RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.

Participe do fórum, é rápido e fácil

RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
RPGBrasil.Org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Anijiö - Elfos Alados
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeTer Set 21, 2021 9:33 pm por draculino

» ANÕES DA SUPERFICIE
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeQui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp

» Armadura de Combate - Golias z36
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeQui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeSeg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp

» Sou novo no Fórum
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp

» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp

» MESAS DE JOGOS
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp

» PODCAST
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp

» JOGOS INDIE
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeDom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp

» Criaturas Planares
Comentário sobre ERA. I_icon_minitimeSex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar

Esqueci-me da senha

Visitas
Flag Counter

Comentário sobre ERA.

+6
Artemis
d13g0m4
Tio Euler
Aeon
Fenmarel
Ferton
10 participantes

Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Seg Nov 30, 2009 8:23 am

Alguma coisa não te agradou em ERA, acha que se aquele nome for mudado ficaria melhor. Ou quem sabe se uma cidade for removida ou trocada de lugar.
ERA é pra você... por isso abrimos esta área para que você nos dê a sua opinião, elogio, sugestão, etc sobre o que gostaria de ver em ERA.

Então crie seu tópico com um título sugestivo para que os leitores de ERA e os conselheiros discutam sobre o assunto.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Algumas considerações gerais

Mensagem por Ferton Dom Jan 31, 2010 4:12 pm

Logo que acessei o Forum comecei a coletar alguns materiais das minhas antigas seções de jogo para poder colaborar na contrução do cenário de ERA. O tempo infelizmente é curto e é só agora que me dediquei è leitura do material já publicado. Queria ter uma idéia do "tom" no qual o material está escrito para saber como poderia ajudar melhor.

Pois bem, primeiro quero dizer que muitos do pontos de ERA estão muito além de um nível amador e que considero a idéia geral do material muito boa. Talvez a proposta seja ambiciosa, uma vez que "rechear" um continente coma área equivalente a 3/4 da Australia não é tarefa fácil.

Vou, no entanto, deixar algumas críticas. Muitas destas se focam no livro As Cidades (capítulo 04) que baixei e li recentemente. A descrição individual das cidades está bem interessantes, mas algumas das críticas que farei abaixo persistem.

O primero ponto é que não tive uma boa visão sobre qual o "equivalente histórico" do período de ERA. Incialmente pensei em algo padrão, como uma campanha na "Alta idade média", num mundo pré renascentista e por vezes tenho a impressão que ERA está mais para a "Baixa idade média" ou idade das trevas. Enfim, isso é muito importante para dar ao cenário uma pitada de Verossimilhança, que é, afinal, o que distingue Forgotten de seus colegas menos bem suscedidos.

Objetivamente, será que é razoável a qtd de cidades com mais 20000 habitantes que existem no cenário de ERA? Existem cidades com população ainda mais absurdas, chegando a 300000 habitantes! é muito difícil imaginar uma cidade de 300000 habitantes sem o apoio de um governo central bem organizado e uma burocracia bem definida. O que é pior, é que não vejo necessidade no cenário para uma população tão grande. Qual o papel de um cidade de 100000 habitantes em ERA. Será que ela não poderia ter 50000 e tudo estaria no mesmo? Procurem saber um pouco mais sobre cidades medievais e quem sabe fazer uma revisão destes números. Percebam que, como a maior parte da população está no campo, uma população urbana muito grande é certamente inverossímel.

Outro ponto são as rotas comercias marítmas e terrestres. Acho que o cenário de ERA deveria conter breve informação sobre a economia dos reinos e sobre trocas comerciais. Poderiam existir também rotas marítimas que trazem produtos exóticos para ERA. Mas isso depende sobretudo do nível tecnológico do cenário, uma campanha antes da Alta Idade Média ainda não possui tecnologia para este tipo de navegação. Talvez os reinos estrangeiros tragam os produtos para algumas cidades costeiras que comercializam os produtos no continente. Estas poucas cidades deveriam ser as grandes metropoles de ERA, pois obviamente seriam as mais ricas.

Por fim acho que o Reino Selvagem também merece as mesmas considerações... por exemplo, como se alimentam os 5000 minotauros de Horenon? Também acredito que humanos bárbaros deveriam ser a maioria do Reino, pois é difícil imaginar tamanha extensão de terra povoada apenas por criaturas em geral consideradas raras. Enfim, estas ai são algumas das minhas observações e espero ter ajudado.

Abraços,
Fernando
Ferton
Ferton
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 4
Idade : 41
Localização : Campinas
Desde quando você joga RPG? : Joguei durante 6 anos, dos 16 as 22 anos
Reputação : 0
Pontos : 5335
Data de inscrição : 25/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Dom Jan 31, 2010 4:31 pm

Olá Fergon, primeiramente gostaria de agradece-lo por inaugurar esta sessão e agradecer novamente pelos seus comentários que realmente são muito bem vindos... precisamos desta visão "externa" para podermos aprimorar cada vez mais o projeto e o cenário.

Muito bom, vou comentar sobre o seu comentário:
- ERA, apesar de ser um cenário com magia está realmente mais voltada a baixa idade média do que a alta. Afinal apenas os ricos e poderosos tem acesso a este poder chamado magia. O Livro das cidades e das Leis e Costumes realmente está péssimo e é por esse motivo que criamos o projeto FOCUS, para rever cada um desses pontos... e estamos quase finalizando o reino de Belthor, onde lançaremos o livro de Belthor.

- Sobre a quantidade da população é um ponto muito importante que a tempos tenho pensado mas não dado a devida importância... você tem toda a razão. Cidades com 300.000 habitantes nos dias atuais são cidades consideradas grandes... como ERA é um cenário da Baixa idade médida... acho que tais cidades não são justivicáveis... se fosse um cenário baseado em ROMA ou Grécia, onde a população era em sua maioria urbana, ai sim...porém acredito que temos de rever estes pontos com toda certeza.

- sobre as rotas terrestre. Traremos também no projeto do Livros do reino (Focus) detalhes sobre a economia entre os reinos, suas moedas, linguas, etc. Porém o comércio marítimo de ERA é só feito entre o continente de ERA... eles desconhecem a existência de outro continente. Porém os humanos não são de ERA... então de onde vieram? E como se esqueceram de onde vieram...
Esta já é outro projeto mas meticuloso que vem sendo realizado, mas demora um pouco para que estas perguntas sejam respondidas.

- Sobre os humanos... o que ocorre é que ERA era povoada por estas criaturas hoje quase extintas... e os humanos chegaram pelos mar, apesar de não utilizá-lo mais para grandes viagens...
os anões e os Elfos já estavam ali. Por isso poucos humanos são, digamos, com nível inferior cultural... apesar deles existirem. Mas estes pontos ainda serão tratados em outro material.

Mais uma vez, agradeço por suas observações...
é assim que ERA cresce.
Grande Abraço,
Druida das Pradarias.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Ferton Dom Jan 31, 2010 4:42 pm

Olá, talvez como inspiração para uma campanha na Baixa Idade Média recomendo a leitura dos recentes livros de Bernard Cornwell, que escreveu uma nova trilogia baseada na saga de Arthur. Cornwell escreve num estilo que chamo de Umberto Ecco pop. Ou seja, é um livro capa e espada mas que traz uma descrição fantástica de hábitos e equipamentos da época. Até onde sei, a descrição do Combat&Tactics sobre equipamentos para Baixa Idade Média também é bastante confiável e serve para ambientar uam campanha.

Abraços,
Fernando
Ferton
Ferton
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 4
Idade : 41
Localização : Campinas
Desde quando você joga RPG? : Joguei durante 6 anos, dos 16 as 22 anos
Reputação : 0
Pontos : 5335
Data de inscrição : 25/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Dom Jan 31, 2010 4:51 pm

Realmente, li esta série e é perfeita... a descrição da idade média é nota 10, não nota 1000... a forma como o povo vivia, sua falta de tecnologia em relação aos romanos, os dentes, a falta de higiene.... muito do material que tenho escrito agora tenho me baseado nisso....

Bem, podemos discutir mais sobre livros e quem sabe indicar outro livros neste tópico: https://rpgbrasil.umforum.net/bate-papo-f16/livros-de-fantasia-t737.htm
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Fenmarel Seg maio 31, 2010 10:14 pm

Galera, me aprofundei na questão de cunhagem de moedas e funcionamento de uma casa da moeda medieval. Acho que vão gostar das informações que encontrei e reuní ao longo de algumas páginas e ilustrações que, em breve, pretendo enviar ao nosso estimado Druida das Pradarias. Espero que sirva de referência para materiais futuros ou, melhor ainda, que possa ser utilizado no próprio material oficial de ERA.

Foi um estudo bastante proveitoso e acabei até descobrindo algumas coisas a respeito da questão "poder / igreja" no período das cruzadas. Pode vir a auxiliar em tramas futuras, mas essa parte ainda tem informações demais e eu não organizei tudo.

Abraço!

PS.: Será que alguém sentiu minha falta? Hehehe
Fenmarel
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1205
Idade : 42
Localização : Viamão
Humor : Apaixonado!
Desde quando você joga RPG? : 1995
Reputação : 4
Pontos : 6322
Data de inscrição : 04/05/2010

http://dominiodocaos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Ter Jun 01, 2010 8:59 am

Fenmarel escreveu:Galera, me aprofundei na questão de cunhagem de moedas e funcionamento de uma casa da moeda medieval. Acho que vão gostar das informações que encontrei e reuní ao longo de algumas páginas e ilustrações que, em breve, pretendo enviar ao nosso estimado Druida das Pradarias. Espero que sirva de referência para materiais futuros ou, melhor ainda, que possa ser utilizado no próprio material oficial de ERA.

Foi um estudo bastante proveitoso e acabei até descobrindo algumas coisas a respeito da questão "poder / igreja" no período das cruzadas. Pode vir a auxiliar em tramas futuras, mas essa parte ainda tem informações demais e eu não organizei tudo.

Abraço!

PS.: Será que alguém sentiu minha falta? Hehehe

Nossa que legal... esse tipo de material sempre é muito útil pra dar ao cenário uma base de realidade. Estou aguardando..... e ai já mandou? ...... e ai já mandou? ....... e ai já mandou?
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Aeon Ter Jun 01, 2010 8:28 pm

Hahahahaha,, Boa Fenmarel, se quiser mandar pra mim tbm,,, achei muito interessente cara....
Aeon
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Idade : 37
Localização : Varginha-MG
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 7076
Data de inscrição : 05/01/2009

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Fenmarel Qua Jun 09, 2010 10:39 pm

Com a pesquisa sobre cunhagem de moedas devidamente disponibilizada para download (veja aqui), vamos a uma outra questão:

Acho muito estranho dar nome aos reinos de acordo com a classe dominante ou pela raça dominante daquela região... Reino Drow? Reino Anão? Reino Orc? Por que utilizam nomes tão diretos? Para mim soa como se dissessemos "Aqui na África temos o Reino dos Macacos, o Reino das Onças e o Reino dos Elefantes" (por favor, não pensem que estou querendo ser grosseiro, é apenas um comentário seguindo a lógica que percebi na nomenclatura dos locais, certo?).

Para quem já viu as histórias de Dragonlance, existe uma influência que acho bem interessante: os locais possuem identidade própria. O que isso significa? Que em um reino anão, as coisas possuem nomes "anônicos", enquanto em um reino humano as coisas (datas, moedas, roupas) têm nomes humanos, chegando até mesmo a regionalizar em algumas situações (semelhante aos povos do Brasil, onde temos diferenças culturais dependendo da região em que se está e até mesmo o idioma que utilizamos sofre diversas alterações de um local para o outro).

Aliás, deixa eu aproveitar para perguntar outra coisa!
Onde tem um calendário mostrando os meses do ano e os dias da semana? Tipo o Calendário de Harptos, aquele que aparece no início do livro de Forgotten Realms (Os Reinos Esquecidos) em D&D. Eu não encontrei um no livro de Belthor.
Fenmarel
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1205
Idade : 42
Localização : Viamão
Humor : Apaixonado!
Desde quando você joga RPG? : 1995
Reputação : 4
Pontos : 6322
Data de inscrição : 04/05/2010

http://dominiodocaos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Qua Jun 09, 2010 11:36 pm

Olá Fenmarel.... realmente isso é uma herança antiga dos primórdios de ERA que precisa ser corrigido... algumas coisas já foram... por exemplo, o reino anão na verdade é o reino de Kademirk, o reino Drow é chamado de Melinor.... mas anda temos de melhorar muito isso...

O reino dos Magos, atual que estamos fazendo sofre com esse problema...

Sobre o calendário você pode encontrar em: http://www.rpgbrasil.org/Pandora/ERA.html

Link direto: http://www.4shared.com/file/68404107/2f2fef40/Calendario_ERA.html?dirPwdVerified=904b2901
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Fenmarel Qua Jun 09, 2010 11:51 pm

Nossa senhora! Que ano longo!!! Hehehe
Legal Druida, senti falta dessa informação enquanto lia sobre Belthor, agora dá para entender melhor algumas coisas, como a estação no momento de certas festividades.
Então eles não contam os dias da semana... isso quer dizer que não há um dia específico da semana que seja utilizado para o descanso, como o nosso domingo?

Devem haver muitas datas comemorativas então... por que sem uma folguinha de tempos em tempos ninguém aguenta né (não maltratem os aldeões aí).

Achei legal ter duas luas. Eu fiz um mundo com três, mas na hora de fazer o calendário lunar e calcular as fases que elas podiam ter ficou complicado, daí eu deixei uma delas parada, quebrada, e o metal dela que caiu sobre o mundo é o metal mais valioso que existe, chamado de Aegis (influência de Final Fantasy). Se estiverem dispostos a adicionar essa lua, eu tenho toda a progressão... e até alguns eventos especiais em relação à magia e às colheitas. Talvez possa render uma nova competição, inclusive, para ver quem escreve uma história sobre o aparecimento dessa lua nos céus... é uma lua relativamente pequena e sua aparência é metálica, refletindo o próprio mundo exceto na parte rompida e diversos pedaços flutuam no espaço.

Como não aparece nenhuma descrição das luas, também tenho informações interessantes sobre as outras duas que utilizo no mundo que criei. Se interessar, é só falar!
Fenmarel
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1205
Idade : 42
Localização : Viamão
Humor : Apaixonado!
Desde quando você joga RPG? : 1995
Reputação : 4
Pontos : 6322
Data de inscrição : 04/05/2010

http://dominiodocaos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Qui Jun 10, 2010 12:07 am

Na verdade... o tempo, as luas, e depois toda a cosmologia é o grande segredo de ERA que será revelando com o tempo e com olhares de pessoal detalhistas como você.... Wink
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Tio Euler Qui Jun 10, 2010 9:42 pm

Putz Fenmarel isso aew é bem legal.
Esse lance das luas de ERA eu estou colocando num trabalho (bem longo por sinalné Druida) de um complemento para ERA e pensei masi ou menos igual a você já que adapitei um pouco o material que o Henrique deixou comigo para o Forte e para a Classe e as Classes de prestigio. tem como você me seder o seu material pra eu dar uma olhada e ver o que pode encrementar o meu, apesar de não saber quando vou lançar isso aqui, mas tô escrevendo de vagarinho!
Tio Euler
Tio Euler
Soldado

Soldado

Número de Mensagens : 329
Idade : 42
Reputação : 5
Pontos : 5879
Data de inscrição : 23/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por d13g0m4 Qua Nov 24, 2010 4:48 pm

Pergunta :Seis ja viram com uma grafica/Editora a possibilidade de impressão/comercialização do material ERA?Comecei a ler primeiro o livro dos reinos, seria adoravel que ele fosse físico,pois ler no pc eu acho desagradavel devido a ardencia nos olhos após um curto período de leitura....
d13g0m4
d13g0m4
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 17
Idade : 31
Localização : Poços de Caldas
Desde quando você joga RPG? : Desde 2002
Reputação : 0
Pontos : 4905
Data de inscrição : 11/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Qua Nov 24, 2010 5:53 pm

d13g0m4 escreveu:Pergunta :Seis ja viram com uma grafica/Editora a possibilidade de impressão/comercialização do material ERA?Comecei a ler primeiro o livro dos reinos, seria adoravel que ele fosse físico,pois ler no pc eu acho desagradavel devido a ardencia nos olhos após um curto período de leitura....

Realmente D13G0M4 a leitura no PC é cansativa, mas por enquanto não temos nenhuma parceria com gráficas, mas um grande projeto para 2011 que vai entrar no ar. Fique de olho em nosso site - www.rpgbrasil.org
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Por onde começo?

Mensagem por Pedro Martins Ter Jan 18, 2011 5:08 pm

Não sei por qual livro devo começar a aventura em ERA?
Se possível passem a lista com a cronologia certinha...
E se já estiver disponível no fórum, me desculpem mas é muito confuso para um iniciante .
Vlw.
Abraços!!
Pedro Martins
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 29
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 4837
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Ter Jan 18, 2011 5:17 pm

Pedro Martins escreveu:Não sei por qual livro devo começar a aventura em ERA?
Se possivel passem a lista com a cronologia certinha...
Vlw
Abraços!!

Ótimo comentário Pedro....
Nós em breve estaremos lançando um Guia de ERA. Mas enquanto isso não acontece vou te dar algumas dicas.

ERA é um cenário, desta forma não existe uma ordem específica de leitura. Você pode gostar muito de um reino, ler apenas os materiais do mesmo e nem precisar dos demais. Desta forma acredito que os livros mais importantes são:

- Livro das Divindades (pelo menos a introdução)

e em seguida os livros dos Reinos que hoje temos já disponível

- Reino de Belhor
- Reino dos Magos

Todos eles podem ser encontrados aqui: https://rpgbrasil.umforum.net/t29-livros-de-era

As revistas Desbravadores de ERA são interessantes também para acrescentar coisas rápidas a sua sessão de RPG.

O Conto AVATAR pode ser algo interessante de se ler também, já que é escrito na forma de história, dê uma olhada: https://rpgbrasil.umforum.net/t31-conto-avatar

e por fim recomendo que visite o site oficial de ERA (que em breve será remodelado também) em: http://www.rpgbrasil.org/Pandora/ERA.html
Lá você encontrará MAPA, Calendários, Cronologias, etc.

Espero ter ajudado.
-
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins Ter Jan 18, 2011 5:24 pm

Obrigado!!!
Me ajudou muito realmente...
Obs: Gostei da reposta rápida.
Obs²: E eu li em um post sobre a criação do livro por uma editora/gráfica, seria muito bom mesmo!
Obs³: Eu compraria (Hehehe)
Pedro Martins
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 29
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 4837
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Ter Jan 18, 2011 5:40 pm

Que bom... risos.

Tem este projeto, dê uma olhadinha nele: https://rpgbrasil.umforum.net/t1390-antologia-de-era

Vamos publicar um livro, porém com a participação de escritores aqui do Fórum mesmo. Caso queira participar ou conhece alguém que goste de escrever e queira participar.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins Ter Jan 18, 2011 6:14 pm

Desculpa ae blz?
Mas é que o meu pc ta com graçinha aki no outlook e não to conseguindo configurar.
Porem gostaria de participar sim.
Pedro Martins
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 29
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 4837
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Ter Jan 18, 2011 6:54 pm

Legal, me passa um e-mail seu para que possa ten enviar a ficha de inscrição....
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins Ter Jan 18, 2011 7:41 pm

pehdro_007@hotmail.com
Pedro Martins
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 29
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 4837
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins Ter Jan 18, 2011 8:22 pm

vou colocar um trecho do livro das divindades.Vou colocar em negrito o que acho que esta errado.
O terceiro a se pronunciar foi Corllow, o ser da bondade e o segundo mais poderoso entre os Navor.
O certo seria Navur não seria?
Abraços.
Pedro Martins
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 29
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 4837
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Qua Jan 19, 2011 8:20 am

Verdade, o correto é NAVUR com U. Obrigado pelo apoio... estarei te mandando o formulário de participação.... Obrigado.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins Qua Jan 19, 2011 6:19 pm

Só uma pergunta( me desculpe pela inconveniência ).
Mas o que eu faço com ERA apenas leio ou da para jogar de algum modo?
Abraços
.
Pedro Martins
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 29
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 4837
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Qua Jan 19, 2011 8:26 pm

Pedro Martins escreveu:Só uma pergunta( me desculpe pela inconveniência ).
Mas o que eu faço com ERA apenas leio ou da para jogar de algum modo?
Abraços
.

Olá Pedro... ERA é um cenário BASE para utilizar em um RPG.

Você jogo algum RPG? Se não joga e está começando agora... é interessante então ler o sistema Desbravadores, pois este lhe dará base para mestra no cenário de ERA - https://rpgbrasil.umforum.net/f137-sistema-desbravadores-rpg

Espero ter sido claro, se não fui, não exite em perguntar.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins Qua Jan 19, 2011 9:08 pm

Ae vlw!!!!
Agora sim, vou começar a entender tdo, vlw mesmo"""
Pedro Martins
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 29
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 4837
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Qua Jan 19, 2011 10:09 pm

Qualquer dúvida, estamos aqui pra ajudá-lo, não só eu mas várias pessoas que participam do fórum.... porem vamos mudar nossa conversa para outro tópico Ok. Basta criar um tópico em Bate Papo postando suas dúvidas... ali será melhor orientado Wink
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Artemis Qua Jan 19, 2011 10:27 pm

Ahn, não sei se é o melhor lugar pra postar isso, mas, estou um pouco
ansioso, por isso me repreendam se eu estiver sendo muito off-topic.

Eu conheço com certa facilidade o cenário de RPG em Varginha, e sei bem o que é grupo aqui e o que é palhaçada .
E faz uns bons seis meses que não encontro um grupo realmente prazeroso de jogar.

Não que eu seja um jogador f**a, cheio de experiência e tudo mais. Pelo
contrário, a correria diária e a falta de tempo me deixaram um tanto
quanto enferrujado no RPG . Outra coisa é o difícil acesso a um lugar
pra se jogar ( na época do Covil era fácil, era só subir 2 ruas --' ) Agora é eu tenho que revirar a cidade, o orkut pra achar meia dúzia de gatos pingados pra jogar um sessão e depois nunca mais dar as caras. Um pouco frustrante.

Gostaria de saber o seguinte : Como e quando poderemos testar ERA na prática ? E, se existem grupos em beta pra isso.
Eu sei que há inúmeros agravante que impedem um encontro presencial aqui do fórum, mas, eu sugiro pelo menos um encontro nesse ano pra que as pessoas interessadas daqui possam ver como o negócio progride.

Acredito que assim, com gente pra jogar e pra debater o tão cobiçado sistema , ele vá ir adianta mais rapidamente.


O fórum ajuda muito, mas acho que presencialmente, agente teria as "testemunhas " de que o cenário existe .
Artemis
Artemis
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 31
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 2003
Reputação : 0
Pontos : 4835
Data de inscrição : 16/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Qua Jan 19, 2011 10:43 pm

Verdade Artemis, não é a toa que em uma de nossa pesquisas perguntamos se as pessoas se interessariam por um evento de RPG em Varginha. Acredito que isso seja importante, interessante e proveitoso.... todos que gostam do nosso Hobby podem se encontrar, trocar experiência e se conhecer... além disso também atrair a atenção daqueles que não conhecem para que o público em nossa cidade e região aumentem.
Porém fazer um evento como esse é difícil, mas como tudo na vida, não é impossível e não está fora de cogitação como não recusamos ajuda de ninguém que esteja interessado (se é que entendi bem o que você levantou).
Segundo.... sobre o sistema Desbravadores ele precisa ser testado (ERA já tá mais que testado... usos esse cenário desde 1997 e vários mestres já usaram ele, risos) mas o sistema precisa ser testado. Já fui cobrado disso pelos outros membros da RPGBrasil.Org como por colaboradores do fórum.... e não terei como fugir dessa, risos.
Na verdade a muito tempo eu não mestro: Motivo - as tarefas de manter esse projeto e torná-lo o que ele é hoje me ocupam grande parte do meu tempo de folga. Como gosto de ser detalhista quando mestro, fico frustrado, pois não consigo dedicar meu tempo nem a um nem a outro projeto. Porém não terei como escapar.
Minha idéia então era o seguinte:

1 - Ao invés de jogar RPG com o grupo que estou acostumado e com a qual jogo a mais de 18 anos (acredito que jogue com eles a mais tempo do que você tenha de vida, risos), pretendo inovar e criar um grupo com sangue novo. Jovens a fim de aprender um sistema novo, num cenário novo e futuramente tornarem-se mestres de seus próprios grupos com estes cenários.

2 - Desta forma pretenderia reunir aqueles aqui do fórum que desejam jogar, e quem sabe montar uma campanha em um dia que todos possam jogar. Quem sabe semanalmente ou quinzenalmente. Assim testamos desbravadores, desenvolvemos o sistema e tornamos ERA conhecida a quem está próximo de nós e é claro, criamos novos grupos de RPG em Varginha e região.

Vou amadurecer a idéia e prometo avisá-lo, se quizerem jogar com esse velho mestre cheio de manias (e que não mestra a anos e deve estar cheio de ferrugem).... risos.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Artemis Qua Jan 19, 2011 10:53 pm

Excelentes idéias.

E eu conheço suas "manias", melhor do que você imagina. Me lembro da sua letra, digamos que ela "chama a atenção". Me lembro também do cuidado que você tinha com os "artefatos" das sessões.

Você sempre criava algo "concreto" pros jogadores poderem ver, lembra disso ? Tipo, profecias , etc.. Eu até tenho aqui no meio das minhas coisas um fanzine que você me deu um dia, que falava sobre um Lord Inseto lá, muito interessante. Se eu achar um dia posto aqui .

Ah, voltando ao assunto, eu adoraria ter a honra de estar no meio desse "Grupo piloto" ... Quem sabe um dia eu seja herdeiro da "expansão" de ERA ?

No mais, eu acho que um "evento EVENTO" tipo Congresso é meio utópico, mas uma coisa menos formal, tipo uma reunião com propostas do sistema, etc .

Mas, se eu estou ansioso , imagino você, que idealizou praticamente sozinho tantas coisas .

Boa sorte a todos .
Artemis
Artemis
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 31
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 2003
Reputação : 0
Pontos : 4835
Data de inscrição : 16/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Qua Jan 19, 2011 11:06 pm

Verdade.... já viu o projeto RPG no BOB´s que tem em capitais, podemos começar com algo assim....

Mas um Evento simples, como estes que são feitos com ANIMES não chegam a ser utópicos, só que dá muito trabalho e precisa de muito mais gente envolvida e disposta pra que eles aconteçam.
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins Qua Jan 19, 2011 11:14 pm

Eu me candidato a estagiário, Kkk'.
Pq não sei muita coisa sobre RPG de mesa.
Mas não vejo a hora de terminar de ler tudo para dar opiniões aki!!!
Abraços.
Ps. Eu e meus primos já estamos tentando criar um conto, to esperando o Formulario heim?!?!
E espero um dia poder conhecer a equipe RPG Brasil!!
Abraços

A, e no livro Desbravadores RPG, TEM UM EXEMPLO ASSIM:
EX: Jhon decidiu fazer o personagem utilizando o método sorte. Ele irá
lançar cinco vezes a quantidade de três dados de seis faces e somar
sempre mais dois ao resultado.
Não seria 5?

Erro:
Cálculos para encontrar os sub-atributos:
Ação = seu valor de (DESTREZA + METAL) / 6
Mental ?

PARTE 2: VANTAGENS E DESVANTAGENS
PRONTO INICIAIS DE VANTAGEM: 3 PONTOS.
Ponto ?

A uma sugestão é a de criarmos um meio de comunicação rápida, alguma coisa como um chat...seria legal!!!
Pedro Martins
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 29
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 4837
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Fininho Qua Jan 19, 2011 11:50 pm

Pedro Martins escreveu:A, e no livro Desbravadores RPG, TEM UM EXEMPLO ASSIM:
EX: Jhon decidiu fazer o personagem utilizando o método sorte. Ele irá
lançar cinco vezes a quantidade de três dados de seis faces e somar
sempre mais dois ao resultado.
Não seria 5?

Seria assim.. igual ao D&D

1X = 3D6 + 2
2X = 3D6 + 2
3X = 3D6 + 2
4X = 3D6 + 2
5X = 3D6 + 2

Total de 5 lançamentos de 3 (D6 Faces)
Fininho
Fininho
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 6378
Idade : 41
Localização : Varginha/MG - Vilarejo de Camponeses do Bom Pastor
Humor : Palhaço.
Desde quando você joga RPG? : Ahh um Tempo Bom ai !!
Reputação : 25
Pontos : 12480
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins Qua Jan 19, 2011 11:53 pm

Aproposito estou achando muitos erros no livro, gostaria de sabe se posso ir corrigindo depois mandar para um e-mail particular(meu Outlook tá desconfigurado).
Pedro Martins
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 29
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 4837
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Fininho Qui Jan 20, 2011 12:00 am

Pode sim... envia em contato@rpgbrasil.org
Fininho
Fininho
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 6378
Idade : 41
Localização : Varginha/MG - Vilarejo de Camponeses do Bom Pastor
Humor : Palhaço.
Desde quando você joga RPG? : Ahh um Tempo Bom ai !!
Reputação : 25
Pontos : 12480
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Qui Jan 20, 2011 12:04 am

Verdade.... ele precisa de uma revisão urgente. A regra é:

Usando a Sorte: temos 5 atributos no total. Para saber qual o valor de cada
um deles utilizando o sistema sorte, você deverá lançar 3 dados de seis faces
(3D6) e somar ao resultado final um Bônus de +5.
Ao final, você terá lançado 5 x 3D6 (+5). Some o total obtido e distribua o
mesmo da forma que desejar entre seu atributos.
Devemos lembra que o valor mínimo de um atributo deve ser 3, porém não
existe valor máximo para o mesmo.
EX: Jhon decidiu fazer o personagem utilizando o método sorte. Ele irá
lançar cinco vezes a quantidade de três dados de seis faces e somar
sempre mais dois ao resultado.
Na primeira jogada de dado ele obteve: 3 / 6 / 1 = total 10 (Bônus) = 10
Na segunda jogada de dado ele obteve: 1 / 4 / 1 = total 4 (Bônus) = 6
Na terceira jogada de dado ele obteve: 5 / 2 / 3 = total 9 (Bônus) = 10
Na quarta jogada de dado ele obteve: 6 / 6 / 5 = total 17 (Bônus) = 17
Na quinta jogada de dado ele obteve: 3 / 3 / 3 = total 7 (Bônus) = 9
Total de pontos obtido na jogada de dados: 57 pontos (52 nos dados + 5
de bônus).
Desta forma ele tem 57 pontos para distribuir entre os 5 atributos. Onde
ele distribuiu da seguinte forma:
Força 12 / Destreza 16 / Mental 8 / Físico 10 / Percepção 11
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins Qui Jan 20, 2011 12:18 am

Aham...
Bom hoje o dia rendeu bastante para minha exp...
Pois esse livro apesar de ter alguns errinhos, e muito bem detalhado e objetivo.
Parabéns.
Té amanhã.
Pedro Martins
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 29
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 4837
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Élisson Machado Ter Out 25, 2016 11:55 am

Bom dia,

Onde eu posso encontrar os contos:

- AVATAR
- Diário de um Bardo
Élisson Machado
Élisson Machado
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 25
Localização : Porto Alegre - RS
Humor : Piadas ruins? Deixa comigo.
Desde quando você joga RPG? : 2009 - Mas não sou bom conhecedor.
Reputação : 0
Pontos : 2996
Data de inscrição : 17/02/2016

http://misterdwarf.blogspot.com.br/?m=1

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp Qua Out 26, 2016 8:58 am

Élisson Machado escreveu:Bom dia,

Onde eu posso encontrar os contos:

- AVATAR
- Diário de um Bardo


Olá Élisson, obrigado pelo interesse.

Realmente o conto AVATAR está praticamente pronto, mas ainda não foi publicado pois estamos analisando a forma de fazê-lo, pois na verdade ele é praticamente um livro. Mas conta a história de uma guerra santa que culminou com o fim da ERA que conhecemos. Lembrando que o cenário atual de ERA está no ano de 1670, 23 anos do acontecimento AVATAR.

O conto DIÁRIO DE UM BARDO, foi escrito por outro autor e precisa passar por revisões ainda, por isso foi descontinuado. Mas vou disponibilizar aqui, caso tenha curiosidade de conhecê-lo!
Anexos
Comentário sobre ERA. Attachment
História de um Bardo - Por Lourival.doc Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(64 Kb) Baixado 0 vez(es)
druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comentário sobre ERA. Empty Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos