RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.

Participe do fórum, é rápido e fácil

RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
RPGBrasil.Org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Anijiö - Elfos Alados
Old Dragon I_icon_minitimeTer Set 21, 2021 9:33 pm por draculino

» ANÕES DA SUPERFICIE
Old Dragon I_icon_minitimeQui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp

» Armadura de Combate - Golias z36
Old Dragon I_icon_minitimeQui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
Old Dragon I_icon_minitimeSeg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp

» Sou novo no Fórum
Old Dragon I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp

» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
Old Dragon I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Old Dragon I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp

» MESAS DE JOGOS
Old Dragon I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp

» PODCAST
Old Dragon I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Old Dragon I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp

» JOGOS INDIE
Old Dragon I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
Old Dragon I_icon_minitimeDom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp

» Criaturas Planares
Old Dragon I_icon_minitimeSex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar

Esqueci-me da senha

Visitas
Flag Counter

Old Dragon

4 participantes

Ir para baixo

Old Dragon Empty Old Dragon

Mensagem por druidadp Dom Out 25, 2009 11:17 am

Para os iniciantes do RPG que desejem um sistema simples que lembre muito o AD&D, vejam Old Dragon:

Old Dragon Oldnovocolor

Link: http://www.olddragon.com.br/


Última edição por druidadp em Sex Dez 11, 2009 7:53 am, editado 1 vez(es)
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29156
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Old Dragon Empty Re: Old Dragon

Mensagem por druidadp Seg Nov 16, 2009 9:23 pm

Como o sistema Old Dragon é um sistema em desenvolvimento, venho aqui deixar algumas das minhas observações sobre o mesmo:

Inicialmente, quero parabenizar ao projeto que vem sendo desenvolvido com bastante afinco e desta forma merece nossa atenção

Primeira Obsevação:
Ao ler o manual básico, percebi que ele quase não tem diferença do velho AD&D e posso até compará-lo com um Mini-D&D. Muito interessante para novos usuários, mas pode ser um pouco cansativo para jogadores experientes por não trazer novidades realmente reais para o sistema.

Observações do sistema, o que eu mudaria
As observações aqui apresentadas não são oficiais e resta aos criadores do sistema se elas servem como apoio ao versão final do mesmo seguindo o objetivo do projeto.

Capítulo 1 - Página 6:Hoje o lançamento dos dados se baseia na sorte. Isso muitas vezes trava um jogador que deseja representar um determinado personagem e pela falta de sorte nos dados não consegue fazer o personagem como gostaria.
Regra Opcional que colocaria: Permitir que o jogador lance 18d6 e distribua o total como quizer entre os atributos, ou simplesmente escolha a média de 60 pontos e distribua o mesmo entre os atributos.

Capítulo 2 - Raças: É claro que as raças ali são uma base realmente para os iniciantes, porque as raças do cenário a ser jogado que é realmente mandarão. Porém eu tiraria aquela questão de "Mas não ler e escrever". Ler ou escrever nada tem a ver com a raça e sim com o conhecimento de um personagem.

Capítulo 3 - Classes: Algo que geralmente não gosto nos RPG´s é o "engessamento" dos jogadores. Então ao invés de restringir o uso de armas e armaduras eu faria a seguinte regra:
Regra Opcional: Colocar na parte de equipamentos requisitos para o uso das armas. Por exemplo, a força mínima para o uso de determinada arma é X (isso já restinge o uso de armas pesadas por personagens que não deveriam usá-las). As armas devem ter um limite mínimo de força e se alguém não tem esse limite tem uma penilidade de -2 cumulativa no ataque para cada nível de força abaixo no nível mínimo da arma. Até um máximo de 5 na diferença.
EX: um personagem com forma 8 que use uma arma com força mínima requerida de 12 terá uma penalidade de -8 em seu ataque. Se o personagem tivesse força 7 teria -10 no uso da arma, força 6 ou menos não conseguiria nem erguer a arma.
O mesmo seria usado para armaduras... mas acho que a armaduras deveriam dar penalidades de destreza e de excecução de magia.
Nada impede que um mago utilize uma espada, certo... então porque restringir isso. No meio de um combate se um guerreiro vem pra cima de um mago, ele não tem mais magia e a seu lado há uma espada caída, o que impede o mesmo de pegar a espada e pelo menos tentar se defender... certo?

Capitulo 4 - Subatributos:
Página 16: Classe de Armadura é um negócio tão batido que pensei em adptar regras novas e mais reais com relação a isso.
Ao invés do personagem ter simplesmente um C.A. ele teria: Chance de esquivar e Resitência a Dano.
Como seria. A chance de esquivar é um valor que entra Destreza (lembre-se das penalidade de destreza de uma armadura) + um bônus da armadura. O personagem lança 1d20 contra o D20 do ataque do atacante... e através de um cálculo (que ainda não sei qual) verifica se esquivou do golpe ou não. Se o golpe atingiu, cada armadura tem uma resistência a dano que seri (2 - 4 - 5 ou 10 exemplos)... este valor é reduzido do valor de dano causado ao alvo.
A armadura ainda teria uma dureza... a cada 10 pontos de dano totais (sem reduzir da Resistência) ela perderia 1 ponto de dureza... a medida que perdesse a dureza ela também perderia a resistência e também teria um limite de repado em ferreiro (igual no diablo). O que acham da idéia?

Página 18: Nas jogadas de proteção eu removeria a Hastes Magica... afinal. Se é magia, qual a diferença dela ser lançada pelo mago ou por uma varinha... deixaria as outras para definir magias de explosão, raios, e magias da mentes... incluiria sono em paralisia e petrificação... e deixaria apenas magia no final que incluiria Hastes Magicas.

No quesito idioma, não gosto deste sistema baseado na inteligência... bem de qualquer forma estou bolando o livro de perícias que irá abordar tanto as linguas quanto alfabetismo ou analfabetismo.

Movimento: Para evitar a questão de todos humanos moverem a 6 e ficar aquele padrão chato... eu basearia a movimentação com um modificador de Destreza, o que acham...
Ex: Destreza 3 teria -2 no movimento, destreza 4-6 teria -1 no movimento, destreza de 7 a 13 movimento normal, de 14 a 16 teria mais 1 no movimento e destreza acima de 16 teria +2 no movimento.

Página 19: No quesito alinhamento estou pensando em criar algo que dê mais liberdade ao jogador. Ninguém é totalmente bom ou mal... então pensando em pegar algo de GURPS penso em criar pré atributos para desenvolver o caracter do personagem e definir seu caminho tendencioso.
Criar coisas como: honestidade, credulidade, sadismo, perversidade, etc.

Estas são algumas das observações que deixo a equipe OD.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29156
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Old Dragon Empty Re: Old Dragon

Mensagem por O Goblin Seg Nov 16, 2009 9:54 pm

Vamos aos comentários:

Capítulo 1 - Página 6: Druida não entendi o que quis dizer aqui, afinal a regra que esta no livro básico é exatamente a mesma que você comentou. Vejamos:

“Inicialmente na confecção do personagem, você pode determinar os valores dos seus atributos lançando 3d6 por seis vezes seguidas, somando o resultado dos 3 dados e distribuindo estas somas entre os seis atributos do personagem.”

Isso é o que esta no livro, ou seja, a mesma coisa que 18d6 e distribuir como quiser. Nessa parte acho que houve um pequeno engano.

Capítulo 2 - Raças: A regra de ler e escrever citada na raça quer dizer os idiomas básico da raça, ou seja, o idioma originário do humano, anão e etc. Normalmente eles sabem ler, mas não sabem escrever aquela língua. Porem esta escrito na descrição “Entretanto valores altos de inteligência podem conceder idiomas adicionais.”.

Capítulo 3 - Classes: Essa é uma regra opcional bem legal, vou passar para o resto do pessoal do Old Dragon, para discutirmos mais a fundo.

Página 16: Se você der uma olhada na revisão do sistema que lançamos a pouco, vai perceber que um tipo de defesa bem parecido foi adicionado, onde a defesa tem como base a destreza, constituição ou sabedoria do personagem.

A revisão pode ser encontrada em www.tavernadogoblin.wordpress.com/old-dragon

Página 18: A mesma foi retirada, consta também na revisão do sistema, veja resposta acima.

Idioma: Estamos esperando ansioso esse sistema de pericias.

Movimento: Outra boa idéia, anotada e vou compartilhar com o pessoal.

Página 19: Na verdade o alinhamento esta ai para isso justamente, deixar em aberto as opções do jogador, ele não se restringem a uma tendência única (ou nove delas). O que acontece com esse sistema de alinhamento é que o personagem é mais inclinado para um lado ou para o outro, ou ainda para a neutralidade, sendo assim ele tem uma quantidade de opções inimagináveis... Assim como nós somos na vida real, inclinados para um lado, o que não quer dizer que sejamos bons ou não.
O Goblin
O Goblin
Viajante

Viajante

Masculino
Número de Mensagens : 51
Idade : 36
Localização : São Paulo
Desde quando você joga RPG? : 2000
Reputação : 0
Pontos : 5355
Data de inscrição : 27/10/2009

http://OGoblin.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Old Dragon Empty Re: Old Dragon

Mensagem por druidadp Seg Nov 16, 2009 10:14 pm

Capítulo 1 - Página 6: Muito bom, fiquei na duvida se era isso mesmo. Mas e a regra opcional de permitir o jogador escolher - jogar os dados ou pegar a média Wink ?

Capítulo 2 - Raças: entendi.... bem foi apenas um comentário. Porque um mestre menos experiente pode interpretar que aquela raça não pode ler/escrever... apesar de mais a frente quanto fala de linguas ele falar sobre o fator inteligência.
Bem como disse estou fazendo um livro de perícias e vou colocar lá linguas como perícia... afinal aprende-se falar outras linguas estudando, certo?

Capítulo 3 - Classes: Então, permitiria mais liberdade aos jogadores... ele pode fazer um mago que usa armadura, claro que pode, mas a chance deste mago falhar será alta.

Página 16: Eu vi, é um paragrafo. Mas acho que pode explorar mais isso como um tem a ficha mesmo... como a jogada de proteção teria também uma esquiva... se me derem a liberdade posso criar uma regra pra isso.

Página 18: Legal... mas na atualização não vi a retirada disso.. é uma página só mesmo o arquivo né... mas legal, se tiraram... porque achei meio repetitivo esse teste.

Página 19: Sim isso mesmo, percebi a idéia. Porém ainda acho vago se me permite posso criar uma regra opcional apenas para jogadores que queira dar uma personalidade com mais base a seus personagens... é claro que isso pode ser feito nas histórias do mesmo... mas podemos criar uma regras opcional para auxiliar isso... vou colocar isso na minha tarefa de casa para vocês verem também, OK.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29156
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Old Dragon Empty Re: Old Dragon

Mensagem por druidadp Sex Dez 11, 2009 9:26 am

Vejam o Manual de Regras Opcionais lançados pela RPGBrasil.Org para o novo site da Old Dragon: http://www.olddragon.com.br/2009/12/manual-de-regras-opcionais-v1/
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29156
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Old Dragon Empty Re: Old Dragon

Mensagem por druidadp Sex Jan 29, 2010 11:03 am

Vampiro, O Anarquista escreveu:Cara eu nunca joguei também, alias nem li, mas tentei tirar uma "sensaçã" lendo alguns previews e resumos pela net, tipo em blogs de RPG etc...
mas o que eu ví na grande maioria foram críticas...
Eu não posso falar nada pois não lí, mas segundo o que vi o pessoal meio que meteu o pau em cima... que o sistema tem muitas falhas e algumas coisas absurdas...

Olá Vampiro, como disse, eu nunca joguei o sistema, mas já li e até desenvolvi um livro de regras avançadas.
O Old Dragon, como o nome já diz, é um retrocesso aos velhos sistemas de RPG, onde as regras eram bem simplificadas deixando quase tudo sob a decisão do mestre. Para quem esta começando no RPG acho que este sistema é ótimo... regras simples, rápido de fazer um personagem e diversão garantida.. ele é uma recriação do primeiro D&D, aquele que ainda vinha em caixas.
Porém o projeto do OD tem recebido muitos materiais e isso é um ponto positivo, porque quem utiliza o sistema não ficará ilhado e sem apoio... e além do mais a idéia do sistema é realmente se evoluir, assim que o pessoal for usando e criando as regras para ser um D&D melhorado, uma versão de D&D onde cada pessoa possa adaptar e criar suas regras....

Então acho o projeto bem interessante... mas como disse, li as regras mas não as coloquei em prática. Porque eu particularmente, mestre a mais mais de 15 anos acho que as regras são muito simples e não são ideais para serem usadas por grupos experientes, mas utilizaria muito bem o sistema com grupos novatos....
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29156
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Old Dragon Empty Re: Old Dragon

Mensagem por Vampiro, O Anarquista Sex Jan 29, 2010 1:53 pm

Com certeza, acho que cada projeto que é criado só tem a somar, e concordo também que julgo as regras de fácil compreensão, desde que se tenha um pequeno empenho de quem está disposto a aprendê-las...

E perdão pelo post na sessão errada.... ^^
Vampiro, O Anarquista
Vampiro, O Anarquista
Aventureiro N. 2

Aventureiro N. 2

Masculino
Número de Mensagens : 160
Idade : 37
Localização : Se você soubesse, ou seria meu irmão ou estaria morto...
Humor : Enquanto você sorri eu durmo, Enquanto eu sorrio você agoniza...
Desde quando você joga RPG? : 1996
Reputação : -1
Pontos : 5393
Data de inscrição : 23/01/2010

http://ocovildoanarquista.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Old Dragon Empty Re: Old Dragon

Mensagem por druidadp Sex Jan 29, 2010 3:01 pm

Vampiro, O Anarquista escreveu:Com certeza, acho que cada projeto que é criado só tem a somar, e concordo também que julgo as regras de fácil compreensão, desde que se tenha um pequeno empenho de quem está disposto a aprendê-las...

E perdão pelo post na sessão errada.... ^^

Que isso, a discussão começou lá.... então eu só transferi o Post porque se mais gente comentar não poluir muito aquele POST... não tem problema... sou ADM pra arrumar isso mesmo hahahah....

Verdade...
Então, muita gente vai detestar OD pelo fato de ser muito simples, mas tem de ver os reais objetivos do sistemas... ele é simples porque o objetivo dele é simples....
Então acho que é mais um projeto para o RPGBrasileiro, o que é muito bom, porque tem sido feito com qualidade....

Agora a questão de usá-lo ou não vai de gosto de cada um né Wink
Como disse, eu mesmo nunca usei, porque na minha mesa de jogo sei que o pessoal ia torcer o nariz Smile
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29156
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Old Dragon Empty Re: Old Dragon

Mensagem por Vampiro, O Anarquista Sex Jan 29, 2010 5:27 pm

pois então...
Acho que depende muito de vários fatores utilizar os sistemas ou não...
Eu sou do tempo do D&D de tabuleiro e achei aquilo dificil um dia... Very Happy
Quando ví D&D a primeira vez, eu também achei complicado mas com o tempo, nota-se que a perplexidade na realidade nada mais é que uma forma -e uma boa forma- de manter o jogo num padrão bom. Graças a deus tive bons e pacientes mestres que me ajudaram muito.
Como disse anteriormente, não posso falar muito pois não lí, mas sempre acreditei que é mais fácil criticar do que elogiar...
eu acredito que o sistema seja bom, mas só penso num fato, que me ocorreu agora:
Eu acabo mestrando pelos on-chat's 3d&t ou até mesmo próprios sistemas, tendo em vista que o pessoal não intende muito de D&D, ou até mesmo não acha quem esteja disposto a ajudar no início, portanto acho que o que pode ir contra este novo é que se ele é complexo, pode demorar maaaaaaaaais ainda a se achar jogadores...
Creio que isto seja um fato relevante e decisivo para os jogadores que tentarão o sistema... study
Vampiro, O Anarquista
Vampiro, O Anarquista
Aventureiro N. 2

Aventureiro N. 2

Masculino
Número de Mensagens : 160
Idade : 37
Localização : Se você soubesse, ou seria meu irmão ou estaria morto...
Humor : Enquanto você sorri eu durmo, Enquanto eu sorrio você agoniza...
Desde quando você joga RPG? : 1996
Reputação : -1
Pontos : 5393
Data de inscrição : 23/01/2010

http://ocovildoanarquista.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Old Dragon Empty Re: Old Dragon

Mensagem por douglaskaneda Sex Jan 14, 2011 5:50 am

Gostei muito deste Projeto Old dragon e adquiri a caixa basica ... foi a melhor coisa que fiz pois sairam apenas 50 caixa e a minha foi a romario rsrs caixa 11 e autografada ai com cartao de aventureiro com meu nome e tudo mais muito show msm.

Gosto de projetos alternativos e ja vou comecar a ler sobre ERA e Desbravadores ....
douglaskaneda
douglaskaneda
Aventureiro N. 2

Aventureiro N. 2

Masculino
Número de Mensagens : 190
Idade : 41
Localização : Osasco - SP
Humor : Pensativo
Desde quando você joga RPG? : 1995
Reputação : 0
Pontos : 5225
Data de inscrição : 09/08/2010

http://twitter.com/#!/douglaskaneda

Ir para o topo Ir para baixo

Old Dragon Empty Re: Old Dragon

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos