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O Cuso - Aulas
RPGBrasil.Org :: Cursos :: CURSOS - RPGBrasil.Org :: CURSO : Desenvolvimento de MAPA MUNDI´s em Corel Draw
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O Cuso - Aulas
Aula 01:
Muitas vezes pensamos que desenhar um mapa é simplesmente sentar, desenhar um monte de curvas recortadas, colocar umas árvores aqui, outras ali, umas montanhas acolá outras mais para cá e pronto...
Na verdade engana-se quem começa um mapa desta forma.
O primeiro passo na criação de uma mapa não está no desenho e sim na idéia que pretende para aquele mapa.
Algumas coisas que devem ser levadas em consideração:
- A "fauna" com capacidade para alterar o meio em que vive e qual o impacto que estes causam ao meio.
- Localização geográfica deste mapa (ilha, continente, etc) - encontra-se no hemisfério norte, sul, na linha equatorial do planeta.
- Qual clima, atmosfera, gravidade e outros fatores astronômicos que envolvem este mapa.
Feito isso podemos entender um pouco mais sobre o mapa, se o mesmo é gelado. Se o planeta tem uma gravidade maior (por exemplo) não haverá montanhas muito elevadas, etc.
O segundo passo é o esboço do mapa. Pegue um papel e desenhe contornos para o mesmo. Posicione ilhas se houver e já desenhe o recorte do litoral. Este passo lhe dará uma visão mais ampla para o terceiro e quarto passo.
O terceiro passo está tão próximo do quarto passo que a linha divisória entre os dois quase inexiste. No terceiro passo iremos desenhar o relevo do terreno e suas influências climáticas. Definimos esse como o terceiro passo porque algumas áreas do terreno não podem ter alteradas, como cadeias de montanha. Porém deve-se pensar no momento da construção deste passo juntamente com o passo seguinte.
Estabeleça aqui relevos, rios florestas, pântanos, lagos, desertos, planícies, savanas, selvas, mares, etc.
Lembrando que estas definições também necessitam de uma base geológica para um melhor realismo do mapa. Vamos tomar como exemplo o mapa de ERA.
Observe que cercando o deserto de Shevva há uma imensa cadeia de montanhas. O deserto na verdade é fruto desta cadeia que impede que a umidade do mar vinda do leste adentre no continente, formando assim a desertificação da área.
São pequenos detalhes que podem dar maior realismo a seu mapa. Porém ninguém precisa estudar geologia para isso, afinal as leis da natureza são fenômenos incompreendidos até hoje.
No quarto passo definimos a cultura do local, sejam reinos, tribos, cidades estados. Com a definição do sistema cultural e político podemos imaginar como os territórios são divididos baseado no relevo, o que é muito comum em épocas medievais.
E assim terminamos com a parte estrutural inicial de uma mapa. Agora vamos por a mão na massa e iniciar o desenho do mapa em si.
Muitas vezes pensamos que desenhar um mapa é simplesmente sentar, desenhar um monte de curvas recortadas, colocar umas árvores aqui, outras ali, umas montanhas acolá outras mais para cá e pronto...
Na verdade engana-se quem começa um mapa desta forma.
O primeiro passo na criação de uma mapa não está no desenho e sim na idéia que pretende para aquele mapa.
Algumas coisas que devem ser levadas em consideração:
- A "fauna" com capacidade para alterar o meio em que vive e qual o impacto que estes causam ao meio.
- Localização geográfica deste mapa (ilha, continente, etc) - encontra-se no hemisfério norte, sul, na linha equatorial do planeta.
- Qual clima, atmosfera, gravidade e outros fatores astronômicos que envolvem este mapa.
Feito isso podemos entender um pouco mais sobre o mapa, se o mesmo é gelado. Se o planeta tem uma gravidade maior (por exemplo) não haverá montanhas muito elevadas, etc.
O segundo passo é o esboço do mapa. Pegue um papel e desenhe contornos para o mesmo. Posicione ilhas se houver e já desenhe o recorte do litoral. Este passo lhe dará uma visão mais ampla para o terceiro e quarto passo.
O terceiro passo está tão próximo do quarto passo que a linha divisória entre os dois quase inexiste. No terceiro passo iremos desenhar o relevo do terreno e suas influências climáticas. Definimos esse como o terceiro passo porque algumas áreas do terreno não podem ter alteradas, como cadeias de montanha. Porém deve-se pensar no momento da construção deste passo juntamente com o passo seguinte.
Estabeleça aqui relevos, rios florestas, pântanos, lagos, desertos, planícies, savanas, selvas, mares, etc.
Lembrando que estas definições também necessitam de uma base geológica para um melhor realismo do mapa. Vamos tomar como exemplo o mapa de ERA.
Observe que cercando o deserto de Shevva há uma imensa cadeia de montanhas. O deserto na verdade é fruto desta cadeia que impede que a umidade do mar vinda do leste adentre no continente, formando assim a desertificação da área.
São pequenos detalhes que podem dar maior realismo a seu mapa. Porém ninguém precisa estudar geologia para isso, afinal as leis da natureza são fenômenos incompreendidos até hoje.
No quarto passo definimos a cultura do local, sejam reinos, tribos, cidades estados. Com a definição do sistema cultural e político podemos imaginar como os territórios são divididos baseado no relevo, o que é muito comum em épocas medievais.
E assim terminamos com a parte estrutural inicial de uma mapa. Agora vamos por a mão na massa e iniciar o desenho do mapa em si.
Re: O Cuso - Aulas
Aula 02:
Uma das coisas básicas que você precisa para iniciar um bom mapa é ter um pacote de imagens diversos que lhe dê uma boa escolha na hora de criar uma cidade, árvore, montanha.
Desta forma estamos disponibilizando um pacote de imagens para Download. A senha sera enviada via MP aos membros cadastrados no curso.
Download: será disponibilizado em breve.
O esboço:
A primeira etapa no desenvolvimento de um mapa é o desenho do esboço do mesmo. Pode ser em papel ou em um software mais simples de edição de imagem. O importante é que você digitalize o mesmo (se for em papel) usando um scaner, pois utilizaremos o mesmo como plano de fundo para nosso desenho.
Este esboço foi desenhado por BirdBardo para o cenário dele de MithGard.
Iniciando o Mapa
Neste passo iremos importar o esboço recém desenhado para dentro do Corel Draw. Para tal, abra o programa Corel Draw.
Com o programa aberto clique no ícone indicado pela imagem abaixo com o número (1) ou vá em ARQUIVO/IMPORTAR.
Uma janela aparecerá na tela do Corel, localize a imagem que você acabou de fazer de seu mapa (2) selecione-a e clique no botão importar (3).
O mouse irá tornar-se uma seta negra dentro do Corel. Clique com o botão direito do mouse, mantenha-o apertado e desenho um quadrado que será a área onde sua imagem ficará para você trabalhar com a mesma dentro do Corel.
Com a imagem do seu mapa em sua área de trabalho no Corel é hora de desenhar o contorno do mesmo.
As principais ferramentas que iremos utilizar agora estão listadas acima.
Com a ferramenta Zoom, aproxime bem o litoral de seu mapa e utilizando a ferramenta Bézier coloque vértices (clicando com o mouse) em cada aresta existende no contorno de seu mapa.
Após desenhar os contornos do mapa é necessário dar formas ao mesmo, para isso é necessário utilizar a ferramente de forma (item 1 da imagem).
Você poderá mover os vértices, clicando com o mouse sobre o mesmo segurando o mouse apertado e movendo.
Para criar curvas você deve clicar em uma linha entre 2 vértices (item 2 da imagem) e em seguida clicar na ferramenta CONVERTER LINHA EM CURVA (item 3 da imagem) que aparecerá na barra de propriedade, depois basta ajustar a curva como desejar. Você pode tornar uma curva suave clicando em um dos vértices que converteu em curva e clicar em TORNAR NÓ SUAVE (item 4 da imagem).
Repita o processo em todos os continentes e ilhas de seu mapa.... não se preocupe com outros contornos agora.
Uma das coisas básicas que você precisa para iniciar um bom mapa é ter um pacote de imagens diversos que lhe dê uma boa escolha na hora de criar uma cidade, árvore, montanha.
Desta forma estamos disponibilizando um pacote de imagens para Download. A senha sera enviada via MP aos membros cadastrados no curso.
Download: será disponibilizado em breve.
O esboço:
A primeira etapa no desenvolvimento de um mapa é o desenho do esboço do mesmo. Pode ser em papel ou em um software mais simples de edição de imagem. O importante é que você digitalize o mesmo (se for em papel) usando um scaner, pois utilizaremos o mesmo como plano de fundo para nosso desenho.
Este esboço foi desenhado por BirdBardo para o cenário dele de MithGard.
Iniciando o Mapa
Neste passo iremos importar o esboço recém desenhado para dentro do Corel Draw. Para tal, abra o programa Corel Draw.
Com o programa aberto clique no ícone indicado pela imagem abaixo com o número (1) ou vá em ARQUIVO/IMPORTAR.
Uma janela aparecerá na tela do Corel, localize a imagem que você acabou de fazer de seu mapa (2) selecione-a e clique no botão importar (3).
O mouse irá tornar-se uma seta negra dentro do Corel. Clique com o botão direito do mouse, mantenha-o apertado e desenho um quadrado que será a área onde sua imagem ficará para você trabalhar com a mesma dentro do Corel.
Com a imagem do seu mapa em sua área de trabalho no Corel é hora de desenhar o contorno do mesmo.
As principais ferramentas que iremos utilizar agora estão listadas acima.
Com a ferramenta Zoom, aproxime bem o litoral de seu mapa e utilizando a ferramenta Bézier coloque vértices (clicando com o mouse) em cada aresta existende no contorno de seu mapa.
DICA: Para um mapa mais realista utilize um litoral com um recorte mais seco, sem ser muito arredondado. É nas imperfeições que está o realismo.
Após desenhar os contornos do mapa é necessário dar formas ao mesmo, para isso é necessário utilizar a ferramente de forma (item 1 da imagem).
Você poderá mover os vértices, clicando com o mouse sobre o mesmo segurando o mouse apertado e movendo.
Para criar curvas você deve clicar em uma linha entre 2 vértices (item 2 da imagem) e em seguida clicar na ferramenta CONVERTER LINHA EM CURVA (item 3 da imagem) que aparecerá na barra de propriedade, depois basta ajustar a curva como desejar. Você pode tornar uma curva suave clicando em um dos vértices que converteu em curva e clicar em TORNAR NÓ SUAVE (item 4 da imagem).
Repita o processo em todos os continentes e ilhas de seu mapa.... não se preocupe com outros contornos agora.
Re: O Cuso - Aulas
Aula 03
Se você seguiu corretamente as instruções acima seu mapa deve estar assim:
Agora chegou a hora de dar uma pequena aparência, vamos iniciar com algumas cores.
1 - Utilize a ferramenta de forma retângulo para fazer um retângulo um pouco maior que os mapas desenhados.
2 - Vá na ferramenta de preenchimento utilize a caixa de diálogo gradiente (atalho F11).
3 - Escolha o formato Radial, 4 - personalizada
5 - Em um extremo coloque ma cor azul marinho, no outro um azul celeste, clique aproximadamente no meio e coloque mais uma cor celeste. Dê OK para preencher o quadrado. Ele deve estar por cima das forma que você desenhou, para enviá-lo para trás vá em ORGANIZAR / ORDENAR / ATRÁS
Repita o processo 2 ao 4 para colorir os continentes, escolha as cores que desejar.
Neste momento o seu mapa deve estar mais ou menos assim. Ainda muito seco e sem vinda... porém já com as formas de um mapa. Vamos agora dar mais vida ao mesmo.
Se você seguiu corretamente as instruções acima seu mapa deve estar assim:
Agora chegou a hora de dar uma pequena aparência, vamos iniciar com algumas cores.
1 - Utilize a ferramenta de forma retângulo para fazer um retângulo um pouco maior que os mapas desenhados.
2 - Vá na ferramenta de preenchimento utilize a caixa de diálogo gradiente (atalho F11).
3 - Escolha o formato Radial, 4 - personalizada
5 - Em um extremo coloque ma cor azul marinho, no outro um azul celeste, clique aproximadamente no meio e coloque mais uma cor celeste. Dê OK para preencher o quadrado. Ele deve estar por cima das forma que você desenhou, para enviá-lo para trás vá em ORGANIZAR / ORDENAR / ATRÁS
Repita o processo 2 ao 4 para colorir os continentes, escolha as cores que desejar.
Neste momento o seu mapa deve estar mais ou menos assim. Ainda muito seco e sem vinda... porém já com as formas de um mapa. Vamos agora dar mais vida ao mesmo.
Re: O Cuso - Aulas
Aula 04
Vamos dar um efeito nas margens do continente. Marque cada um dos continentes e aprte a tecla + ou Ctrl+D para duplicar o desenho.
Envie-o para trás do desenho original usando: CTRL+Page Dow
Após feito isso, segure a tecla SHIFT apertada e em um dos quadrados de seleção do extremo da imagem segure e aumente um pouco.
Dê uma coloração de um azul um pouco mais claro e em seguida retira a linha desta imagem (para fazer isso clique com o botão direito do mouse sobre o X na barra de cores).
Textura para um efeito mais realista ao terreno do mapa:
Baixa e textura aqui: http://www.rpgbrasil.org/Loja/Cursos/CorelMapa/item0052.jpg
Salve a textura em algum lugar em seu computador.
1 - Importe a imagem da textura para dentro do arquivo do mapa (explicação sobre como importar encontra-se na primeira aula)
2 - Agora vamos agrupar o mapa. Para isso selecione as imagens do continente (apenas do continente, cuidado para não selecionar a parte que representa o mar). Para selecionar clique sobre 1 dos desenhos do continente, segure SHIFT apertado e clique nos demais desenhos de continente. Feito isso aperte CTRL+G.
3 - Agora selecione a textura que você acabou de importar e vá em: EFEITOS/ POWER CLIP / COLOCAR NO RECIPIENTE, feito isso o mouse irá virar uma grande seta preta. Clique com essa seta sobre um dos continente que você desenhou, a textura ficará dentro desta imagem, porém as cores que você colocou para cada continente deixarão de existir. Para corrigir isso faça o seguinte:
4 - Selecione um dos continente, vá em EFEITOS/ POWER CLIP / EDITAR CONTEÚDO - Neste momento você verá novamente a textura e os contornos da imagem do continente. Ajuste a textura de acordo com o tamanho que desejar.
5 - Selecione a ferramente de Transparência Interativa, clique sobre a textura e puxe.
6 - Na barra acima escolha a opção de Uniforme, 7 - e coloque um degradê de 53%.
8 - Em seguida, finalize a edição e veja como ficou o resultado.
Vamos dar um efeito nas margens do continente. Marque cada um dos continentes e aprte a tecla + ou Ctrl+D para duplicar o desenho.
Envie-o para trás do desenho original usando: CTRL+Page Dow
Após feito isso, segure a tecla SHIFT apertada e em um dos quadrados de seleção do extremo da imagem segure e aumente um pouco.
Dê uma coloração de um azul um pouco mais claro e em seguida retira a linha desta imagem (para fazer isso clique com o botão direito do mouse sobre o X na barra de cores).
Textura para um efeito mais realista ao terreno do mapa:
Baixa e textura aqui: http://www.rpgbrasil.org/Loja/Cursos/CorelMapa/item0052.jpg
Salve a textura em algum lugar em seu computador.
1 - Importe a imagem da textura para dentro do arquivo do mapa (explicação sobre como importar encontra-se na primeira aula)
2 - Agora vamos agrupar o mapa. Para isso selecione as imagens do continente (apenas do continente, cuidado para não selecionar a parte que representa o mar). Para selecionar clique sobre 1 dos desenhos do continente, segure SHIFT apertado e clique nos demais desenhos de continente. Feito isso aperte CTRL+G.
3 - Agora selecione a textura que você acabou de importar e vá em: EFEITOS/ POWER CLIP / COLOCAR NO RECIPIENTE, feito isso o mouse irá virar uma grande seta preta. Clique com essa seta sobre um dos continente que você desenhou, a textura ficará dentro desta imagem, porém as cores que você colocou para cada continente deixarão de existir. Para corrigir isso faça o seguinte:
4 - Selecione um dos continente, vá em EFEITOS/ POWER CLIP / EDITAR CONTEÚDO - Neste momento você verá novamente a textura e os contornos da imagem do continente. Ajuste a textura de acordo com o tamanho que desejar.
5 - Selecione a ferramente de Transparência Interativa, clique sobre a textura e puxe.
6 - Na barra acima escolha a opção de Uniforme, 7 - e coloque um degradê de 53%.
8 - Em seguida, finalize a edição e veja como ficou o resultado.
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