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Grupo Multi-Mestre
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Kalidor
Sphyx
6 participantes
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Grupo Multi-Mestre
Boa tarde meus companheiros de fórum!
Venho aqui, a pedido do druida, propor á vocês um novo sistema de grupo. Qual é ele? Grupos multi-mestre.
A ideia se consiste basicamente da seguinte forma:
Geralmente, na maioria dos grupos, logo após um mestre conseguir guiar uma aventura com uma qualidade relativa, ele acaba se tornando o mestre do grupo, e dali para frente, acaba mestrando todas ou a grande maioria das seções.
No meu grupo de jogo, descobrimos um jeito novo, dinâmico e divertido de jogarmos. Como haviam dois jogadores com desejo de tentar mestrar, e ser mestre em grupos que jogam freqüentemente pode ser uma tarefa comprometedora e desgastante, resolvemos fazer uma chamada rotação de mestres.
Essa rotação, funciona da seguinte forma:
Um dos mestres inicia sua aventura ou campanha. Essa, geralmente, não dura mais de sete ou dez seções, porém o mestre pode usar do tempo que achar necessário para concluir sua aventura. Nesse meio tempo, o próximo mestre, que está jogando nessa atual aventura, começa a se planejar e a moldar sua aventura/campanha.
Desse modo, cada um dos mestres ganha tempo para poder lapidar sua aventura, não fica sobrecarregado com o trabalho de ser mestre, e tem a chance de jogar, além de mestrar! Afinal de contas, antes de virarmos mestres, a maioria de nós foram ou são jogadores! Quantos mestres aqui, e jogadores, não tem a vontade de trocar de papéis de vez em quando?
Sem contar o fato de que trocar experiencias de mestre para mestre torna cada aventura melhor e mais completa, não obstante, mais divertida. Essa é a famosa concorrência saudável! Nenhum mestre vai querer ficar para trás.
Notem o seguinte: Para que esse sistema funcione, os jogares que tem vontade de ser mestre necessitam de um comprometimento, nem que seja minimo, que é requerido a todos aqueles que queiram mestrar uma historia de qualidade. Isso inclui planejamento, disciplina na hora de formular as aventuras, conhecer a sistemática dos valores dos atributos, testes, níveis de dificuldade, e por ultimo, mais longe de ser menos importante, noção de narração.
Lembrando que, todas as características, com excessão da ultima, podem ser aprendidas. A noção de narração, não pode ser aprendida, mais treinada. A pratica leva a perfeição em todos os itens mencionados.
Espero que tenham gostado desse método de rotação de mestres, e que, se desejarem tentar usa-lo com o grupo de vocês!
Voltem e digam quais foram suas experiências, o que acham que pode ser melhorado e deem suas observações!
Venho aqui, a pedido do druida, propor á vocês um novo sistema de grupo. Qual é ele? Grupos multi-mestre.
A ideia se consiste basicamente da seguinte forma:
Geralmente, na maioria dos grupos, logo após um mestre conseguir guiar uma aventura com uma qualidade relativa, ele acaba se tornando o mestre do grupo, e dali para frente, acaba mestrando todas ou a grande maioria das seções.
No meu grupo de jogo, descobrimos um jeito novo, dinâmico e divertido de jogarmos. Como haviam dois jogadores com desejo de tentar mestrar, e ser mestre em grupos que jogam freqüentemente pode ser uma tarefa comprometedora e desgastante, resolvemos fazer uma chamada rotação de mestres.
Essa rotação, funciona da seguinte forma:
Um dos mestres inicia sua aventura ou campanha. Essa, geralmente, não dura mais de sete ou dez seções, porém o mestre pode usar do tempo que achar necessário para concluir sua aventura. Nesse meio tempo, o próximo mestre, que está jogando nessa atual aventura, começa a se planejar e a moldar sua aventura/campanha.
Desse modo, cada um dos mestres ganha tempo para poder lapidar sua aventura, não fica sobrecarregado com o trabalho de ser mestre, e tem a chance de jogar, além de mestrar! Afinal de contas, antes de virarmos mestres, a maioria de nós foram ou são jogadores! Quantos mestres aqui, e jogadores, não tem a vontade de trocar de papéis de vez em quando?
Sem contar o fato de que trocar experiencias de mestre para mestre torna cada aventura melhor e mais completa, não obstante, mais divertida. Essa é a famosa concorrência saudável! Nenhum mestre vai querer ficar para trás.
Notem o seguinte: Para que esse sistema funcione, os jogares que tem vontade de ser mestre necessitam de um comprometimento, nem que seja minimo, que é requerido a todos aqueles que queiram mestrar uma historia de qualidade. Isso inclui planejamento, disciplina na hora de formular as aventuras, conhecer a sistemática dos valores dos atributos, testes, níveis de dificuldade, e por ultimo, mais longe de ser menos importante, noção de narração.
Lembrando que, todas as características, com excessão da ultima, podem ser aprendidas. A noção de narração, não pode ser aprendida, mais treinada. A pratica leva a perfeição em todos os itens mencionados.
Espero que tenham gostado desse método de rotação de mestres, e que, se desejarem tentar usa-lo com o grupo de vocês!
Voltem e digam quais foram suas experiências, o que acham que pode ser melhorado e deem suas observações!
SphyxCamponês -
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Desde quando você joga RPG? : 2009
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Re: Grupo Multi-Mestre
Nos últimos três anos eu e meu grupo (estamos juntos a 15 anos) usamos um sistema parecido que chamamos de Circuito. No passado começamos muitas aventuras e após jogá-las por um tempo, eram abandonadas em detrimento de outras e no final nada acabava. Para evitar isso bolamos o Circuito que funciona da seguinte forma.
1 - Elegemos três campanhas para o Circuito Atual (no momento meu grupo esta com 6 campanhas em andamento)
2 - Cada Circuito tem duração de 18 semanas
3 - Cada mestre tem 6 semanas para narrar sua aventura ou três sessões, o que acontecer primeiro. (nós montamos um calendário com as datas)
4 - Encerrada a última sessão da última campanha do circuito, vota-se novamente para ver quais campanhas farão parte do próximo circuito.
5 - Reinicia-se o ciclo.
Além disso, os mestres cuja as campanhas estão fora do circuito, podem mestrar sessões esporádicas de sua aventura quando o mestre da vez, por alguma razão, esta impossibilitado de mestrar. Essa sessão extra depende da aprovação deste.
Para nós tem funcionado bem e permitido uma boa diversidade de jogos, sem deixar nenhum para trás
Fica a dica para quem tem problemas semelhantes.
1 - Elegemos três campanhas para o Circuito Atual (no momento meu grupo esta com 6 campanhas em andamento)
2 - Cada Circuito tem duração de 18 semanas
3 - Cada mestre tem 6 semanas para narrar sua aventura ou três sessões, o que acontecer primeiro. (nós montamos um calendário com as datas)
4 - Encerrada a última sessão da última campanha do circuito, vota-se novamente para ver quais campanhas farão parte do próximo circuito.
5 - Reinicia-se o ciclo.
Além disso, os mestres cuja as campanhas estão fora do circuito, podem mestrar sessões esporádicas de sua aventura quando o mestre da vez, por alguma razão, esta impossibilitado de mestrar. Essa sessão extra depende da aprovação deste.
Para nós tem funcionado bem e permitido uma boa diversidade de jogos, sem deixar nenhum para trás
Fica a dica para quem tem problemas semelhantes.
Cláudio VillaCamponês -
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Localização : São Paulo
Desde quando você joga RPG? : 1991
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Re: Grupo Multi-Mestre
no meu grupo nós fazemos o seguinte, bolamos uma campanha e em cada seção um de nos mestra a aventura fazendo com que todos joguem e todos mestrem e a aventura não se disperse já q sempre baseada na mesma campanha,até que esta termine. um bom rodizio que tem dado certo
KalidorCamponês -
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Desde quando você joga RPG? : desde 1997
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Re: Grupo Multi-Mestre
Olá Cláudio.... o problema do meu grupo é muito parecido com o seu. Jogamos juntos a uns 15 anos também e com o tempo as aventuras começam a ficar parecidas, os mestres começam campanhas mas desanimavam antes de terminá-las. Adotamos então a sugestão do Sphyx e não é que está dando muito certo.
Cada mestre fica livre pra mestrar quantas aventuras quiser, quando ele "cansa", ele passa a vez para o próximo que cria suas próprias aventuras, mas que ao mesmo tempo dá continuidade a tudo que aconteceu.... criando assim uma campanha multi-mestres.... bem interessante. Recomendo a todos que tem esse mesmo problema a experimentar.
Cada mestre fica livre pra mestrar quantas aventuras quiser, quando ele "cansa", ele passa a vez para o próximo que cria suas próprias aventuras, mas que ao mesmo tempo dá continuidade a tudo que aconteceu.... criando assim uma campanha multi-mestres.... bem interessante. Recomendo a todos que tem esse mesmo problema a experimentar.
Re: Grupo Multi-Mestre
Ola Druida,
Mas pelo que entendi do seu grupo, vocês jogam o mesmo tipo de jogo, independente do mestre.
No nosso caso, nós temos seis campanhas com temáticas diferentes (duas de fantasia, uma de fantasia com piratas, uma de mundo pós apocaliptico, uma de vampiro Dark Ages e outra de Ficção Espacial).
O bom do nosso circuito é que vamos variando temáticas e sistemas, não dando tempo de enjoar nem de jogar e nem de mestrar.
Abraços
Mas pelo que entendi do seu grupo, vocês jogam o mesmo tipo de jogo, independente do mestre.
No nosso caso, nós temos seis campanhas com temáticas diferentes (duas de fantasia, uma de fantasia com piratas, uma de mundo pós apocaliptico, uma de vampiro Dark Ages e outra de Ficção Espacial).
O bom do nosso circuito é que vamos variando temáticas e sistemas, não dando tempo de enjoar nem de jogar e nem de mestrar.
Abraços
Cláudio VillaCamponês -
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Re: Grupo Multi-Mestre
Realmente é bem interessante o sistema de vocês também... então cada mestre pode pegar um tema diferente? Tipo um sorteio?
Re: Grupo Multi-Mestre
druidadp escreveu:Realmente é bem interessante o sistema de vocês também... então cada mestre pode pegar um tema diferente? Tipo um sorteio?
Não existe necessariamente um sorteio. Cada mestre escolhe que sistema e cenário quer mestrar, sendo o limite de no máximo uma campanha por mestre. Depois ele pode escolher se quer mestrar fora do circuito (no intervalo das sessões oficiais) ou se quer tentar fazer parte do circuito.
Nesse segundo caso, ele candidata sua aventura e a maioria vota nas três que quer que façam parte daquela temporada. Acabando as 18 semanas, refaz-se a votação e começa de novo.
Cláudio VillaCamponês -
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Data de inscrição : 13/07/2011
Re: Grupo Multi-Mestre
Legal.... diferente, mas um estilo novo e dinâmico...
Obrigado pela colaboração.
Obrigado pela colaboração.
Re: Grupo Multi-Mestre
Meu grupo se reúne apenas uma vez a cada quinzena, por isso optamos por testar um sistema multi-mestre onde cada um pode usar até três encontros. As histórias são contínuas e caso um mestre não consiga concluir a sua em três encontros, terá que esperar até a próxima oportunidade.
Algumas vezes isso pode resultar em "side quests", ao melhor estilo de "missões inacabadas" dos videogames. Começamos faz pouco tempo mas está sendo muito legal e dando bons resultados.
Algumas vezes isso pode resultar em "side quests", ao melhor estilo de "missões inacabadas" dos videogames. Começamos faz pouco tempo mas está sendo muito legal e dando bons resultados.
Grupo Multi-Mestre
Draculino não tem muita experiência em trabalho de equipe. Mas lembrou do método coringa de Augusto Boal. Todos são narradores de uma máscara (por que máscara e não personagem? Draculino explica depois). A narração de mundo implica em posicionamento face a realidade. Esopo, passou de escravo a homem livre, pela narração de mundo. Quais eram as dificuldades de Boal quando ele criou o Coringa (êpa não é o arquivilão do Batman, mas um método que busca nas relações sociais, o tipo em relação aos meios de produção. Em lógica: o particular, o determinado): pequenos elencos, dificuldades em apresentar-se (daí a opção pelo Teatro de Arena, não existe cenário a base são os jogadores, digo, atores). Em resumo, foi abolida a propriedade privada dos papeis (inclusive o de diretor, digo, mestre).
draculinoAventureiro N. 4 -
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Desde quando você joga RPG? : Não lembro
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Data de inscrição : 25/06/2013
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