixos substituam a emoção de lançar os dados, principalmente nos momentos críticos.

Poderia-se estipular uma regra muito simples, como todos os heróis teriam 7* de quadrados de movimento, ou algo diferenciado como Elfo 7 Mago 6 Bárbaro 6 Anão 5 (desde que houvesse outras compensações para os heróis prejudicados)

*escolhido por ser o número com maior possibilidade de ocorrer no lançamentos de 2d6.


1.1.2. Utilizar pontos fixos para a movimentação dos heróis (juntamente com a ação de Correr):
Desta forma os heróis, quando fosse realmente necessário, tentariam correr, mantendo a emoção no jogo. A habilidade de correr incluiria os pontos fixos e mais 5 casas ou o lançamento adicional de 1d6.



1.1.3. Utilizar movimentos fixos (que só diminuiriam pelo peso dos itens que o herói carregasse consigo):
A questão fica em como determinar o peso dos itens que o herói carrega e qual o seu limite. Para isto, seria exigida uma tabela ou parâmetros para estabelecer conseqüências pelo peso carregado constantemente, o que tornaria o jogo mais lento.

1.2. Utilizar movimentos não fixos para os monstros (igual aos heróis):
Com o resultado do lançamento dos 2 dados de 6 faces. Esta é ideal para aqueles que consideram injusto haver regras diferentes para os heróis e monstros.
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Mensagem por druidadp Dom Jan 10, 2010 7:03 pm

Nova Idéia... evolução de personagem.
Um livro de regras completo para jogar Hero Quest com uma cara de RPG

Livro de regras criado por Druida das Pradarias: http://migre.me/7phCU


Última edição por druidadp em Qua Jan 04, 2012 2:23 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Aeon Dom Jan 10, 2010 11:55 pm

Bem eu nao conheço as expanções do jogo, só o primeiro box mesmo, mais,, druid, muito bom, essa sua expanção, criou um novo sistema hsaushauhsa vi coisas no seu material muito interessante mesmo..

enfim, eu sugiro novas caracteristicas fisicas pro jogo, novos mapas, novas quests, monstros e artefatos, ja venho idealizando algumas coisas, e postarei um rascunho assim que possivel
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Mensagem por Kpax Seg Jul 19, 2010 10:21 pm

Wax, tomei a liberdade de copiar e ressponder aqui uma outra mensagem sua que foi realicada para o tópico sobre o tabuleiro hexagonal, mas como refere-se ao esquema do jogo em si, reproduzi aqui e respondo na mensagem seguinte:

Bom, eu acho que em algum momento alguém tem que definir as bases para orientar as futuras modificações. Eu acho que esse alguém tem que ser você. O momento eu não sei se é agora ou depois.

Outras bases que eu acho que devem ser definidas:

O HQ2 será compatível com as aventuras originais?
a compatibilidade pode possibilitar o aproveitamento de diversas aventuras já criadas, porém, limita as possibilidades de modificações.
Haverá regras opcionais?
regras opcionais podem dar mais liberdade ao "mestre" porém podem causar discussões desnecessárias.
Qual o número de jogadores recomendado?
por um lado acho que poderiam ser criados novos personagens, por outro, acredito que hoje há menos pessoas dispostas a jogar um jogo de tabuleiro. Talvez se houvesse um "quartel" onde os jogadores pudessem alternar quais personagens ficam em espera e quais ficam ativos em cada jogo poderia ser uma solução. Mas isso causaria um problema para a pergunta seguinte:
Haverá avanço de nível?
Avanço de nível é bacana para motivar os jogadores. Porém, pode causar desequilíbrio no grupo no caso de o grupo ficar muito forte e um personagem morrer, ou no caso de um personagem aventurar-se mais que os outros (como na hipótese da pergunta anterior)
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Mensagem por Kpax Seg Jul 19, 2010 10:22 pm

Quanto aos outros pontos:

O HQ2 será compatível com as aventuras originais?
a compatibilidade pode possibilitar o aproveitamento de diversas aventuras
já criadas, porém, limita as possibilidades de modificações.
Resposta: SIM, a intenção é tornar todas as aventuras do jogo original e das
expansões oficiais compatíveis num único sistema. Algumas buscas não
necessitam de qualquer alteração, outras leves mudanças e há aquelas que
exigem uma reformulação total, principalmente as criadas exclusivamente para
o sistema inglês (como Against the Ogre Horde e Wizard of Morcar)

Haverá regras opcionais?
regras opcionais podem dar mais liberdade ao "mestre" porém podem causar
discussões desnecessárias.
Resposta: SIM. Em verdade já há na forma de variantes (vide Manual HQ 2.0).

Qual o número de jogadores recomendado?
por um lado acho que poderiam ser criados novos personagens, por outro,
acredito que hoje há menos pessoas dispostas a jogar um jogo de tabuleiro.
Talvez se houvesse um "quartel" onde os jogadores pudessem alternar quais
personagens ficam em espera e quais ficam ativos em cada jogo poderia ser
uma solução. Mas isso causaria um problema para a pergunta seguinte:
Resposta: Muito provavelmente virá também como uma regra opcional. Este
material está em desenvolvimento, junto a novos personagens também.

Haverá avanço de nível?
Avanço de nível é bacana para motivar os jogadores. Porém, pode causar
desequilíbrio no grupo no caso de o grupo ficar muito forte e um personagem
morrer, ou no caso de um personagem aventurar-se mais que os outros (como na
hipótese da pergunta anterior)
Resposta: é um dos temas mais interessantes em termos de novas regras e tem
dado muito pano pras mangas, pois há uma infinidade de propostas,
infelizmente muito incompatíveis entre si. Já se encontra disponibilizada
uma das opções no sistema independente desenvolvido pelo Druida, muito boa
por sinal! Porém esta não é uma versão totalmente compatível com HQ, é um
sistema independente.


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Mensagem por wax Qui Jul 22, 2010 10:46 pm

Quanto às adaptações do D&D, a primeira sugestão são os ataques de oportunidade:

Segue referência em inglês:

http://www.systemreferencedocuments.org/resources/systems/pennpaper/dnd35/soveliorsage/initiativeAndAoO.html#attacks-of-opportunity

Resumidamente, quando um personagem "abaixa a guarda" próximo a um oponente, o oponente tem o direito de atacar o personagem imediatamente. Isso se aplica apenas quando se está em casa adjacente a um oponente preparado para o combate corpo-a-corpo.

Exemplo de ações que provocariam ataques de oportunidade seriam lançar magia, atirar com armas a distância, andar mais de uma casa próximo ao oponente, etc...

É bom que seja definido o número máximo de ataques de oportunidade que o atacante pode realizar em uma rodada, por exemplo, apenas 01 ataque de oportunidade poderia ser feito por rodada.
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Mensagem por Kpax Sex Ago 13, 2010 10:11 pm

Poderia exemplificar sua aplicação no andamento de uma busca de HeroQuest?
Gostaria de visualizar melhor esta regra.
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Mensagem por joel Qua Ago 18, 2010 6:03 pm

Fala pessoal,

gostaria de trazer ao grupo uma experiência que tive jogando HQ.

Pois bem, vi que foi feita a proposta de colocar movimento fixo para os heróis, o motivo seria que muitas vezes um jogador passa a vez para não entrar numa sala com poucas casas de movimento sobrando (se não me falha a memória).

Semana passada joguei HQ com um amigo meu e reparei que o movimento nos dados para os heróis deixa o jogo mais emocionante. Digo isso, pois consegui, mais de uma vez, matar um herói desse meu amigo pelo simples fato de que ele não conseguiu andar o suficiente para fugir do meu monstro. Um outro fato que aconteceu foi eu conseguir fugir dos ataques dele pois ele não conseguiu andar o suficiente para me perseguir.

Acho que com o movimento fixo essas jogadas não teriam sido possíveis.

Outras regras que foram propostas que utilizamos foram: correr e ataque desarmado.
Para correr a gente combinou de jogar mais um dado vermelho e, como proposto aqui, correr seria considerado uma ação. Foi muito legal usar essa regra. O jogo ficou mais dinâmico e um fato bom, do ponto de vista do vilão, era que os heróis apresentaram a tendencia de cair em armadilhas por não poderem procurar pelas mesmas na jogada em que estavam correndo. Ou seja, correr teve que ser usado de uma forma mais cuidadosa.

Quanto ao ataque desarmado não posso dar nenhum feedback pois não chegamos a fazer um ataque desse tipo.

Conforme novas regras forem aparecendo e a gente conseguir testar na prática, coloco um feedback aqui pra comunidade.
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Mensagem por Kpax Ter Ago 24, 2010 12:21 am

Joel, é muito bom este retorno!!!

Movimento fixo: realmente há os p´ros e os contras, não há uma posição unânime mesmo. Com movimentos fixos o jogo fica masi rápido e as táticas podem ser melhor calculadas. Com os dados o jogo fica + lento, porém a questão da sorte/azar influencia no jogo. Por isso, ambas opções estão descritas no manual, que assim que possível será lançado na versão 4.

O caso acima só poderia ocorrer com fator sorte/azar, se combinasse com a ação de correr lançando 1 dado vermelho. MAs seria muito mais eventual do que como ocorreu com seu grupo de jogo.

Foi muito bom ter o seu feedback da sua ação de correr e considerá-la interessante.

O ataque desarmado realmente deve levar um tempo, até porque a Magia Caos que destrói as armas (Ferrugem) salvo memória, não é usada nas 14 Buscas do jogo básico.

O gasto de pontos mentais e o estado de choque também são bons aportes, porém passam pelo mesmo problema acima: não são explorados nas Buscas do Jogo Básico.

Uma coisa muito interessante a testar seria a união das ações de procurar por armadilhas e por passagens secretas na mesma Ação e outra seria impossibilitar que mais de um Herói pudesse procurar por tesouros na mesma sala (mas estimulando os Heróis a dividirem o dinheiro ou ajudrem entre si para a compra de itens).

Há outras coisas interessantes também como a Ação de Trocar Itens, regras para Heróis mortos, venda de itens excedentes, etc.


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Mensagem por marcosx Seg Dez 27, 2010 11:15 am

Uma sugestão que eu tenho é que em vez de anotar a quantidade de moedas ganhas, tenha moedas para o jogo com valores escritos nelas.E no final de cada busca se soma quanto ganhou e se anota a quantidade na ficha.
Que tal? Very Happy
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Novas Idéias Empty Re: Novas Idéias

Mensagem por Kpax Ter Dez 28, 2010 9:00 pm

Opa, realmente ficar toda hora anotando quanto se ganha e se perde durante a busca é perda de tempo e desgaste da ficha. Sim a idéia é boa e vamos desenvolvê-la em outro tópico para especificarmos valores, material. etc. Ótima dica!
Este assunto será então migrado para : AQUI

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