RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.

Participe do fórum, é rápido e fácil

RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
RPGBrasil.Org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Anijiö - Elfos Alados
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeTer Set 21, 2021 9:33 pm por draculino

» ANÕES DA SUPERFICIE
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeQui maio 06, 2021 10:08 pm por druidadp

» Armadura de Combate - Golias z36
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeQui Fev 18, 2021 3:48 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 2
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeSeg Fev 08, 2021 9:26 pm por druidadp

» Sou novo no Fórum
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:12 pm por druidadp

» Pontos de ação em Magia - Machados e Martelos
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeSex Jan 08, 2021 8:11 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:30 pm por druidadp

» MESAS DE JOGOS
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 6:04 pm por druidadp

» PODCAST
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:21 pm por druidadp

» MESA DE ARTISTAS
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 5:01 pm por druidadp

» JOGOS INDIE
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeSáb Jan 02, 2021 4:35 pm por druidadp

» AVENTURA 04 - Eu, Golem - Parte 1
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeDom Dez 20, 2020 7:24 pm por druidadp

» Criaturas Planares
A donzela sem mãos e outros contos populares  I_icon_minitimeSex Dez 11, 2020 10:29 am por druidadp

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 162 em Sáb Fev 26, 2011 7:45 am
Entrar

Esqueci-me da senha

Visitas
Flag Counter

A donzela sem mãos e outros contos populares

Ir para baixo

A donzela sem mãos e outros contos populares  Empty A donzela sem mãos e outros contos populares

Mensagem por druidadp Qua Abr 24, 2013 11:21 pm

Contos de fadas menos conhecidos ganham versão que valoriza a magia
Novo livro de Helena Gomes traz belíssimas ilustrações do premiado Kako


A donzela sem mãos e outros contos populares  417870_364350537002608_1698364213_n

Lançamento da editora Escrita Fina, A donzela sem mãos e outros contos populares é o 25º. livro da jornalista, professora universitária e escritora Helena Gomes, duas vezes finalista na categoria juvenil no Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário brasileiro. Nesta nova obra, com ilustrações do premiado Kako, Helena traz sua versão primorosa de cinco contos de fadas menos conhecidos para apresentá-los a uma nova geração de jovens leitores. Além de A donzela sem mãos, fazem parte do livro as histórias As túnicas de urtiga, A rainha que saiu do mar, O porco encantado e A moura torta.
Ora seguindo as versões originais ora se afastando delas, a autora deu sentido às lacunas deixadas pela tradição oral e pelos folcloristas que a recolheram, valorizando principalmente a magia responsável por conquistar inúmeros fãs através dos séculos. Entre suas fontes de pesquisa, estão trabalhos publicados por Câmara Cascudo, Sílvio Romero, irmãos Grimm, Clarissa Pinkola Estés, Bruno Bettelheim e Figueiredo Pimentel.
“Escrever uma adaptação como esta era um sonho antigo, desde que ganhei da minha mãe o livro Contos Maravilhosos, de Theobaldo Miranda Santos. Isto aconteceu em 1976, quando eu tinha dez anos”, conta Helena. “Antes e depois dessa época, li e reli muitas vezes meu volume preferido do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato: Fábulas, Histórias de Tia Nastácia e Histórias Diversas. Guardo os dois livros com carinho até hoje. Não foi preciso muito mais do que isso para que os contos de fada me conquistassem de vez”.
Para as belíssimas ilustrações do novo livro, Kako se inspirou em letterpress, usando apenas quatro cores em suas composições, camadas e nos contrastes resultantes. Neste quebra-cabeça cromático, cores alternativas foram obtidas através da criação de padrões de linhas em grid fixo e na sobreposição destas sobre as cores chapadas.
“Joguei neste caldeirão tudo o que aprendi sobre art nouveau e ilustrações infanto-juvenis do século XIX”, explica Kako. Suas principais fontes de inspiração foram os trabalhos de Alphonse Mucha, Ivan Bilibin e Mike Mignola. “Assim como a Helena resgatou os contos da bolha rósea e asséptica que envolveu nosso imaginário durante meados do século XX, eu quis também dar novos lares para estas heroínas e princesas, muito além do que estamos acostumados como cenário de contos de fadas e para longe dos castelinhos europeus, espalhando-as do leste europeu à longínqua Mongólia. Os contos de fadas pertencem ao mundo e cada reconto pertence aos seus contemporâneos”.
O booktrailer de A donzela sem mãos e outros contos populares, produzido por Galactico PP, já está online e pode ser visto no link https://www.youtube.com/watch?v=1H9J7WdAl4s. O Galactico PP é formado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), premiados recentemente com o segundo lugar no Festvideo 2013.

Sobre a autora
Helena Gomes é jornalista, professora universitária e autora de 25 livros, entre eles Tristão e Isolda (editora Berlendis, selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, finalista do Prêmio Jabuti e selecionado para os programas PNBE, Apoio ao Saber e Minha Biblioteca), Sangue de Lobo (DCL, escrito em parceria, livro também finalista do Prêmio Jabuti e selecionado para o PNBE) e Assassinato na Biblioteca (Rocco, selecionado para o PNBE e Minha Biblioteca). Pela editora Escrita Fina, publicou A donzela sem mãos e outros contos populares, Olhos de fogo (escrito em parceria) e o infantil A Graça garça. http://helenagomes-livros.blogspot.com

Sobre o ilustrador
Kako é ilustrador profissional desde 2002 e atende clientes nos mercados nacional e internacional, atuando principalmente nas áreas publicitária e editorial. Tendo o desenho como ponto de partida, já trabalhou com cinema, design gráfico e web design, quadrinhos, animação e moda. Seus trabalhos foram apresentados em grandes publicações da área, como Communication Arts, Illustration Now, Illustrators, Archive 200 Best Illustrators Worldwide, 3x3, e reconhecido pelo mercado com prêmios como Ouro nos festivais de Publicidade de Cannes, El Ojo de IberoAmerica, Colunistas de São Paulo e ABP, o Grand Prix no Festival El Sol, além de melhor ilustrador pela HQMix. Vive e trabalha em São Paulo. www.kakofonia.com

A donzela sem mãos e outros contos populares  390976_364350573669271_629849730_n

Sobre o livro
Encadernação: Brochura
Dimensão: 23 x 18 cm
Peso: 0,245 kg
Número de páginas: 112
Preço sugerido: R$ 29,90

Mais informações
http://escritafina-livros.blogspot.com
vendas@escritafinaedicoes.com.br
Tel.: (21) 3833-5817

druidadp
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 19072
Idade : 44
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 29116
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos