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Mensagem por dutra.piloto Ter Dez 08, 2020 12:20 pm

Outra duvida é sobre magia, duas duvidas.

1º dúvida: Conhecimento em magia? Não ficou muito claro, como funciona?
Os conhecimentos em magia seria as magias em si? Por exemplo; Magia Cura Leve – Nível de mana 1. Eu precisaria de pelo menos MANA 1 do atributo especial para poder aprender essa magia e gastaria 1 de conhecimento em magia?
Essa é a dúvida, não encontrei onde fica esse conhecimento em magia nas descrições das magias?

2º dúvida: Resistir a magias. Como que alguém resiste a magias? Existe algum teste?
Por exemplo; Magia Atordoar Nível de Mana 2: Se o mago for bem sucedido no teste o alvo fica atordoado. Mas o alvo não pode resistir, o efeito vai ser igual em um globim e em um dragão ???? Uma criatura muito superior vai sofrer o atordoamento sem poder resisitir?
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Magias Empty Re: Magias

Mensagem por druidadp Qui Dez 10, 2020 11:01 am

dutra.piloto escreveu:Outra duvida é sobre magia, duas duvidas.

1º dúvida: Conhecimento em magia? Não ficou muito claro, como funciona?
Os conhecimentos em magia seria as magias em si? Por exemplo; Magia Cura Leve – Nível de mana 1. Eu precisaria de pelo menos MANA 1 do atributo especial para poder aprender essa magia e gastaria 1 de conhecimento em magia?
Essa é a dúvida, não encontrei onde fica esse conhecimento em magia nas descrições das magias?

2º dúvida: Resistir a magias. Como que alguém resiste a magias? Existe algum teste?
Por exemplo; Magia Atordoar Nível de Mana 2: Se o mago for bem sucedido no teste o alvo fica atordoado. Mas o alvo não pode resistir, o efeito vai ser igual em um globim e em um dragão ???? Uma criatura muito superior vai sofrer o atordoamento sem poder resisitir?

DÚVIDA 01: Fala Dutra, vamos lá, magia causa uma certa confusão mesmo, porque é bem diferente dos sistemas de magia da maiorias dos RPGs.
A magia aqui é um conhecimento que deve ser aprendido, igual aos demais conhecimentos como: Abrir Fechaduras, Rastrear, etc. Porém, alguém com "habilidades mágicas" ou seja, que tenha o atributo MANA, são capazes de manipular a magia e consequentemente de aprendê-la, sendo assim, o mago recebe pontos de conhecimento "extra" para utilizar especificamente na compra de magias.
Estes pontos de conhecimento são recebidos fazendo o cálculo MENTE X MANA.
Então da mesma forma que um personagem utilizar seus pontos de conhecimento comum, o mago, além dos pontos de conhecimento comuns, tem também os pontos de conhecimento de magia (que devem seu usados especificamente para adquirir magias)

EXEMPLO: Então vamos lá.... fiz um mago que tem Mana 1 e Mente 13, meu personagem recebe:

13 pontos de conhecimento em magia.

Com estes 13 pontos eu vou escolher as magias que quero:

- Cura leve: vou colocar 3 pontos de conhecimento nela (ou seja, 3 bolinhas)
- Neutralizar veneno: vou colocar aqui 2 pontos de conhecimento
- Alterar cor dos cabelos: vou colocar 2 pontos
- Alterar cor dos olhos: vou colocar 3 pontos
- Alterar cor da pele: vou colocar 3 pontos

ou seja, gastei meus 13 pontos.... quer dizer que estas são as magias que consegui aprender durante a vida e quanto mais pontos de conhecimento tenho, mais eu sei executá-las.

O Nível de Mana represente o quão poderosa a magia é.... como pode ver acima, as magia que escolhi são todas com NÍVEL DE MANA 1, porque meu mago tem o atributo MANA igual a 1, ou seja, ele tem poder apenas para soltar magias mais simples, quando mais alto o atributo MANA dele, mas poderosas são as magias que ele pode aprender (gastando seus pontos de conhecimento para aprendê-las).

Finalizando, o conhecimento é o teste que você fará para soltar a magia....
Se eu for utilizar Neutralizar veneno, eu tenho conhecimento 2 nesta magia.

Nesta caso vou lançar: 1D10 e vou somar meu atributo mana que é 1 e meu conhecimento na magia Neutralizar veneno que é 2
FICANDO: 1D10 + 3

A magia Neutralizar Veneno tem Dificuldade 5, ou seja, quando eu lançar meu teste eu tenho de tirar 5 ou mais, se eu tirar 1 no dado, por exemplo, eu falhei na execução da magia, consumiram meus pontos de energia e posso ter um resulta bem ruim com essa falha.
Sendo assim, o mago precisa fazer a magia, como qualquer outro conhecimento, existindo a chance de falhar (diferente do D&D por exemplo que a magia é automática).

DÚVIDA 02: As magias em sua maioria são baseadas em dificuldade e isso é avaliado pelo mestre de jogo. Existe uma dificuldade padrão, como pode ver no exemplo acima, o mago, para falhar na magia Neutralizar Veneno para a dificuldade padrão, só falharia por 1.
Mas vamos supor que o veneno seja um veneno muito mais poderoso, que qualquer veneno que o mago já tenha enfrentado, o mestre pode aumentar esta dificuldade, de 5 para 10 ou até mais.... assim, para o mago ser bem sucedido no teste ele teria de tirar:

1D10 + 3 = pelo menos 7 no D10, percebe como ficou muito mais difícil fazer a magia funcionar, o mesmo conceito pode ser usado em todas as magias, o Mestre é quem vai definir esta dificuldade.

Sendo assim, se uma magia é bem sucedida, ela funciona.....
No caso de Atordoar, a dificuldade padrão da magia é 6. Se lançada contra um Góblin eu como mestre ou manteria 6 ou abaixaria para 5 ou 4, tornando-se quase impossível de um mago falhar. Se lançada em um Dragão eu aumentaria essa dificuldade para 12 ou mais, dependendo do tamanho do dragão.... e poderia descrever o efeito como: A magia funcionou, envolveu o dragão, mas você percebe que por um segundo, ela parece restringir seus movimentos, mas seus músculos retesam e o círculo mágico que envolvia o dragão se rompe a a magia parece não ter funcionado contra ele.

Se continuar com dúvidas, não deixe de nos perguntar. Abraço!
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Mensagem por dutra.piloto Qui Dez 10, 2020 11:15 am

Obrigado pela explicação
Gostei muito do sistema de magia, realmente bem diferente mas bem interessante.

Vou começar a mestrar K&H e ver como funciona essa parte de dificuldade pra lançar as magias , confesso por ser um sistema novo posso ter dificuldades em definir a dificuldade da magia variando por criatura , mas é só jogando mesmo.
Tô lendo o livro de aventuras, dungeons (muito bom) isso ajuda muito o mestre iniciantes no sistema, não tinha muita ideia de fichas de criaturas. Mas acredito q por exemplo o Lich poderia ter uma habilidade de resistir a magia; mais dois na dificuldade pra sofrer alguma magia, assim ficaria mais fácil para mestres iniciantes no sistema.

Mas mesmo assim já ajudou muito, agora é só jogando mesmo
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Mensagem por druidadp Qui Dez 10, 2020 12:55 pm

dutra.piloto escreveu:Obrigado pela explicação
Gostei muito do sistema de magia, realmente bem diferente mas bem interessante.

Vou começar a mestrar K&H e ver como funciona essa parte de dificuldade pra lançar as magias , confesso por ser um sistema novo posso ter dificuldades em definir a dificuldade da magia variando por criatura , mas é só jogando mesmo.
Tô lendo o livro de aventuras, dungeons (muito bom) isso ajuda muito o mestre iniciantes no sistema, não tinha muita ideia de fichas de criaturas. Mas acredito q por exemplo o Lich poderia ter uma habilidade de resistir a magia; mais dois na dificuldade pra sofrer alguma magia, assim ficaria mais fácil para mestres iniciantes no sistema.

Mas mesmo assim já ajudou muito, agora é só jogando mesmo

Que bom que está gostando.... realmente, todo sistema novo é meio que experiência, vai errar algumas vezes no começo, mas vai ajeitando e logo fica automático.... isso permite um melhor controle de magia, que muitas vezes em outros sistemas desequilibra o jogo.... como o sistema é voltado para o cenário de ERA, onde a magia é mais fraca, estas pegada se encaixa muito bem, aproveito e lhe convido para conhecer o primeiro livro do cenário que estamos em produção: www.catarse.me/belthor_tardios
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