Últimos assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário |
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário |
Quem está conectado?
Há 3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar
Tagmar!
4 participantes
Página 1 de 1
Tagmar!
Já que é para falar de coisas antigas, vamos falar do melhor: o primeiro RPG nacional! Tagmar! Eu conheci a galera que desenvolveu o jogo e fez as ilustrações, ganhei o livro básico - que sumiu em alguma mudança minha :'( e mestrei ele a beça (por que meu grupo nunca tinha ouvido falar em RPG, e ninguém tava a fim do "trabalho" que era mestrar =/ Assim, sobrou para mim...) Acabei parando por que as pessoas achavam que eu jogava CONTRA eles, e não COM eles o que me irritava sobremaneira (até por que eu pegava super leve com eles, nada de monstros fodões nem de grupos absurdos... Mas eles não acreditavam.)
Bem, o que eu gostava do Bom e Velho Tagmar: Adorava a tabela de Resolução! Uma olhada (as vezes nem isso) e bingo! resolvida a rolagem! Aliás, praticamente só usava o D20. Gostava das tabelas de resolução de armas (que sim, eram chatinhas de montar, mas uma vez feitas, tava tudo pronto ) Eu achava - e ainda acho - um sistema muito ágil para combate (apesar de ter meus senões sobre a questão "magia" que nunca achei bem resolvida) e fácil de aprender; como eu dizia na época, era um sistema para se fazer Heróis, que enfrentam hordas de adversários sem medo (bendita seja a Energia Heróica! - aliás, um conceito que sempre achei ótimo, e que resolvia muitos problemas)...
O que eu não gostava? Primeiro do cenário. Tenho minhas reservas com relação à mundos de fantasia com anões, elfos e similares, e o de Tagmar não trazia nada de novo - pelo menos que eu achasse... Eu tentava criar os meus (o que fazia que ficasse tudo muito confuso). Recentemente comecei a adaptar Diablo II (o jogo de PC) para Tagmar, mas estou pensando seriamente em passar essa adaptação para Old Dragon - mas isso é outra história.
Tagmar II? Olha, olhei, cheguei a colaborar, tenho os livros impressos, mas não é a mesma coisa: falta o charme que o I tem (ao menos para mim).
Bem, o que eu gostava do Bom e Velho Tagmar: Adorava a tabela de Resolução! Uma olhada (as vezes nem isso) e bingo! resolvida a rolagem! Aliás, praticamente só usava o D20. Gostava das tabelas de resolução de armas (que sim, eram chatinhas de montar, mas uma vez feitas, tava tudo pronto ) Eu achava - e ainda acho - um sistema muito ágil para combate (apesar de ter meus senões sobre a questão "magia" que nunca achei bem resolvida) e fácil de aprender; como eu dizia na época, era um sistema para se fazer Heróis, que enfrentam hordas de adversários sem medo (bendita seja a Energia Heróica! - aliás, um conceito que sempre achei ótimo, e que resolvia muitos problemas)...
O que eu não gostava? Primeiro do cenário. Tenho minhas reservas com relação à mundos de fantasia com anões, elfos e similares, e o de Tagmar não trazia nada de novo - pelo menos que eu achasse... Eu tentava criar os meus (o que fazia que ficasse tudo muito confuso). Recentemente comecei a adaptar Diablo II (o jogo de PC) para Tagmar, mas estou pensando seriamente em passar essa adaptação para Old Dragon - mas isso é outra história.
Tagmar II? Olha, olhei, cheguei a colaborar, tenho os livros impressos, mas não é a mesma coisa: falta o charme que o I tem (ao menos para mim).
Rodrigo!Camponês -
Número de Mensagens : 31
Desde quando você joga RPG? : mais ou menos meados da década de noventa...
Reputação : 0
Pontos : 5470
Re: Tagmar!
Tagmar, bem antigo também, me lembro do lançamento... fiquei na dúvida entre Ele, Gurps e Lobsomem, acabei ganhando GURPS de Natal... mas hoje tenho muito material do Tagmar 2.0, porém nunca mestrei apesar de ter curiosidade em mestrar esse sistema.
Não é ruim, e é de graça... E o sistema é beeeem legal - apesar da falta de charme... Mas estou me inclinando mais para Old Dragon - até por não ter um cenário definido...
Rodrigo!Camponês -
Número de Mensagens : 31
Desde quando você joga RPG? : mais ou menos meados da década de noventa...
Reputação : 0
Pontos : 5470
Joguei Tagmar apenas uma vez, achei o jogo meio precário, mas acredito que a versão 2.0 tenha sido bem melhor. Infelizmente acho que não tem ninguém que mestre por aqui...
A pegada de Tagmar assusta um pouco, mas ele tem algumas sofisticações mecânicas bem interessantes.
Pena que algumas delas soam hoje um pouco datadas, como a tabela de resolução única, e o sistema de combate que lembra o bom e velho Thaco.
Pena que algumas delas soam hoje um pouco datadas, como a tabela de resolução única, e o sistema de combate que lembra o bom e velho Thaco.