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Antonin Artaud como ponto de partida da pesquisa do trabalho de ator no seculo XX

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Antonin Artaud como ponto de partida da pesquisa do trabalho de ator no seculo XX Empty Antonin Artaud como ponto de partida da pesquisa do trabalho de ator no seculo XX

Mensagem por draculino Qua Ago 20, 2014 8:00 am

Como pensar o trabalho de ator no século XXI? Esta pegunta em sua universalidade e generalidade levaria a pensar a arte do ator sempre igual, em todas as épocas. Mas é um equívoco pensar assim. O escopo destas notas preliminares é delimitar a situação de crise do teatro do século XX em seus primórdios e contextualizar a solução encontrada por Antonin Artaud (1896-1948) como alternativa que superasse os impasses da arte.

Em primeiro lugar o teatro do século XX, na Belle Epóque, herdou o textocentrismo (a figura que dominava politicamente a obra era o escritor considerado sendo os atores meros executores). Tal especialização (o escritor produz o texto e os atores representam) estava ligada a uma noção de que quanto mais o ator imita a ação descrita pelo escritor, mais o público se identifica com a ação. Ao final o público diria: "Eu também senti isto!". Esta era a missa fúnebre do teatro. O trabalho do ator era a utilização da memória afetiva para construir as personagens.
Nesse sentido vai o "Método" de Estanislavisqui, encenador russo.

Após a Belle Epóque, veio a tragédia 2 Guerras Mundiais que praticamente destruiram a Europa. Artaud vai ao México junto aos índios em busca de forças primordiais e primitivas. "Nada encontrei de autêntico, senão uma imitação da arte européia", afirmou ele. Fez experiências alucinógenas com o peyote (cogumelo mexicano) que o levaram ao internamento num hospício.

Uma de suas últimas aparições públicas está mostrada abaixo. "Para acabar com o julgamento de Deus" é uma volta a estas forças primitivas encontradas no êxtase da adoração religiosa.

(ligação externa para Pour finir le jugement de Dieu duração 40 min)
https://youtu.be/EXy7lsGNZ5A

(ligação externa para o audiolivro O TEATRO E SEU DUPLO duração 4 horas)
https://youtu.be/eJbip2CRki8


Como esboço de uma pesquisa posterior anoto os seguintes tópicos:
1- Como romper a separação entre a cultura e a vida (especialização)?;
2- Como apontar elementos das diversas linguagens (escultura, pintura, cinema, teatro,música, etc. ) e realizar uma síntese?
3 - O inconsciente (objetividade e subjetividade).
4- O Pós-Modernismo é o fim das vanguardas?
5 - Experimentação e responsabilidade social.
6 - O Teatro Dialético.

1.1 - Poéticas Políticas

1.1.1 - A estética política é uma forma de Estado. A encenação baseada na ilusão da cena não consegue modificar a divisão social em classes.
1.1.1.1 - Maquiavel, a política e o Estado Moderno. Nicolau Maquiavel compreendeu que a política é mera substituição de dominadores na máquina do Estado (violência organizada e sistemática dos senhores para explorar seu servos).

2.1 - A arte livre será aquela que aponte o trabalhador livre, daí ele será capaz de utilizar praticamente de forma transformadora seus sentidos em todos os sentidos!!!

3 - O Teatro Espontâneo, de Jacozinho, foi um avanço em relação a decadência ideológica do nazismo. (Supremacia da raça branca, a Eugenia, etc.). Mas Jacozinho dá um passo atrás quando adota a teoria da existência ao invés da crítica das contradições sociais superadas praticamente. Ele recua mesmo diante do idealismo de Hegel (que tinha um núcleo transformador. Recordar a máxima: "Tudo o que é real é racional. E inversamente tudo que é racional é real". Com isto Hegel queria dizer que certas sociedades poderiam ter existência, mas que seriam destruídas por suas contradições). Outro passo atrás é aceitar sem uma crítica de sua necessidade social, a Biologia (que Jacozinho entende do seu ponto de vista médico como Fisiologia: "nascimento" e "morte".) não é utilizada para pesquisar a reprodução de um certo organismo social, porque Jacozinho utiliza a noção subjetiva de grupo (que pode ser sangüíneo, etnico, de gênero, de torcedores de equipas de futebol, etc.).

4 - Ferreira Gullar em seu ensaio publicado em livro Vanguarda e Subdesenvolvimento, têm em mira a crítica de sua prática Concretista. Por Vanguarda, Draculino entendeu como o patrimônio de tudo que pode ser reelaborado criticamente do cultura da Humanidade)

5 - O maior experimentador têm saber onde suas descobertas serão eficazes para a transformação social;

6 - O teatro dialético é um processo em construção.

Draculino dit Au Revoir!!!!


Última edição por draculino em Seg Ago 25, 2014 1:24 pm, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Correção para evitar o pleonasmo. 2)Inclusão de outros pontos de pesquisa: o inconsciente (objetividade e subjetividade);. 3) O Teatro Dialético;)
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